Teste para saber se é ouro

Comprar uma joia de ouro é um momento de grande alegria e que faz a pessoa que a recebe se sentir muito bem. Porém, o momento de alegria pode se tornar de choque quando se descobre que a peça é falsa. Como saber se uma joia é de ouro?

O ouro é um metal nobre que apresenta características como alto brilho e maleabilidade. O ouro puro pode ser amassado através de um simples aperto de mão. Contudo, o que mais se encontra no mercado é o ouro 18K (75% ouro + 25% ligas metálicas).

Então, como saber se a aliança é de ouro de outras formas? Prossiga com a leitura do artigo e descubra isso agora!

Teste para saber se é ouro

Par de Alianças Atacama, Ouro e Terra

Como saber se uma joia é de ouro: 5 dicas que permitem uma fácil identificação

“O ouro verdadeiro é aquele que apresenta boas proporções do metal na composição. Abaixo disso, no Brasil, não é considerado ouro.”

Antes de aplicar testes para saber se é ouro ou não que compõe a sua joia, é importante conhecer os tipos de ouro. O ouro puro é o 24K, que apresenta 100% do metal em sua composição e é a peça mais fácil de amassar.

Os outros tipos de ouro comuns no mercado são:

  • Ouro 18K, que apresenta 18 quilates de ouro e 6 de ligas metálicas (75% + 25%). É também conhecido como ouro 750;
  • Ouro 14K, que apresenta 14 quilates de ouro e 10 de ligas metálicas (58,3% + 41,7%);
  • Ouro 10K, que apresenta 10 quilates de ouro e 14 de ligas metálicas (41,7% + 58,3%). Por ter essa quantidade do metal, as joias de ouro 10K não são consideradas peças de ouro.

Tendo essas informações, veja agora como saber se a sua aliança é de ouro!

1. Procure por sinais de autenticidade

A dica mais básica é buscar por sinais que identificam o ouro como de verdade. Em geral, as lojas identificam os quilates na parte interna da joia (como 24K, 18K ou 750, 14K, etc).

Todos os fabricantes devem colocar o timbre com a proporção do ouro na composição, pois isso torna mais fácil a sua identificação.

Obs: você também pode fazer o contrário e buscar por sinais de não autenticidade, como oxidação, cor desbotada e marcas estranhas.

2. Como saber se é ouro com um imã

Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia.

Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro. Contudo, não é um teste para saber se é ouro 100% infalível: hoje em dia, há muitos metais não magnéticos para compor as joias.

3. Como saber se é ouro com ácido nítrico

O ácido nítrico é um dos métodos mais confiáveis para descobrir a pureza do ouro e da prata. Quando manuseado com cautela, é um teste bastante simples:

  1. Limpe a joia de ouro com uma flanela e aplique gotas do ácido nítrico usando um conta-gotas. É importante que a peça esteja em cima de um recipiente de aço inoxidável.
  2. Espere alguns minutos e veja a cor da reação do ácido nítrico: se for verde, a joia foi banhada a ouro. Se for branco e leitoso, é uma peça de prata folheada a ouro. Se não houver mudança, a joia é de ouro verdadeiro.

4. Como saber se é ouro com vinagre

Como saber se é ouro com vinagre? Esse é um teste simples e mais fácil de fazer do que o outro com ácido nítrico. Para realizá-lo, siga o passo a passo:

  1. Limpe bem a joia de ouro com uma flanela e aplique duas ou três gotas de vinagre.
  2. Espere um pouco e observe a cor da peça. Se não ocorrer mudança de cor, realmente é ouro de verdade (metal nobre não oxida). Se existir uma reação e a joia começar a ter outra cor, então é apenas uma peça banhada.

É prático de aprender como saber se é ouro com o vinagre, porém, há riscos: se você gosta da joia, saiba que existe a chance de estragar ela com esse teste.

5. Teste com uma peça de cerâmica

Um último teste para saber se é ouro é esfregar a joia numa peça de cerâmica. Se a peça ficar marcada com um risco preto, isso significa que a sua joia não é verdadeiramente de ouro. Se ficar um rajado dourado, então ela é de ouro verdadeiro. Além disso, o esfregar deve ser suave e delicado, de forma a não danificar a joia ou a peça de cerâmica.

Teste para saber se é ouro

Momento de Criação, Ouro e Terra

Como saber se a aliança é de ouro? Busque um profissional!

Caso não saiba se a sua joia é de ouro (ou duvide da qualidade do ouro), você pode: levar ela para uma loja nossa ou nos enviar pelos correios com seguro. Nós realizamos uma análise gratuita da sua peça.

Dependendo do resultado, você pode usar o ouro para fazer uma nova joia, o que diminui o preço da nova para você.

Então, como pode ver, há mais de uma forma de como saber se uma joia é de ouro, seja em casa ou numa de nossas lojas. Com isso, você não corre mais o risco de “comprar gato por lebre”!

Como sei se é ouro ou não?

O teste do ímã Ele é possível pois o ouro é um metal não-magnético, ou seja, não é atraído por ímãs. Por isso, ao aproximar o ímã de uma peça, você deve notar se há algum tipo de atração entre eles. Caso isso ocorra, infelizmente, sua joia não é feita de ouro, ou leva outros metais (magnéticos) na composição.

Qual vinagre usar para testar ouro?

O vinagre branco é a variante mais ácida e funciona melhor para os testes de ouro, além de ser transparente, o que facilita ver a mudança de cor do metal. Use um conta-gotas para controlar bem a quantidade de vinagre aplicada no ouro, mas encha o recipiente para poder fazer um teste adequado.