O que define a intensidade de um som?

O que define a intensidade de um som?

Primeiro, o que é som? Respondendo essa questão, o som é resultado da vibração produzida quando corpos são colocados em vibração, que se propaga no ar (meio) em forma de ondas sonoras até chegar em nossos ouvidos. A intensidade de um som se define pelas noções de fraco ou forte, e está relacionado à energia de vibração da fonte.

Ao contrário do que se diz popularmente, um som não fica alto ou baixo de acordo com sua intensidade: isso diz respeito à altura! Ou seja, se ele está mais grave ou agudo, e não tem relação alguma com a força ou volume do som.

Timbre

É ele quem distingue a qualidade de um instrumento para outro ou entre vozes de cantores, é a "cor" do som. O timbre está intimamanete relacionado com o material da fonte sonora (um instrumento de madeira ou de ferro, por exemplo) e até mesmo com a forma como um instrumento é tocado (com os dedos, com baquetas, martelos, etc).

A diferença entre timbres é definida também pela diferença dos harmônicos de cada fonte sonora.

Altura

A altura é quem define se os sons são graves ou agudos, dependendo do número de vibrações. Se as vibrações forem rápidas, são agudas, e quanto mais lentas ficam, mais graves.

Quando escolhemos as notas musicais para compor uma melodia, estamos trabalhando com diferentes alturas de notas. Podemos dizer que cada nota musical é uma altura diferente.

Duração

Depende se as vibrações são curtas ou longas, a duração do som é o tempo em que ele permanece soando.

Cuidado!

Os conceitos são fáceis de confundir e também de serem aplicados errado. Aposto que você nunca imaginou que estava errado ao dizer "Que som alto", não é mesmo? Pois saiba que o correto é "Que som forte"! Fique atento e siga estudando.

Se você gostou desse artigo, confira também nosso artigo sobre: notas musicais.

O que define a intensidade de um som?

O que é intensidade do som Qual sua unidade de medida?

Em termos acústicos a intensidade é o valor médio do fluxo de energia por unidade de área perpendicular à direção de propagação, medida em watt por metro quadrado (W/m2). O Nível de Intensidade Sonora é expresso em decibels tomando-se como referência I0=10-12 W/m2.

Como é chamado a intensidade?

Intensidade sonora refere-se à percepção da amplitude da onda sonora. Frequentemente também é chamada de "volume" ou "nível de pressão sonora". Como ocorre com muitas outras grandezas, a percepção da intensidade pelo ouvido humano não é linear, mas logarítmica.

O que quer dizer a sigla dB?

Unidade de medida do nível do som, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica. A escala utilizada não é linear, mas logarítmica.

Qual a diferença entre altura e intensidade do som?

A altura nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave. O fator que determina a altura do som é a frequência da onda. Sabemos que o ouvido humano é capaz de captar sons na faixa de frequência que vai de 0 Hz.

Como calcular a intensidade do som?

  • A intensidade do som pode ser calculada se fizermos a razão da potência de uma onda sonora, ou seja, a quantidade de energia que ela emite a cada segundo, com a área cuja reta normal (uma reta que faz 90º com a superfície) é definida pela direção de propagação do som.

Qual a intensidade do som mais fraco que podemos escutar?

  • Significa que a sua intensidade é 108 vezes maior que a intensidade do som mais fraco que podemos escutar (limiar audível: 10-12 W/m²), ou seja, 100 milhões de vezes mais intenso. De modo similar, um som de vezes mais intenso que um som de 10 dB, uma vez que a diferença entre essas intensidades sonoras é de 20 dB (10.10).

Quais são as medidas de intensidade sonora?

  • Já os sons fracos e fortes estão relacionados com a intensidade do som, isto é, “volume alto” e “volume baixo”. Como as medidas de intensidade sonora caracterizam números muito pequenos, usamos uma medida que as relaciona com o menor som que pode ser ouvido pelos seres humanos.

Quais são os sons de grande intensidade?

  • Sons de grande intensidade são capazes de transferir grandes quantidades de energia a cada segundo, podendo causar danos à audição, por exemplo. Cuidado para não confundir as qualidades do som. Sons altos e baixos dizem respeito, respectivamente, a sons de alta frequência (sons agudos) e sons de baixa frequência (sons graves).

Que determina a intensidade do som?

A intensidade do som pode ser calculada se fizermos a razão da potência de uma onda sonora, ou seja, a quantidade de energia que ela emite a cada segundo, com a área cuja reta normal (uma reta que faz 90º com a superfície) é definida pela direção de propagação do som.

O que significa intensidade o som?

É o fluxo de energia por unidade de área. Refere-se ao produto da pressão pela velocidade das partículas em um meio fluido, o que é equivalente à potência recebida por unidade de área.

O que determina a altura é intensidade do som?

O fator que determina a altura do som é a frequência da onda. Sabemos que o ouvido humano é capaz de captar sons na faixa de frequência que vai de 20 Hz a 20000 Hz.

Como é conhecida a intensidade do som?

A intensidade, também conhecida como volume, é a quantidade de energia que se aplica a um corpo sonoro e é medida em Decibel (dB), em homenagem ao engenheiro Alexander Graham Bell.