O que diferencia as atividades do meio rural e do meio urbano?

Contrário do meio urbano, que são as cidades, meio rural pode ser destinado a produção ou preservação ambiental. O meio rural, ou zona rural como também é chamado, é o ambiente fora das zonas urbanas, ou seja, fora das cidades, em área de campo.

Normalmente o meio rural é destinado à produção agrícola e todas as atividades do setor primário, em região não urbanizada.

O que diferencia as atividades do meio rural e do meio urbano?

O que é meio rural?

O meio rural são os locais que se diferenciam do meio urbano, principalmente pela paisagem, onde há muitas áreas verdes naturais e cultivadas.

Em alguns locais pode até parecer difícil diferenciar o meio rural do urbano pela proximidade e integração que ocorre entre eles. Mas geralmente a paisagem se encarrega de fazer essas distinções.

Na área rural é comum ter menos construções, exceto onde há pequenas comunidades de moradores e nas fazendas e propriedades rurais que constroem armazéns para armazenar grãos.

A área rural é muito utilizada para a produção agrícola e agropecuária, além do extrativismo e áreas de conservação e preservação da fauna e flora.

Além disso, também existe o turismo rural, que vem ganhando destaque no cenário nacional, permitindo que as pessoas que vivem nas cidades possam usufruir de momentos junto da natureza e conhecendo um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas no campo.

Meio rural e meio urbano

Na geografia, o conceito de meio rural e meio urbano é para diferenciar esses dois espaços geográficos.

O meio urbano possui características bem específicas, como um maior número de moradores nas cidades, construções e infraestrutura como asfaltos, transportes, hospitais, escolas, indústrias, áreas residenciais, comércio, dentre outros detalhes.

Meio rural no Brasil

O espaço rural brasileiro é bastante diversificado. São vários biomas que formam o cenário nacional de norte a sul, cada lugar com suas características específicas.

O campo concentra grandes fazendas produtoras de grãos, frutas ou gado, ou ambos ao mesmo tempo. Além disso, também há as pequenas propriedades da agricultura familiar e aqueles que produzem apenas o que consomem.

Porém, o meio rural passou nas últimas décadas por modificações, como o êxodo rural, que é a migração das pessoas do campo para a cidade. Mais recentemente, o campo também passa por modificações trazidas pelos avanços tecnológicos, que visam facilitar a vida no campo e aprimorar os métodos de produção.

O que diferencia as atividades do meio rural e do meio urbano?

De acordo com o Censo Agropecuário 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área com produção rural no Brasil cresceu 5% em 11 anos – já que o último Censo agro havia sido realizado em 2006.

O Censo também demonstrou uma maior participação de mulheres e idosos na zona rural neste período. O IBGE trouxe também a informação de que mais de 15 milhões de pessoas estão ocupadas com atividades ligadas ao campo.
Entretanto, viver na área rural pode ser um pouco mais difícil em alguns lugares do Brasil, inclusive com falta de energia elétrica e também pela distância da população do interior até serviços básicos, como saúde e escolas.

Portanto, nesse sentido, o meio rural é o que dá sustento para muitas famílias brasileiras e garante os bons números da produção agro nacional. Porém, há muitos desafios pela frente para o campo, bem como no meio urbano também.

O que diferencia as atividades do meio rural e do meio urbano?

Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

É comum lermos ou ouvirmos por aí as expressões “rural” e “agrário”, muitas vezes tratadas como sinônimos. Mas, afinal, qual a diferença entre elas?

O rural, ou, mais precisamente, o meio rural, é um termo mais amplo que envolve todo o espaço não constituído por cidades. Ele envolve práticas agrárias e não agrárias. Por outro lado, o meio agrário é aquele em que se realizam práticas econômicas e sociais eminentemente relacionadas sobretudo com o setor primário, sejam elas agrícolas, pecuárias ou extrativistas.

Portanto, o espaço rural é composto por paisagens que, nem sempre, são humanizadas, envolvendo áreas de reservas florestais não ocupadas ou não diretamente transformadas pelas atividades humanas. Assim sendo, podemos dizer que nem todo o meio rural é um espaço geográfico, ou seja, aquele espaço composto pelas sociedades e suas práticas.

Podemos dizer então que o espaço agrário é apenas uma parte do meio rural?

Nem sempre. Existem algumas práticas agrárias que se manifestam no espaço urbano, embora isso seja cada vez mais raro. Um exemplo é o cultivo de hortaliças em um bairro urbanizado ou a existência de uma chácara – ou até um conjunto delas – em uma zona urbana. Essas são práticas e constituições agrárias no espaço das cidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, existem práticas urbanas no meio rural. É o caso, por exemplo, dos resorts, spas, hotéis-fazenda, clubes esportivos e, em uma tendência mais recente, de alguns condomínios fechados que se encontram em locais propositalmente afastados das cidades.

O que diferencia as atividades do meio rural e do meio urbano?

Hotel-fazenda: prática urbana no meio rural *

No atual momento do capitalismo, a urbanização do meio rural é cada vez mais frequente. Isso porque esses locais citados acima atualmente são possíveis graças aos avanços dos transportes e das comunicações, que permitem o rápido contato entre o espaço das cidades e as localidades mais afastadas. Diante disso, conclui-se que o rural vai se tornando cada vez mais uma mera extensão das cidades, estando diretamente vinculado e subordinado a elas.

____________________

* Créditos da Imagem: Ben Brooksbank e Wikimedia Commons

Qual é a diferença entre o meio rural e o meio urbano?

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Qual é a diferença entre a população urbana e rural?

Desta maneira, é urbana toda a população residente em aglomerados populacionais com mais de 1.000 habitantes. A população rural é formada pelos moradores dos aglomerados populacionais com menos de 1.000 habitantes e pela população residente fora de aglomerados populacionais.

Quais são as diferenças e quais são as semelhanças entre a área urbana e rural?

Além disso, a densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As pessoas que vivem nas cidades constituem a comunidade urbana. ... Zona Rural e Zona Urbana: Diferenças..

Quais são as principais diferenças entre o campo ea cidade?

Nas cidades, as casas ou apartamentos são construídos bem junto uns dos outros. A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc. As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras.