O que é a fosfoetanolamina e como está relacionada ao tratamento do câncer?

CampusFaculdade Integral Diferencial - DeVry | FacidTítulo do TrabalhoFOSFOETANOLAMINA – A PÍLULA DO CÂNCERAutores

  • Ivan Ribeiro da Silva
  • CRIS HELLANY DA PAIXÃO LEITE
  • Alicia Cristina Porto Silva
  • Gabrielle Oliveira De Sousa
  • Gabriela Teixeira Nogueira
  • Maria Eduarda Barroso Praxedes
ModalidadeResumo expandidoÁrea temáticaFarmáciaData de Publicação04/07/2017País da PublicaçãoBrasilIdioma da PublicaçãoPortuguêsPágina do Trabalhowww.even3.com.br/Anais/mpct2017/47365-FOSFOETANOLAMINA--A-PILULA-DO-CANCERISSN2238-2208Palavras-ChaveFosfoetanolamina . Sistema Imune. CâncerResumoINTRODUÇÃO: Câncer é um vocábulo utilizado para a descrição de um conjunto de mais de 100 doenças, em nível citomolecular, apresentando em comum o crescimento desordenado de células que atacam tecidos e órgãos vizinhos. A terapêutica do câncer é baseada, em forma geral, pelo método da quimioterapia, recentemente a utilização dos compostos que fazem uso do sistema imune tem sido bem notória por parte da comunidade científica, uma vez que, as evidências a favor do sistema imunológico atuam no combate à formação tumoral, estudos recentes demostram que o sistema imune não atua somente na erradicação de células tumorais, porém pode agir selecionando os tumores emergentes, caracterizando a “imunoedição”. A fosfoetanolamina é um aminoácido (molécula que compõe uma proteína) que é responsável pela sinalização molecular e é relacionada ao reajuste do potencial de membrana mitocondrial, que possibilita a ativação de diversos eventos celulares, incluindo o apoptótico. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo apresentar dados sobre o estudo da composição fosfoetanolamina no tratamento do câncer. Métodos: Foram utilizados os artigos disponíveis online nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico; SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), nas línguas portuguesa e inglesa. Como critério de inclusão e exclusão foram excluídos os que não se tratavam o assunto proposto. Também foi utilizado um site renomado da saúde brasileira, o “datasus.gov.br”. Resultados: As pesquisas realizadas tiveram como resultado que o uso da composição fosfoetanolamina tem potenciais benefícios aos pacientes com câncer, no entanto também há possibilidade de complicações, já que a composição ainda se encontra na fase de testes e está em processo de aprovação pela ANVISA. Conclusão: Através das pesquisas observa-se que pelo fato da composição fosfoetanolamina agir de forma mais branda quando comparada com o tratamento atual utilizado para o tratamento de câncer, seja ele a quimioterapia, radioterapia e outros. Em resultado disso, este novo cenário traz uma terapia individualizada, onde cada paciente recebe um tratamento personalizado segundo suas características genéticas e responsividade ao tratamento.

Título do EventoMostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017Cidade do EventoFortalezaTítulo dos Anais do EventoAnais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017Nome da EditoraEven3Meio de DivulgaçãoMeio DigitalDOI Obter o DOI

Como citar

SILVA, Ivan Ribeiro da et al.. FOSFOETANOLAMINA – A PÍLULA DO CÂNCER.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47365-FOSFOETANOLAMINA--A-PILULA-DO-CANCER>. Acesso em: 24/09/2022 07:52

Trabalho

O que é a fosfoetanolamina e como está relacionada ao tratamento do câncer?

O que é a fosfoetanolamina e como está relacionada ao tratamento do câncer?
Deborah Maxx e Istock /

Publicidade

Publicidade

1. Devo usar a “pílula do câncer”?

Segundo especialistas, ainda não é o momento! Isso porque faltam estudos controlados em seres humanos para comprovar o verdadeiro efeito da droga. Hoje, existem diversas opções para o tratamento do câncer. A maior parte delas, inclusive, com respostas animadoras, que possibilitam até a cura da doença quando o diagnóstico é precoce. Mas para chegar nesse estágio, os fármacos passam por diversos estudos clínicos. O objetivo é garantir ao paciente a eficácia e segurança para o uso.

2. A fosfo é a cura para todos os tipos de tumor?

O câncer não é uma doença única. E cada tipo tem a sua particularidade, o que exige um tratamento específico e diferenciado. Sem estudos clínicos, não podemos dizer que a fosfo tem a capacidade de curar todos os diferentes tumores.

3. Quero tomar mesmo sem o resultado dos estudos. Qual a dose?

Até o momento, não se sabe ao certo qual a maneira correta de tomar a Fosfoetanolamina. Quantos miligramas devem ser ingeridas? Quantos comprimidos cada pessoa deve (e pode) tomar? Teremos as respostas para essas perguntas apenas quando os estudos clínicos forem finalizados.

4. Quero parar o meu tratamento para tomar a fosfo. Posso?

De acordo com os médicos, parar o tratamento convencional — constituído de quimioterapia, radioterapia, outros medicamentos ou cirurgia — está totalmente fora de questão. Como já vimos, ainda não se sabe quais os reais benefícios e malefícios que a pílula pode trazer ao paciente e, por isso, não faz sentido parar uma abordagem terapêutica já testada cientificamente. É melhor não trocar o certo pelo duvidoso.

Continua após a publicidade

5. Essa seria minha última alternativa. O que eu faço, então?

Por razões diversas, alguns tratamentos convencionais não apresentam os resultados esperados. Hoje em dia, há uma série de cuidados paliativos que controlam os sintomas de uma doença em estágio avançado e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente e seus familiares. Apesar de a palavra “paliativo” estar comumente associada ao fim da vida, o objetivo é tratar uma condição sem cura da maneira mais adequada possível. Eles não são sinônimo de falta de esperança — e vem conquistando cada vez mais espaço.

6. A vida é minha! Então, posso escolher o que quero fazer…

É verdade que os cuidados com o corpo são individuais e cada pessoa é livre para tomar as decisões que bem entende. Porém, é imprescindível estar ciente dos riscos de se ingerir medicamentos sem a comprovação cientifica de que são seguros.

7. Tenho outras saídas?

Converse com o  médico e esgote as possibilidades de utilização de terapias disponíveis para o seu caso. As alternativas naturais, como a homeopatia, e até as saídas espirituais, baseadas na fé de cada um, também podem ser excelentes opções para complementar o tratamento convencional. Além disso, você pode acompanhar os resultados dos estudos que vêm sendo feitos com a substância. Os relatórios estão disponíveis na internet.

Com informações do movimento “Todos Juntos contra o Câncer”, que reúne representantes de associações de pacientes, hospitais, representantes do governo e sociedades médicas e científicas.

Leia mais sobre a fosfo aqui.

Continua após a publicidade

  • Câncer
  • Medicina
  • Prevenção e Tratamento
  • Saúde - Câncer
  • Tratamentos alternativos

Informação confiável salva vidas. Assine Veja Saúde e continue lendo.

Como a fosfoetanolamina pode curar o câncer?

Dessa forma, em teoria, a ingestão da fosfoetanolamina sintética, em maiores quantidades do que aquelas que são produzidas pelo corpo, tornaria o sistema imune mais capaz de identificar e "matar" células tumorais, potencializando a cura do câncer.

O que é a fosfoetanolamina e para que serve?

A fosfoetanolamina sintética é uma substância química que tem sido utilizada no Brasil no combate ao câncer, mas que não possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela liberação da utilização e da comercialização de medicamentos no país.

Pode fazer quimioterapia e tomar fosfoetanolamina ao mesmo tempo?

Como ainda não há nenhuma evidência científica a respeito da segurança e eficácia da fosfoetanolamina no tratamento do câncer em seres humanos, o A.C.Camargo não recomenda e não indica à utilização da substância, até que sejam concluídos os estudos clínicos.

Quanto custa a fosfoetanolamina?

Brasileiros interessados, segundo eles, terão de fazer a compra diretamente nos Estados Unidos ou receber o produto pelo correio. Questionado em sua página do Facebook sobre o preço do suplemento, Almeida afirmou a uma internauta que cada cápsula custaria por volta de R$ 3,80.