O que é hereditariedade explique essa característica dos seres vivos?

Conheça as principais características de um ser vivo e entenda como os pesquisadores avaliam um organismo para saber se ele é vivo ou não.

O que é hereditariedade explique essa característica dos seres vivos?

Gatos e cachorros são seres vivos porque eles possuem células, reproduzem-se e sofrem evolução

Quando pensamos em um animal, fica claro que se trata de um ser vivo, não é mesmo? Não temos o mesmo pensamento em relação a uma rocha, que não possui vida. Mas, afinal, que características podemos analisar quando o assunto é classificar um organismo como vivo ou não? A seguir você entenderá melhor as características utilizadas para identificar um ser vivo.

Características dos seres vivos

  • Composição química: Todos os organismos vivos apresentam alguns elementos químicos básicos. Os elementos encontrados em todos os seres vivos são carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.

  • Organização celular: A presença de células também é uma importante característica dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos possuem células, que são conhecidas como as unidades funcionais e estruturais dos organismos vivos. Vale destacar que os seres vivos podem possuir apenas uma célula (unicelulares) ou serem formados por várias células (multicelulares).

  • Crescimento: Os organismos vivos apresentam a incrível capacidade de crescimento. Organismos multicelulares podem apresentar o aumento do tamanho das células ou o aumento de células em seu corpo. Os unicelulares, por sua vez, aumentam apenas o volume da célula. Vale destacar que essa propriedade está também ausente em vírus.

  • Metabolismo: As reações químicas que ocorrem em um organismo e relacionam-se com a formação e destruição de moléculas são chamadas de metabolismo. Elas ocorrem nos seres vivos e são essenciais para o funcionamento adequado do corpo, atuando em todas as atividades, como a reprodução.

  • Capacidade de reagir a estímulos: Os seres vivos apresentam irritabilidade, ou seja, são capazes de reagir a um determinado estímulo, como luz e temperatura. Os seres humanos apresentam, por exemplo, a capacidade de responder a estímulos de dor.

  • Reprodução: Os seres vivos são capazes de gerar descendentes por meio da reprodução. Essa reprodução pode envolver gametas ou não. No primeiro caso, temos a reprodução sexuada e, no segundo, a reprodução assexuada.

  • Hereditariedade: As características de um ser vivo podem ser transmitidas para seus descendentes. Essa capacidade é conhecida como hereditariedade e está relacionada com a transferência do nosso material genético. O DNA é considerado o material hereditário da vida.

  • Mutação: Ao longo do tempo, os seres vivos podem sofrer modificações em seu material genético. Essas modificações, que podem afetar toda a morfologia, fisiologia e comportamento do ser vivo, são denominadas de mutação.

  • Evolução: Os seres vivos estão sujeitos à evolução, ou seja, às modificações no organismo que ocorrem ao longo do tempo. Essas modificações podem ser avaliadas por meio, principalmente, dos registros fósseis e apresentam como um dos fatores principais a seleção natural, que seleciona os mais aptos para sobreviver no meio.

    O que é hereditariedade explique essa característica dos seres vivos?

    Os fósseis são evidências do processo evolutivo

Os vírus, um caso especial

Os vírus merecem destaque. Esses organismos não são considerados por muitos pesquisadores como seres vivos. Isso se deve ao fato de que eles não possuem célula (acelulares) nem metabolismo. Outro grupo de cientistas, no entanto, aceita que eles são seres vivos, pois conseguem fazer uma célula trabalhar de acordo com seus comandos, reproduzem-se e também evoluem.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O que é Hereditariedade:

Hereditariedade consiste no conjunto de processos relativos a transmissão das características genéticas entre os indivíduos, ou seja, aspectos físicos e psíquicos que são transmitidos dos ascendentes (pais) aos seus descendentes (filhos).

A hereditariedade, também conhecida como Herança Genética, garante que os fatores genéticos sejam transmitidos através da reprodução dos seres vivos.

Todas as informações genéticas estão presentes nos genes, que por sua vez formam o DNA dos indivíduos, apresentando características únicas e partilhadas entre ascendentes e descendentes.

Existem dois tipos de hereditariedade: a específica e a individual. A primeira diz respeito a todos os fatores que são comuns a uma determinada espécie. Já o segundo designa os agentes genéticos responsáveis pelas características próprias dos indivíduos.

Assim, graças a hereditariedade específica nós nascemos como seres humanos (nossa espécie), e devido a hereditariedade individual apresentamos aspectos semelhantes aos dos nossos progenitores.

Além dos genes, os cromossomos e o DNA são protagonistas nos processos de transmissão das características genéticas entre os seres.

Veja também o significado de Cromossomos.

Genética e hereditariedade

A hereditariedade é um dos conceitos básicos da genética, uma área de estudo científico que se limita a estudar os fenômenos biológicos relacionados com a herança genética.

Saiba mais sobre o significado de Gene.

Princípios da hereditariedade

  • Os genes, onde estão armazenadas as informações genéticas, são transmitidos pelos pais aos filhos, para que assim desenvolvam as suas características;
  • Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos);
  • Toda a informação genética está presente nos gametas;

Veja também o significado do DNA.

O que é a hereditariedade dos seres vivos?

A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias. Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes.

O que é hereditariedade Cite exemplos?

Hereditariedade Específica: é aquela que transmite os agentes genéticos que determinam as características comuns a toda uma espécie. A espécie humana, por exemplo, apresenta atributos físicos e estruturais comuns a todos os seus seres e que nos diferenciam de outros animais.

O que determina as características hereditárias de cada ser vivo?

Nos seres humanos, a transmissão de características hereditárias é conseguida graças à fusão dos gametas. O gameta masculino, o espermatozoide, e o gameta feminino, o ovócito secundário, contêm 23 cromossomos cada.

O que é hereditariedade * sua resposta?

Hereditariedade é o sistema biológico de transmissão de certas características dos seres vivos entre gerações. Para o pleno funcionamento dessa estrutura precisa-se dos genes – pedaço do DNA (ácido desoxirribonucleico) que abriga as informações genéticas.