O que ocorre com o gás oxigênio e o gás carbônico do sangue quando este último passa pelos alvéolos como se chama esse processo?

Saúde, 17.08.2019 19:32

Oprofissional da saúde responsável pelo programa de saúde da familia, faz visitas regularmente as famílias sob sua responsabilidade, na presença ou não da doença e para tal precisa ter competências e habilidades especificas com conhecimento técnico cientifico para tal fim. assinale a alternativa incorreta que representa essas competências desse profissional para assistência à saúde da família e do idoso. identificação dos problemas de saúde e situações de risco mais comuns aos quais o idoso está exposto, e a elaboração de um plano local para o enfrentamento dos mesmos. valorização das relações com a pessoa idosa e sua família, para a criação de vínculo de confiança, de afeto e de respeito. conhecimento da realidade das famílias pelas quais são responsáveis, com ênfase nas suas características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas. substituir qualquer membro da equipe da estratégia quando na ausência desse membro, prescrevendo, avaliando e encaminhando quando necessário. execução, de acordo com a formação e qualificação de cada profissional, dos procedimentos de vigilância à saúde da pessoa idosa.

Respostas: 1

A hematose consiste na troca de gases respiratórios.

De modo geral, é a troca gasosa entre os organismos e o meio ambiente.

Onde ocorre a hematose?

De acordo com o local onde ocorre a hematose, a respiração aeróbia pode ser dos seguintes tipos:

Respiração aeróbia cutânea, quando a hematose ocorre no tegumento. Este tipo de respiração é característica de animais terrestres de ambientes úmidos. Nesse caso, denomina-se hematose tecidual.

Respiração aeróbia traqueal, quando a hematose ocorre nas traqueias. Acontece com os insetos.

Respiração aeróbia branquial, quando a hematose ocorre nas brânquias. É tipica da maioria dos animais aquáticos. Denomina-se hematose branquial.

E se ocorrer nos pulmões, denomina-se respiração aeróbia pulmonar, própria dos animais terrestres. Neste caso, a troca dos gases ocorre nos alvéolos pulmonares, sendo chamada de hematose pulmonar ou alveolar.

Como ocorre a hematose?

A hematose ocorre quando o ar, rico em oxigênio, proveniente da respiração chega aos alvéolos pulmonares.

Cada pulmão possui, aproximadamente, 150 milhões de alvéolos.

Os alvéolos são estruturas em forma de sacos, localizados ao final dos bronquíolos. São recobertos por capilares sanguíneos, nos quais o sangue circula bem próximo ao ar que foi inalado.

Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.

Assim, a hematose ocorre devido à difusão do gás oxigênio do ar dos alvéolos para o sangue dos capilares. E o mesmo ocorre com o gás carbônico, porém, no sentido inverso.

  • O sangue que sai dos pulmões é rico em oxigênio, sendo chamado de sangue arterial.
  • O sangue que chega aos pulmões é rico em gás carbônico, sendo denominado de sangue venoso.

Quando o gás oxigênio passa para o sangue penetra nas hemácias, onde liga-se com a hemoglobina e forma a oxi-hemoglobina. Nesta forma, o gás oxigênio passa por todo o corpo e chega aos capilares sanguíneos dos tecidos.

Nos tecidos, o O2 dissocia-se da oxiemoglobina e difunde-se no fluido que banha as células.

O que ocorre com o gás oxigênio e o gás carbônico do sangue quando este último passa pelos alvéolos como se chama esse processo?

O processo de hematose nos alvéolos pulmonares. A troca de gases com os capilares sanguíneos.

As células utilizam o O2 para a respiração celular. Durante esse processo, são originadas moléculas de gás carbônico que difundem-se para o fluido que banha as células e são absorvidas pelas capilares sanguíneos.

A partir daí, o CO2 pode permanecer no plasma ou associa-se a hemoglobina.

Entretanto, a maior parte do CO2 reage com a água no interior das hemácias e forma ácido carbônico (H2CO3), que se dissocia em íons H+ e íons bicarbonato (HCO3-).

Os íons bicarbonato são essenciais para controlar a acidez sanguínea.

Saiba mais sobre o Sistema Respiratório.

Qual a importância da hematose?

  • Garante a oxigenação dos tecidos;
  • Permite a realização da respiração celular;
  • Produz o íons bicarbonato que controlam a acidez do sangue

Confira questões com resolução comentada em exercícios sobre o sistema respiratório.

O que ocorre com o gás oxigênio e o gás carbônico do sangue quando este último passa pelos alvéolos como se chama esse processo?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

O que ocorre com oxigênio gás carbônico do sangue quando este último passa pelos alvéolos?

Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos. Assim, a hematose ocorre devido à difusão do gás oxigênio do ar dos alvéolos para o sangue dos capilares.

O que ocorre com o oxigênio e gás carbônico quando o sangue chega aos tecidos do corpo?

Quando chega aos tecidos, ocorre novamente a troca gasosa e os vasos capilares absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso, que fará o caminho inverso ao da primeira circulação: retornará ao coração e chegará ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores.

Como ocorre a entrada de oxigênio e saída de gás carbônico entre alvéolos e capilares?

A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

Que nome se dá ao processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases oxigênio e dióxido de carbono?

Hematose pode ser conceituada como a troca gasosa que ocorre nas porções terminais pulmonares, sendo assim, também pode ser chamada de respiração pulmonar (esta é diferente da respiração celular, que ocorre dentro da célula em várias partes do corpo).