O que é necessário para que as relações de cooperação entre escola e família e comunidade sejam efetivadas?

Questões de Concursos

Questão 01

1) De acordo com Libâneo (2004), o Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino, os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

A) Na elaboração de um PPP com qualidade, a articulação, a confiança e o apoio entre a equipe diretiva e os professores da escola são desnecessários.

Show

B) O PPP pode ser desvinculado do currículo escolar, uma vez que ele não expressa a concepção das práticas educativas.

C) O PPP deve envolver a comunidade escolar, contemplar o diagnóstico da realidade, favorecer o diálogo e a cooperação.

D) O PPP pode expressar um conhecimento descontextualizado em relação às questões coletivas e locais nas quais a escola está inserida.

E) Numa perspectiva democrática, o PPP deve ser construído somente pela equipe da gestão pedagógica da escola.

Ano: 2020 Banca: COTEC Órgão: Prefeitura de São Francisco – MG Prova: COTEC – 2020 – Prefeitura de São Francisco – MG – Pedagogo

Questão 02

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um dos meios de viabilizar a escola democrática e de qualidade para todos. Considere as seguintes afirmativas sobre o PPP.

I- deve contemplar a concepção sobre educação, conhecimento, avaliação e mobilidade escolar.

II- deve ser construído somente por professores.

III- deve contemplar as bases norteadoras da organização do trabalho pedagógico.

IV- não deve tratar do programa de formação continuada dos profissionais da educação

Estão corretas apenas as afirmativas:

A) I e II.

B) I e III.

C) I e IV.

D) II e III.

E) II e IV.

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES Provas: IBADE – 2020 – Prefeitura de Vila Velha – ES – Professor – Artes

Questão 03

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, a escola elabora seu currículo baseado nas especificidades de sua comunidade, para construir o Projeto Político Pedagógico (PPP). O papel deste planejamento coletivo nas práticas pedagógicas de cada professor não deve

A) ser oferecido com critério, de maneira coerente com o projeto político da escola.

B) ser alinhavado com o projeto pedagógico de uma unidade escolar de outra comunidade.

C) primar pelo público ao entorno da escola.

D) ser relacionado aos objetivos do projeto pedagógico da unidade escolar.

Ano: 2020 Banca: Instituto UniFil Órgão: Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste – PR Prova: Instituto UniFil – 2020 – Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste – PR – Professor

Questão 04

Sobre o projeto político pedagógico (PPP) da escola e o atendimento educacional especializado (AEE), é possível afirmar que :

A) o PPP deve institucionalizar a oferta do AEE, salvo no caso de atendimento às crianças autistas.

B) os profissionais das salas de recursos multifuncionais (SRMs) não participam da elaboração do PPP.

C) o modelo de PPP com o Atendimento Educacional Especializado está pré-estabelecido com modelo pelo MEC e cabe à comunidade escolar adaptá-lo.

D) o PPP pode ser elaborado nas modalidades com e sem prever a oferta do AEE.

E) o PPP deve ser discutido e elaborado com ampla participação coletiva, da comunidade escolar.

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES Prova: IBADE – 2020 – Prefeitura de Vila Velha – ES – Professor – Educação Especial na Área de Deficiência Visual

Questão 05

Na estrutura descritiva do PPP (Projeto Político-Pedagógico), o item matrícula deve ser mencionado apresentando alguns dos itens que compõem a sua organização. Em relação ao tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O PPP necessita contemplar as formas de ingresso, classificação e reclassificação: aqui se estabelece de que forma o aluno ingressa na escola, se por matrícula mediante número de vagas, se por alguma forma de seleção. 

II. O PPP apresenta o agrupamento de alunos: nessa parte, o projeto apresenta formas de avaliação da aprendizagem, bem como instrumentos de registro dessa avaliação. 

III. O PPP também contempla a organização da vida escolar: é o elenco de todos os documentos que compõem a vida escolar dos alunos, minimamente o termo de matrícula.

IV. Verificação do rendimento escolar: quais os critérios para agrupar os alunos em turmas de acordo com o ano de escolaridade.

V. Calendário escolar: de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, a educação básica deve praticar um mínimo de 200 dias letivos e, no calendário, o período de matrículas e rematrículas necessita estar exposto.

Estão CORRETOS:

A) Apenas I, II e III.

B) Apenas II, III e V.

C) Apenas III, IV e V.

D) Apenas I, III e IV.

E) Apenas I, III e V.

Ano: 2020 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de Betim – MG Prova: INSTITUTO AOCP – 2020 – Prefeitura de Betim – MG – Técnico de Secretaria

Questão 06

Analise as afirmações sobre o PPP.

I. Se bem formatado, o próprio processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. Quando todos enxergam de forma clara qual é o foco de trabalho da instituição e participam de seu processo de determinação, tornam-se verdadeiros parceiros da gestão.

II. É importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que se deseja instituir na escola, ao currículo e à organização, relacionando o que se propõe na teoria com a forma de fazê-lo na prática.

III. É importante fazer uma avaliação periódica das metas e dos prazos para ajustá-los de acordo com os resultados e novas necessidades que venham a surgir.

IV. Um mecanismo de avaliação de processos deve ser criado, porém não é na elaboração do PPP que esse mecanismo entra em discussão.

Assinale a alternativa correta

A) Apenas II, III e IV estão corretas

B) Apenas II e III estão corretas

C) Apenas I e IV estão corretas

D) Apenas I, II e III estão corretas

Ano: 2020 Banca: Itame Órgão: Prefeitura de Edéia – GO Prova: Itame – 2020 – Prefeitura de Edéia – GO – Professor – Pedagogo

Questão 07

O projeto político-pedagógico é um documento que define diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino atinja os objetivos a que se propõe.

O documento deve trazer, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que serão valorizados durante o processo educativo, fim último da escola. Nesse sentido, o PPP precisa expressar claramente a síntese das exigências sociais e legais da instituição e os indicadores e expectativas de toda a comunidade escolar.

O PPP funciona como um guia para as ações a serem desenvolvidas na escola. Fundamentalmente, devem constar, com clareza, os valores da instituição, sua situação presente e os caminhos que serão tomados para superar o que ainda não estiver bom.

Nesse documento, deverá ficar assegurada a:

A) estabilidade da escola.

B) integração da escola.

C) eficiência da escola.

D) autoridade da escola.

E) cultura da escola.

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES Provas: IBADE – 2020 – Prefeitura de Vila Velha – ES – Professor – Séries Iniciais

Questão 08

É a parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP) que compreende o planejamento das ações a serem tomadas pela comunidade escolar para efetivar o projeto de escola traçado nos dois primeiros marcos. Tal planejamento é um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em busca da solução de problemas no propósito de tomada de decisões. Trata-se do marco

A) conceitual.

B) operacional.

C) situacional.

D) estratégico.

E) básico.

Ano: 2020 Banca: Nosso Rumo Órgão: Prefeitura de Itanhaém – SP Prova: Nosso Rumo – 2020 – Prefeitura de Itanhaém – SP – Professor de Educação Básica II

Questão 09

“O atendimento educacional especializado (AEE) não é um serviço formatado e idealizado, pronto a ser aplicado, mas implica em uma concepção com base no processo de participação e colaboração recíproca entre todos os envolvidos, pois, nessa perspectiva, pode vir a contribuir para a construção da cultura educacional inclusiva” (Batistão, 2015).

Em relação a essa afirmação e a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, é possível afirmar que:

A) os profissionais das salas de recursos multifuncionais (SRMs) podem ser convidados a participar da elaboração do PPP.

B) o PPP deve institucionalizar a oferta do AEE mas ele não diz respeito à sua organização, preferencialmente estabelecida por equipe especializada.

C) o PPP pode ser elaborado sem prever a oferta do AEE, especialmente se a comunidade não tem demanda anterior e/ou atual.

D) a elaboração do PPP deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar. Os alunos com deficiência não constituem exceção.

E) o modelo de PPP com o AEE possui um formato específico a ser seguido. As discussões coletivas apenas detalham o modelo.

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES Prova: IBADE – 2020 – Prefeitura de Vila Velha – ES – Professor – Educação Especial – Deficiência Intelectual e Deficiência Múltiplas

Questão 10

No escopo da LDBEN, Lei n° 9.394/1996, artigo 14, menciona-se o Projeto Político Pedagógico, que vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
(Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br. Adaptado)

Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP):

A) O diretor é o principal responsável por seu planejamento e elaboração, devendo os professores acatar suas decisões.

B) Deve obedecer ao princípio da regionalidade para que escolas próximas organizem projetos semelhantes e coerentes com a população que atende.

C) Para seu planejamento e execução, deve se guiar pelas instruções oferecidas pelo Ministério da Educação e coordenadorias locais, fazendo as alterações solicitadas pelo supervisor de ensino.

D) Cada escola pode elaborar o seu, de acordo com seus interesses, de seus alunos e da comunidade na qual está inserida.

E) É o principal instrumento de controle institucional pelo Ministério da Educação e portanto, toda a escola deve ter seu PPP bem elaborado e fundamentado.

Ano: 2020 Banca: FCC Órgão: AL-AP Prova: FCC – 2020 – AL-AP – Analista Legislativo – Pedagogo

 GABARITO:

  1. C
  2. B
  3. B
  4. E
  5. E
  6. D
  7. E
  8. B
  9. D
  10. D

50 Questões sobre o PPP

O que é necessário para que a relação de cooperação entre escola família e comunidade sejam efetivas?

É necessário incentivar a participação da família no cotidiano escolar e para isso é necessário, antes de assumir, criar uma boa relação. Ao criar um diálogo mais próximo, se estabelece com ela a primeira parceria para futuras ações e se ganha mais uma ponte para a relação entre escola e comunidade.

O que é necessário para que relações de cooperação entre escola família e comunidade sejam efetivadas selecione a resposta correta?

Explicação: Por que esta resposta é a correta? A gestão democrática, que é uma ação conjunta, deve fazer parte da rotina escolar como um todo. Para que ela realmente aconteça de maneira eficaz, é necessário que todos os envolvidos participem, argumentem, questionem, sugiram e principalmente possibilitem o diálogo.

Como deve ser a relação entre escola e comunidade?

Comunidade e escola precisam criar através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.

Como se dá a interação entre a escola e a família?

A escola exercendo seu papel para a formação intelectual do indivíduo e a família na formação moral em busca de um único propósito, “o de formar pessoas para vida”. A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social.