O que é prouni e quem pode participar

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, por meio da Lei nº 11.096. O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superiores particulares de todo o Brasil.

O objetivo do ProUni é ajudar estudantes de baixa renda e que fizeram uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a cursarem o ensino superior. 

Mas, para participar, o candidato precisa ter tirado média mínima de 450 pontos em todas as cinco provas do Enem. Também não é permitido ter zerado a redação do exame educacional.

Veja como usar o Enem no ProUni

O ProUni conta com duas edições ao ano. Geralmente, a primeira ocorre em fevereiro e a segunda, em julho ou agosto. Não é cobrada taxa para fazer a inscrição. 

Datas ProUni 2022/2

  • Inscrições: 1º a 5 de agosto

  • Resultado: 2 de março

  • Comprovação das informações (1ª chamada): 9 a 24 de agosto

  • 2ª chamada: 29 de agosto

  • Comprovação das informações (2ª chamada): 29 de agosto a 8 de setembro

  • Inscrição na lista de espera: 13 a 14 de setembro

  • Resultado da lista de espera: 17 de setembro

  • Comprovação das informações (lista de espera): 19 a 23 de setembro

Quem pode participar do ProUni?

Inicialmente, o ProUni destinava bolsas de estudo exclusivamente a candidatos que tinham estudado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou aos que tinham cursado todo o ensino médio na rede particular, desde que fossem bolsistas integrais.

Mas, desde que o programa foi criado, o MEC já realizou mudanças relacionadas a quem pode se inscrever. Em 2022, podem participar do ProUni os seguintes candidatos:

  • Estudantes que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular (desde que comprovem baixa renda);

  • Pessoas com deficiência;

  • Professores de ensino básico da rede pública, em exercício da profissão (não há obrigação da comprovação de renda para tais profissionais). 

Bolsas do ProUni

As bolsas de estudo do ProUni podem ser integrais ou parciais. Veja abaixo:

Bolsa de estudo integral

=>Programa custeia toda a graduação do candidato.
=>Deve-se ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Bolsa de estudo parcial

=>Aluno paga metade da mensalidade. 
=>É necessário ter renda familiar per capita de até três salários mínimos.

O número de bolsas de estudo varia conforme a edição. O primeiro ProUni de 2022, por exemplo, ofertou 273 mil bolsas. Já o segundo, 190 mil. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona o ProUni?

O ProUni funciona assim: participantes das duas últimas edições do Enem fazem o cadastro no site do programa e são selecionados pelas notas do exame educacional. 

Veja passo a passo para fazer a inscrição no ProUni:

  1. Fazer cadastro no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único)

  2. Clicar na página do ProUni                                              

  3. Preencher os dados pessoais

  4. Informar a renda familiar per capita

  5. Escolher duas opções de curso/turno/instituição/modalidade de concorrência (cotas ou não)

Cotas no ProUni

Parte das bolsas oferecidas pelas faculdades credenciadas no ProUni são reservadas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, independente de renda. 

A reserva de vagas para os cotistas é garantida pela portaria do ProUni e pela lei que regulamenta o Programa.

O percentual de bolsas leva em consideração os dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou seja, a quantidade de pessoas destas etnias por região, avaliando a demanda social das cotas. 

Leia como funcionam as cotas no ProUni

Nota de corte

A partir do segundo dia de inscrições do ProUni, os estudantes podem verificar a nota de corte de todos os cursos. Essa nota é a pontuação do último candidato classificado dentro do número de bolsas oferecidas.  

Como as inscrições do programa podem ser alteradas diariamente, a nota de corte também pode mudar durante o prazo de cadastro. Com a nota de corte, o candidato fica sabendo em que colocação está, optando por permanecer na concorrência pela bolsa ou trocar por outra.     

Saiba mais sobre a nota de corte do ProUni                                              

Resultado

O resultado do ProUni sai poucos dias depois do fim das inscrições. Os estudantes pré-selecionados no programa precisam comprovar as informações prestadas no momento das inscrições para a instituição de ensino que ofereceu a vaga.

Lista de espera

Os candidatos que não são aprovados na chamada regular podem se inscrever na lista de espera do ProUni. Quem é pré-selecionado também deve confirmar as informações apresentadas no momento do cadastro.

Cursos mais procurados do ProUni

Os cursos mais procurados do ProUni variam conforme a edição, mas geralmente são estas dez carreiras que se mantêm entre as mais disputadas:

  1. Direito

  2. Administração

  3. Pedagogia

  4. Enfermagem

  5. Educação Física

  6. Psicologia

  7. Ciências Contábeis

  8. Engenharia Civil

  9. Fisioterapia

  10. Medicina

Confira 7 dicas para escolher uma carreira

Novidades ProUni 2022                                          

Em 2022, o ProUni adotou duas novidades em relação às edições anteriores. A primeira é que, agora, todos os estudantes, sejam da rede pública, sejam da particular, podem se inscrever no programa, desde que comprovem ter a renda familiar per capita exigida.

A outra novidade do ProUni é a forma de classificação dos candidatos, que passa a levar em conta a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta e instituição.                                                   

Quem pode participar do Prouni?

Quem pode participar do Prouni, por categorias Estudante de escola pública: ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública. Estudante de escola particular com bolsa integral: ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.

Quem não pode usar o Prouni?

Prouni MEC 2022: critérios socioeconômicos para participar A renda é mais um dos critérios do Prouni, além de ter de atender aos demais pontos, se a renda familiar do candidato for superior a três salários mínimos, não será permitida a participação no processo seletivo Prouni.

Qual é a renda para participar do Prouni?

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Como faço para conseguir o Prouni?

As inscrições para o Prouni são feitas apenas pelo site do programa. Para se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem e a senha. Se o estudante estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deve usar a mesma senha utilizada no programa.