Porque o turismo é uma das atividades econômicas mais importantes do Rio de Janeiro

Ouça este artigo:

O Estado do Rio de Janeiro apresenta a segunda maior economia do Brasil, com participação de 11% de participação no PIB brasileiro, ficando atrás do Estado de São Paulo neste quesito, com 32,4 % de participação do PIB nacional (IBGE, 2015). O Estado do Rio de Janeiro conta com um parque industrial diversificado, embora muito pautado nas indústrias petrolíferas, e obtém muitos recursos através da indústria do turismo, sendo a capital do Estado, o Município do Rio de Janeiro, reconhecida pela alcunha de Cidade Maravilhosa, um dos maiores destinos de turistas estrangeiros e domésticos do país. A principal atividade econômica do Estado do Rio de Janeiro está ligada ao setor terciário da economia e essencialmente à prestação de serviços, sendo responsável por 77,1% do PIB estadual (CEPERJ, 2016), por outro lado, a menor participação produtiva é a agropecuária na composição do PIB estadual.

A economia do Estado do Rio de Janeiro por setores

Em geral, a economia de um estado ou de um país é analisada por meio dos setores econômicos que são: o setor primário, o setor secundário e o setor terciário. Resumidamente, pode-se dizer que o setor primário da economia está relacionado à produção através da exploração dos recursos da natureza. Como exemplos de atividades neste setor, pode-se citar: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É importante acrescentar que o setor primário fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

No setor primário da economia, o Estado do Rio de Janeiro apresenta uma agropecuária no qual não houve o processo de modernização e mecanização agrícola, como ocorreu em outros estados brasileiros, como São Paulo e Mato Grosso. Entretanto, mesmo com os impedimentos produtivos do setor agropecuário, o Estado se destaca na produção de cana-de-açúcar, além de mandioca, tomate, arroz, feijão, milho, batata, laranja e banana. Além disso, no extrativismo ocupa um lugar de destaque na extração de sal, calcário, dolomita e mármore e especialmente de petróleo, responsável por grande parte da produção nacional.

O setor secundário da economia é aquele que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos, eletrônicos, casas, etc.). Como existem conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativamente maior do que aquele obtido no setor primário. Países com grau de desenvolvimento elevado tem a sua economia baseada no setor secundário da economia.

No setor secundário da economia, o Estado do Rio de Janeiro se destaca nas áreas da metalurgia, siderurgia, gás-química, petroquímica, naval, automobilística, audiovisual, cimenteira, alimentícia, mecânica, extração de petróleo entre outros. Podemos destacar como exemplos os municípios de Volta Redonda, com a Companhia Siderúrgica Nacional, destaque na produção siderúrgica e metalúrgica, além dos municípios de Campos dos Goitacazes e de Macaé, com relação às industrias petrolíferas. Na produção de petróleo estão estabelecidas sedes de grandes empresas ligadas ao setor como Petrobras, Shell, Esso, Ipiranga, El Paso etc.

Porque o turismo é uma das atividades econômicas mais importantes do Rio de Janeiro

Plataformas de petróleo na Bahia de Guanabara, Rio de Janeiro. Foto: Denys Yelmanov / Shutterstock.com

O setor terciário da economia é aquele que engloba a os serviços. Os serviços, diferente dos outros dois setores citados anteriormente, são produtos não materiais. Pode-se citar como exemplo de atividades neste setor: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, entre outros.

No terceiro setor da economia, o Estado do Rio de Janeiro ainda abriga a sede de importantes empresas como a Tim, Oi, Telemar e Embratel. Entretanto, o setor voltado para a indústria do turismo se destaca neste setor.

Referencias:

CARNEIRO, L. Rio é segunda maior economia, mas indústria é apenas sexta do Brasil. O Globo On Line, 2015. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/rio-segunda-maior-economia-mas-industria-apenas-sexta-do-brasil-18233605. Acesso em 11 de janeiro de 2018.

CEPERJ. PIB do Estado do Rio de Janeiro apresentou queda de 4,1% em 2016. 2016. Disponível em: http://www.ceperj.rj.gov.br/ceep/pib/pib.html. Acesso em 10 de janeiro de 2018.

IBGE. Contas Regionais 2015: queda no PIB atinge todas as unidades da federação pela primeira vez na série. Agência IBGE de notícias, 2015. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/17999-contas-regionais-2015-queda-no-pib-atinge-todas-as-unidades-da-federacao-pela-primeira-vez-na-serie.html. Acesso em 10 de janeiro de 2018.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/rio-de-janeiro/economia-do-rio-de-janeiro/

Porque o turismo é uma importante atividade econômica?

A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela, desenvolvimento às localidades, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à ...

Como o turismo contribui para a economia do Rio de Janeiro?

O setor de Viagens e Turismo contribuiu com US$ 6,5 bilhões no PIB no Rio de Janeiro em 2016, sendo 4,9% da economia da cidade e 11,5% da geração da indústria no Brasil. No entanto, menos de 6% do gasto na cidade vem do mercado internacional, revelou um novo relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Qual é a principal atividade econômica do Rio de Janeiro?

Sua economia está alicerçada na produção de petróleo, sendo o principal produto de exportação do estado. No setor primário, a extração de petróleo é o principal destaque, sendo que também há uma importante área de agricultura na Região Serrana e de exploração de sal na Região dos Lagos.

Como as economias de exportação tiveram importância para o estado do Rio de Janeiro?

As economias de exportação também tiveram papel relevante no processo de ocupação e povoamento do território fluminense, seja de forma direta por meio das áreas produtoras em território fluminense, como foi com a cana, o gado e o café; seja de forma indireta, servindo como entreposto para outras áreas produtoras, como ...