O que é eletronegatividade na tabela periódica?

O que é eletronegatividade na tabela periódica?

Eletronegatividade: o que é, tabela e mais!

  • O que é eletronegatividade?
  • Propriedades da eletronegatividade
  • Tabela de eletronegatividade
  • Eletropositividade

O que é eletronegatividade na tabela periódica?

Quanto estudamos os elementos da Tabela Periódica, uma propriedade importante para se conhecer é a eletronegatividade. Trata-se de uma questão recorrente nas provas de Química do Enem.

Por isso, vamos apresentar seus conceitos básicos aqui, além de explicar como usar tabelas para inferir a eletronegatividade. Vamos lá?

Esse conceito refere-se a uma propriedade universal dos elementos químicos. Falamos em eletronegatividade para explicar a tendência que todo átomo tem, seja qual for sua composição, de atrair elétrons para si quando estiver ligado a um elemento distinto, por meio de uma ligação covalente.

Propriedades da eletronegatividade

  • Consultando a Tabela Periódica, a eletronegatividade aumentará da esquerda para a direita e de cima para baixo;
  • outro fator que indica o aumento dessa propriedade é a diminuição do raio de um átomo;
  • entre os elementos mais eletronegativos, podemos citar em ordem decrescente: flúor (F), oxigênio (O) e nitrogênio (N).

Tabela de eletronegatividade

Existem algumas formas diferentes para descobrir o valor da eletronegatividade de um átomo. O mais simples é localizá-los na Tabela Periódica. Como citamos acima, quanto mais para direita e para cima da tabela, maior será a quantia dessa propriedade no elemento.

Além dessa forma, é possível calcular o valor exato da eletronegatividade utilizando um recurso como o Diagrama de Pauling. Ele estabelece o valor de tal fator a partir da média aritmética das forças de ligação de dois ou mais átomos, representada pela letra D. A partir desse cálculo, os elementos são alocados na Tabela Periódica e ocupam suas respectivas posições.

Eletropositividade

É um fenômeno similar, só que funciona na direção oposta à eletronegatividade. Se antes falávamos da tendência que um átomo tem de atrair outros elétrons, nesse caso dizemos da tendência de um elemento em perder elétrons de acordo com suas ligações covalentes. Ou seja, na ligação entre dois elementos, o elemento mais eletropositivo é o que perderá mais elétrons ao se juntarem.

Entender a eletronegatividade é necessário para resolver diversos exercícios que envolvem a Tabela Periódica. Que tal testar seus novos conhecimentos em nosso site? Temos exercícios de Química para você ficar fera nessa matéria!

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

  • Tags:
  • eletronegatividade
  • quimica

Eletronegatividade trata-se da tendência que um átomo apresenta em atrair elétrons, quando se encontra ligado a um elemento químico diferente, formando uma substância composta.

A eletronegatividade dos átomos é uma grandeza relativa, pois ao estudá-la, estamos comparando a força de atração exercida pelos prótons no núcleo dos átomos sobre os elétrons que fazem parte da ligação química. Essa força de atração está relacionada com o tamanho do raio atômico, ou seja, quanto menor o tamanho do átomo, maior será a força de atração exercida sobre os elétrons, pois a distância entre o núcleo e o elétron da ligação é menor. Logo, quanto menor for o tamanho de um átomo, maior será sua eletronegatividade.

Uma das escalas mais utilizadas para relacionar a eletronegatividade dos átomos é a escala de Pauling, mostrada na tabela abaixo. Os valores que Pauling obteve estão relacionados com a energia de ionização e a afinidade eletrônica dos elementos. De forma resumida, a energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo isolado (ou íon) no estado gasoso. Logo, quanto maior for o potencial de ionização de um elemento, maior será a sua eletronegatividade.

Já a eletroafinidade ou afinidade eletrônica dos elementos trata-se da energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, “captura” um elétron. Os átomos que apresentam eletroafinidade elevada possuem maior tendência em ganhar um ou mais elétrons, adquirindo, assim, estabilidade eletrônica. Dessa forma, quanto maior for a afinidade eletrônica, maior será a eletronegatividade do átomo.

A eletronegatividade não é definida para os gases nobres. As variações de eletronegatividade apresentados abaixo estão com seus valores arredondados.

Tabela periódica

Na tabela periódica, a eletronegatividade aumenta de baixo para cima nas famílias (grupos) e da esquerda para a direita nos períodos, como está representado esquematicamente na tabela abaixo. Note que a família VIIIA, referente aos gases nobres, foi desconsiderada.

O que é eletronegatividade na tabela periódica?

Tabela de eletronegatividade

Como é a eletronegatividade na Tabela Periódica?

Resumindo: Eletronegatividade é a capacidade que determinados átomos possuem de atrair elétrons. A maneira de saber sobre a eletronegatividade de um átomo é observando sua posição na Tabela Periódica, a Eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.

O que é o que é eletronegatividade?

3,44Oxigénio / Eletronegatividadenull

O que é eletronegatividade é como ela aumenta na Tabela Periódica?

A melhor maneira de identificar a eletronegatividade de um átomo é analisando a Tabela Periódica. Essa propriedade possui um comportamento similar à afinidade eletrônica na tabela. Sendo assim, em uma família, a eletronegatividade aumenta à medida que o número atômico diminui, ou seja, de baixo para cima.