O que foi o Pacto de Varsóvia e por que foi extinto?

O Pacto de Varsóvia foi assinado em 14 de maio de 1955, tornando real a divisão que já havia no mundo desde a Segunda Guerra Mundial, com o surgimento dos blocos capitalista e comunista (URSS e Leste Europeu).

A União Soviética era composta pelos seguintes países: União Soviética, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polônia, Tchecoslováquia e Romênia. Já o capitalista era composto pela Europa Ocidental e pelos Estados Unidos.

O tratado estabelecia o alinhamento dos países membros, a princípio com a finalidade de autoproteção, mas com o tempo o acordo não estabeleceu nenhum tipo de compromisso de ajuda mútua em caso de violências militares.

As mudanças ocorridas no cenário geopolítico da Europa Oriental, no final da década de 1980, com a queda dos governos socialistas, a queda do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a crise na URSS resultaram na extinção do Pacto em 31 de março de 1991.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Gonçalves Sousa

É de conhecimento de todos que durante toda a história mundial, vários pactos foram estabelecidos. Um deles foi o Pacto de Varsóvia.

O que foi o Pacto de Varsóvia e por que foi extinto?

Primeiramente, é de conhecimento de todos que durante toda a história mundial, vários pactos foram estabelecidos. Um deles foi o Pacto de Varsóvia. Além disso, ele foi o responsável por unir em aliança militar os países do bloco socialista no pós Segunda Guerra Mundial.

Acima de tudo, esse pacto também é conhecido como o Tratado da Amizade. Ele foi assinado em 14 de maio de 1955, na capital da Polônia, Varsóvia, por isso herdou esse nome.

Ademais, o Tratado futuramente seria um dos responsáveis pela polarização do mundo.

O que foi o Tratado de Varsóvia?

Primordialmente o Tratado de Amizade, Assistência Mútua e Cooperação, conhecido como Pacto de Varsóvia, foi uma aliança militar entre os países socialistas que estavam no Leste Europeu. Ele foi assinado em 14 de maio de 1955, e sob a liderança da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

Ademais, a sua criação foi uma maneira reativa direta ao rearmamento e inclusão da Alemanha Ocidental na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Aliás, a OTAN também foi e é um pacto militar e foi firmada entre os Estados Unidos da América e outros países ocidentais.

O que foi o Pacto de Varsóvia e por que foi extinto?
Pacto Varsóvia – Fonte: Cais da Memória

Contexto Histórico

Em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo inteiro se encontrava numa turbulência geopolítica. Afinal, as duas principais potências que até então vigoravam antes de 1939 -Império Japonês e Alemanha nazista, estavam recebendo as consequências da guerra. Aliás, sabe-se que os dois países que se sobressaíram no combate ao fascismo japonês e o nazismo da alemanha foram os EUA e a URSS, em 1945 quando ainda eram aliados.

Porém, em 1946 e 1947 os países estavam evidentemente diferentes no teor ideológico. Tendo até o presidente Harry Truman afirmado em declarações sobre o caráter nocivo do comunismo soviético. Sendo também nesse que o Plano Marshall tinha começado a entrar em vigor, a fim de reconstruir a Europa Ocidental. Aleḿ de, se pretender também o barramento do avanço do comunismo do leste para o oeste europeu.

Não ficando para atrás, Josef Stalin, até então líder da URSS, era se mostrou contra as iniciativas de Truman e do Plano Marshall. Passando então a estabelecer os seus próprios planos para a reconstrução econômica dos países do leste. Isso tudo estava diretamente ligado com o início da Guerra Fria.

O que foi o Pacto de Varsóvia e por que foi extinto?
Guerra Fria – Fonte: Descomplica

Surgimento do Pacto

A fim de garantir a efetividade do Plano Marshall e assegurar suas posiçoes na Europa Ocidental, os EUA foram obrigados a desenvolver um programa de cooperação militar. Logo, ele foi algo complementar para o Plano Marshall. Diante disso, foi criado o OTAN, a fim de se ter estratégias de guerra e de defesa contra possíveis investidas do bloco soviético.

Países que assinaram o tratado

  • Itália
  • Países Baixos
  • Bélgica
  • Islândia
  • Luxemburgo
  • Canadá
  • Dinamarca
  • Noruega
  • França
  • Portugal
  • Reino Unido
O que foi o Pacto de Varsóvia e por que foi extinto?
OTAN – Fonte: Mundo

Logo, ao perceber a nova circunstância geopolítica, os soviéticos firmaram seu próprio acordo militar, sendo chamado de Pacto de Varsóvia.

Países que assinaram o Pacto de Varsóvia

  • Hungria
  • Romênia
  • Alemanha Oriental
  • Albânia
  • Bulgária
  • Tchecoslováquia
  • Polônia
O que foi o Pacto de Varsóvia e por que foi extinto?
Tratado de Varsóvia – Fonte: Facebook

Como resultado disso qualquer país-membro do Pacto de Varsóvia que sofresse alguma investida militar dos ocidentais teria o apoio dos demais membros, e isso também valia para o OTAN.

Fim do Pacto

Ao final da Guerra Fria juntamente com a dissolução da URSS, o Pacto de Varsóvia acabou perdendo o sentido. Por isso, em 31 de março de 1991, foi oficialmente extinto. Aliás, alguns anos mais tarde, em 1999, alguns ex-membros do Pacto ingressaram na OTAN.

Gostou do saber mais sobre o Pacto de Varsóvia? Então leia também sobre OTAN – O que é e o qual a função da mais forte aliança militar da Terra?

Fontes: InfoEscola, TodaMatéria, MundoEducação

Fonte da imagem destaque: TodoEstudo

O que foi o fim do Pacto de Varsóvia?

Em 31 de março de 1991, foi extinto o Pacto de Varsóvia, fundado em 1955 pela União Soviética e seus satélites, em contraposição à Otan e em resposta à inserção da Alemanha em alianças militares ocidentais. As estruturas militares da aliança militar do Leste Europeu deixaram de existir no dia 31 de março de 1991.

Quando teve fim o Pacto de Varsóvia?

Em 1º de julho de 1991, chegava ao fim o Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua, precedendo o fim da União Soviética no final do mesmo ano. Também conhecido como Pacto de Varsóvia, o tratado foi assinado em 1955 em resposta à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar do Ocidente.

Por que a Otan ainda existe e o Pacto de Varsóvia foi extinto?

Isso porque o poder bélico destrutivo que os dois países possuíam bloqueava um conflito direto. As consequências de um conflito nuclear poderiam ser irreversíveis. Com a Guerra Fria chegando ao final e a crise na União Soviética, o Pacto de Varsóvia foi extinto em 1991.