O que é CVV no cartão Inter?

O CVV do cartão de crédito é o código de verificação do cartão (Card Verification Value). Ele é composto por 3 dígitos e funciona como senha para compras online ou por telefone.

Diferente do número do cartão de crédito, o código CVV não fica gravado no cartão. Ele é impresso discretamente na parte de trás do cartão e pode ser identificado por se tratar dos 3 números isolados.

Todo cartão de crédito e de débito possui código CVV. Embora seja indispensável na hora de fazer uma compra online, muitas pessoas ainda não sabem onde fica o CVV e quais medidas de segurança devem tomar em relação a ele.

Neste artigo, explico:

  • Qual é o objetivo do CVV
  • Onde fica localizado o CVV do cartão de crédito
  • Quando e como usar o CVV
  • Dicas de segurança para proteger o CVV do cartão

Qual é o objetivo do CVV?

O objetivo do código CVV é proteger o cartão de crédito contra roubo, fraude ou transações não autorizadas. Isso significa que, mesmo que alguém consiga o número do seu cartão, essa pessoa não vai conseguir fazer transações sem o código CVV.

Onde fica o CVV do cartão de crédito?

Localizar o código CVV é simples. Ele é um número de 3 dígitos e está, normalmente, no verso do cartão de crédito/débito. Contudo, é importante ficar atento e não confundir. No verso do cartão também podem estar os números do cartão e data de validade.

Observe a imagem abaixo. O código CVV normalmente está localizado na área indicada pelo circulo vermelho.

O que é CVV no cartão Inter?
Localização do CVV

Em alguns cartões o código CVV aparece em área diferente (ainda no verso), como no caso do cartão Nubank, Inter e outros:

O que é CVV no cartão Inter?
Código CVV no cartão Nubank, Inter

O código CVV sempre será de três dígitos, em alguns cartões ele está na frente de “Cód.” ou “cvv“. Também é comum o código estar impresso em itálico (exemplo: 123) e sempre separado de outros números.

Onde fica o CVV do cartão Nubank:

O CVV do cartão de crédito Nubank está localizado na parte de trás do cartão. Mesmo nos cartões mais antigos, onde nome e número aparecem na frente, o CVV está na parte de trás.

Onde fica o CVV do cartão Inter:

O cartão Inter segue o mesmo padrão dos demais cartões, o código CVV fica no verso do cartão. No verso estão os números do cartão, agência e conta, validade mm/aa e “Cód“. “Cód” é onde indica o CVV de três dígitos.

O que é CVV no cartão Inter?
O CVV do cartão Inter fica rotulado como “Cód” no verso do cartão

Outros cartões de crédito e débito, como cartão poupança Caixa, cartão Next, cartão C6, Santander SX, etc. O código CVV aparece no verso do cartão, alguns estão rotulados como “Cód“, “CVV2“, “CVC” ou mesmo CVV. No fim, significam a mesma coisa.

Se mesmo após essas dicas você ainda não conseguir encontrar o código CVV, entre em contato com seu banco para obter mais informações.

Quando e como usar o CVV:

Muitas pessoas confundem o código CVV com senha pessoal do cartão. O CVV deve ser usado para fazer compras online ou por telefone. Como mostra toda página de pagamento online, é solicitado nome do titular do cartão, número do cartão, data de validade (mm/aa) e o CVV:

O que é CVV no cartão Inter?
Página de pagamento (Crédito: screenshot/Lucas Mendes)

Já quando você vai fazer uma compra presencial, você faz o pagamento por aproximação ou passa o cartão e informa a sua senha pessoal (criada quando fez o cartão e usada para desbloqueios, etc.). Em compras presenciais, passando o cartão ou por aproximação, nunca será solicitado o CVV.

Dicas de segurança para proteger o CVV do cartão

Em posse do cartão de crédito e CPF, qualquer pessoa poderá usá-lo para fazer uma compra online. Por isso, tomar medidas de segurança é importante para evitar que outras pessoas façam o uso não autorizado do seu cartão.

  • Não entregue seu cartão a terceiros. Quando solicitado para passar na maquininha, certifique-se de está sendo feito na sua presença;
  • Não informe o código de segurança CVV para terceiros. Esse código só será solicitado em compras online, nem mesmo o seu banco solicitará esse código;
  • Não compartilhe fotos do seu cartão de crédito. Quando achar legal publicar uma foto, certifique-se que nenhum dado como número e CVV esteja visível;
  • Use o cartão de crédito apenas em sites seguros. Certifique-se que o site possua HTTPS. Veja aqui como evitar clonagem do cartão de crédito.

Conclusão

Espero que este artigo tenha respondido todas suas dúvidas em relação ao código CVV do cartão de crédito. Se restou alguma dúvida, fique à vontade em fazer um comentário abaixo ou entrar em contato conosco.

Fontes: Serasa | Mobills | Wikipedia | Banco Inter | Nubank

O que é o CVC do cartão Inter?

O código de verificação do cartão, ou CVC *, é um extra código imprimido no seu cartão de crédito ou débito. Com a maioria dos cartões (Visa, MasterCard, cartões bancários, etc.) é os finais três dígitos do número imprimido na faixa de assinatura no verso do seu cartão.

Como ver o CVV do cartão Inter pelo aplicativo?

CVV do cartão virtual Da mesma forma que o cartão de crédito físico o cartão virtual também tem um CVV para autenticar as transações, a única diferença é que na versão digital o código aparece na frente do cartão que, por sua vez, fica na área de cartões do aplicativo.

Onde fica o CVV do cartão de débito?

O CVV, CVC, CVE ou código de segurança corresponde aos 3 números que aparecem no verso do cartão físico. No cartão de débito virtual, é visualizado nos canais Internet Banking CAIXA, Mobile Banking CAIXA e CAIXA Tem.

Onde fica o CVV do cartão de crédito?

Onde fica o código de segurança do cartão? Depende. No cartão físico, o CVV fica, normalmente, no verso do cartão. Mas no caso do cartão virtual, o número fica na mesma tela das outras informações, como validade, número do cartão e nome do titular.