O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

Ouça este artigo:

A expressão "Rota das especiarias" foi utilizada em várias ocasiões desde os tempos mais longínquos da Antiguidade Clássica até o seu emprego em um formato mais recente durante a Era das Navegações, em que os países europeus iam até à Ásia em busca de produtos exóticos que pudessem ter algum valor comercial na Europa dos séculos XV a XVII. As rotas de produtos que iam se consolidando entre os navegadores europeus assumiam então a denominação de Rota das Especiarias.

O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

Até essa época de novas descobertas para o homem europeu, este vivera séculos de uma vida extremamente frugal. Uma habitação comum em qualquer reino do continente não possuía uma grande quantidade de móveis, nem mesmo um aquecimento eficaz, que protegesse as pessoas dos invernos rigorosos que ainda hoje ocorrem na região. As vestimentas comuns possuíam um tom invariavelmente marrom triste pelo fato de haverem corantes em quantidades e tipos limitados, sendo reservado a reis e nobres os tecidos mais vistosos, coloridos e macios. Perfumes, cosméticos, tinturas, até mesmo o sabão eram produtos raríssimos nos mercados europeus. Os hábitos alimentares também não diferiam muito de país para país, sempre em sortimento extremamente restrito: o cidadão comum só adoçava algum prato ou bebida caso tivesse acesso a beterrabas, que não estavam disponíveis em quantidades suficientes. Gêneros como a cana-de-açúcar, caju, tomate, cravo-da-Índia, canela, pimenta, café, laranja, banana, entre tantos outros que comumente encontramos no comércio em geral eram raridades disputadas a altos preços. Até mesmo o sal era gênero de alto valor, origem de disputas inclusive no Brasil. Quem tinha condições de oferecer tais produtos incomuns alcançava fortuna imediata.

O problema da limitada oferta de gêneros alimentícios e de conforto geral ao povo europeu despertou obviamente o interesse de capitalistas de toda Europa. Com o bloqueio pelos turcos otomanos da rota que por muito tempo passava pelo Mediterrâneo, enriquecendo as cidades de Gênova e Veneza, a ideia de ir buscar na fonte os produtos caros e exóticos do oriente distante de repente começou a fazer todo o sentido. Foi aliás esta busca uma das propulsoras para as navegações que permitiram aos europeus chegar a todos os outros continentes do planeta.

É assim que portugueses junto a Espanha, França, Países Baixos, Reino Unido e outros vão localizar os produtos em seus pontos de origem. A estratégia inicial é de montar um entreposto que produza o item lucrativo em meio ao público europeu, transportando-o da Ásia até os centros de distribuição, geralmente na Alemanha, Bélgica e Países Baixos. Assim, eliminava-se o intermediário asiático, e os lucros da produção e distribuição dos produtos trariam progresso inédito aos países exploradores daqueles caminhos marítimos.

De acordo com inúmeros relatos, as Rotas das especiarias eram a chave para um rico comércio, onde o lucro excedia os 300, 400, 500 por cento (ou mais ainda) do valor investido. A prática irá mudar os costumes do europeu médio, que agora passará a se cercar de uma vida mais confortável, obtida por meio da exploração de tantos outros povos e territórios longínquos.

Bibliografia:
PINTO, Júlio Pimentel. A rota das especiarias. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/entrelivros/reportagens/a_rota_das_especiarias.html> . Acesso em: 02 set. 2011.

ALMEIDA, Maria João de. Na rota das especiarias. Disponível em: <http://www.mariajoaodealmeida.com/artigos.php?ID=89&ID_ORG=> . Acesso em: 02 set. 2011.

Mapa: https://web.archive.org/web/20150401154250/http://www.celtnet.org.uk:80/recipes/spice_trade.php

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/rota-das-especiarias/

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

O termo especiaria ou espécie (do latim species[1]), a partir dos séculos XIV e XV na Europa Ocidental, designou diversos produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz), de aroma ou sabor acentuados.[2] Isto deve-se à presença de óleos essenciais. O seu uso distingue-as das ervas aromáticas, das quais são utilizadas principalmente as folhas.

Além de utilizadas na culinária, com fins de tempero e de conservação de alimentos, as especiarias são utilizadas em farmácia, na preparação de óleos, unguentos, cosméticos, incensos e medicamentos. Historicamente, esses múltiplos usos deram lugar a disputas entre as corporações - notadamente entre os especieiros e os boticários.[3]

Histórias[editar | editar código-fonte]

Embora cada região do planeta possua as suas próprias especiarias, na Europa Ocidental, a partir das Cruzadas, desenvolveu-se o consumo das variedades oriundas do Oriente. Para atender a essa demanda, ampliou-se o comércio entre o Ocidente e o Oriente, através de várias rotas terrestres e marítimas. A dinâmica dessas rotas variou ao sabor das guerras e conflitos ao longo dos séculos. A partir da criação do Império Mongol, entre os séculos XIII e XIV, com a instauração da pax mongolica o comércio entre a Europa e o Oriente conheceu um período de prosperidade. Utilizadas não só para conservar os alimentos e melhorar seu sabor, mas também como medicamentos, afrodisíacos, perfumes, incensos, etc., as especiarias, eram compradas secas e dessa forma utilizadas. Sua grande durabilidade, resistência a mofos e pragas nos longos tempos de estocagem, tornara possível e próspero seu comércio: suportavam por meses e até anos as travessias por mar ou terra sem perder as qualidades aromáticas e medicinais. As mais procuradas, no século XV, eram a pimenta-do-reino, o cravo, a canela e a noz-moscada. Nativas da Ásia, eram difíceis de obter, portanto, extremamente caras. Eram usadas até mesmo como moeda e, segundo Nepomuceno, constituíam "dotes, heranças, reservas de capital e divisas de um reino. Pagavam serviços, impostos, dívidas, acordos e obrigações religiosas".[4] Também era costume presentear (ou subornar) os magistrados com especiarias.[3] Em 29 de maio de 1453, a tomada de Constantinopla pelos otomanos dificultou ainda mais o acesso a esses produtos, pois as rotas de comércio dos principais condimentos passaram ao controle turco, ficando, assim, bloqueadas as atividades dos mercadores cristãos.

Na tentativa de contornar o problema, Portugal e Espanha organizaram expedições para a exploração de rotas alternativas - um caminho marítimo para o Oriente. O projeto português previa um ciclo oriental, contornando a África, enquanto o projeto espanhol apostou no ciclo ocidental, que culminou no descobrimento da América. O estabelecimento de nova rota com o caminho descoberto por Vasco da Gama reduziu de imediato os preços das especiarias - os venezianos começaram a comprar pimenta em Lisboa pela metade do preço do que custava em Alexandria, oferecida pelos árabes.[5]

Com o estabelecimento de colônias no continente americano, as nações europeias introduziram nelas o plantio das especiarias asiáticas, barateando os custos e tornando-as mais acessíveis para o mercado. Essa divulgação teve como consequência levar as próprias colônias a adotar essas especiarias, em detrimento das espécies nativas que tinham efeitos similares. [carece de fontes]

Principais especiarias[editar | editar código-fonte]

algumas especiarias abaixo

  • Principais especiarias de origem oriental
  • O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

  • O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

  • O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

  • O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

  • O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

  • O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

  • Outras Especiarias
  • O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

Referências

  1. " Espécie" tem também o sentido de droga ou mistura de substâncias vegetais secas, dotadas das mesmas propriedades terapêuticas; ou, ainda, de mercadoria ou gênero alimentício dado como pagamento de algo (ver Dicionário Priberam. Verbete: espécie). De fato, as especiarias também foram utilizadas como meio de pagamento, na Europa.
  2. Gastronomias.com - Especiarias
  3. a b PEL, Jean-Marie. «Especiarias e ervas aromáticas: história, botânica e culinária» Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
  4. NEPOMUCENO, Rosa, O Brasil na rota das especiarias: o leva-e-traz de cheiros, as surpresas da nova terra. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005, p. 25, apud A História sob o Olhar da Química: As Especiarias e sua Importância na Alimentação Humana, por Ronaldo da Silva Rodrigues e Roberto Ribeiro da Silva. Química Nova Interativa (originalmente publicado em Química Nova na Escola, v. 32, n. 5, 2010).
  5. FURTADO,Celso - Formação Econômica do Brasil - 2000 - Empresa Folha da Manhã sob licença da Companhia Editora Nacional - Pgs. 34-35 - ISBN 85-7402-200-4

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Corn, Charles. Scents of Eden: A History of the Spice Trade. New York: Kodansha, 1999.
  • Czarra, Fred (2009). Spices: A Global History. [S.l.]: Reaktion Books. 128 páginas. ISBN 9781861894267[1]
  • Dalby, Andrew. Dangerous Tastes: The Story of Spices. Berkeley: University of California Press, 2002.
  • Freedman, Paul. Out of the East: Spices and the Medieval Imagination. New Haven: Yale UP, 2008.
  • Keay, John. The Spice Route: A History. Berkeley: U of California P, 2006.
  • "Spice trade". Encyclopædia Britannica, 2002.
  • Donkin, Robin A. (August 2003). Between East and West: The Moluccas and the Traffic in Spices Up to the Arrival of Europeans. Diane Publishing Company. ISBN 0-87169-248-1.
  • Corn, Charles; Glasserman, Debbie (March 1999). The Scents of Eden: A History of the Spice Trade. Kodansha America. ISBN 1-56836-249-8.
  • Collingham, Lizzie (December 2005). Curry: A Tale of Cooks and Conquerors. Oxford University Press. ISBN 0-19-517241-8.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O que eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

  • «Spice». Enciclopédia de especiarias, misturas por região, o comércio de especiarias. Consultado em 20 de dezembro de 2008
  • «The Lure and Lore of Spices». Consultado em 13 de junho de 2009. Arquivado do original em 11 de agosto de 2011. O mundo das especiarias
  • «Food Bacteria-Spice Survey Shows Why Some Cultures Like It Hot». Consultado em 10 de maio de 2012
  • Billing, Jennifer; Sherman, Paul W. (março de 1998). «Antimicrobial Functions of Spices: Why Some Like it Hot». The Quarterly Review of Biology. 73 (1). doi:10.1086/420058
  • GALVÃO, António (? - 1557), Tratado dos descobrimentos antigos, e modernos feitos até a Era de 1550 com os nomes particulares das pessoas que os fizeraõ : e em que tempos, e as suas alturas, e dos desvairados caminhos por onde a pimenta, e especiaria veyo da India ás nossas partes; obra certo muy notavel, e copiosa. Composto pelo famoso António Galvão, oferecido ao Excellentissimo Senhor Dom Luiz de Menezes, Quinto Conde da Ericeira, do Concelho de Sua Magestade, Coronel e Brigadeiro de Infantaria, VisoRey e Capitão General, que foy dos Estados da Índia , &c. Lisboa Ocidental na Officina Ferreiriana (1731)

O que eram as especiarias que portugueses buscavam na Índia?

Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.

O que eram as especiarias da Índia?

Desde aquela época, a Índia é origem das especiarias mais usadas, como o gengibre, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, açafrão, cúrcuma e cardamomo. As ilhas Molucas, na Indonésia (conhecidas como “Ilhas das Especiarias”) são fonte da noz-moscada e cravo. A canela é originária do Sri Lanka e da China.

O que eram as especiarias dos portugueses?

Raras e caras, as especiarias eram muito apreciadas na Europa da Idade Média. As seis mais importantes - pimenta, gengibre, canela, cravo, maça e noz-moscada -, vinham de muito longe e davam lucros generosos. Também por isso, os portugueses foram à Índia.

Quais especiarias buscavam?

Especiarias na História As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz-moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas. Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima.