O que colocar no curriculo quando não tem experiencia

A jornada acadêmica não deve ser um período exclusivamente dedicado às aulas, trabalhos e provas, né?

O que colocar no curriculo quando não tem experiencia

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, montar um currículo competitivo se torna uma tarefa ainda mais desafiadora, principalmente para candidatos sem experiência profissional. Por isso, torna-se importante que os profissionais busquem meios para se destacar na busca por uma vaga.

Pensando nisso, a psicóloga Marta Brandão, Analista de Carreiras da Unifametro, listou algumas dicas importantes sobre o que colocar no currículo quando você ainda não possui experiência profissional.

Confira!

1 – Estágio extracurricular

A prática do estágio é uma excelente maneira de confirmar a escolha da profissão, agregar valor ao currículo, fazer networking, desenvolver e aprimorar competências e habilidades.

Na Unifametro você conta com o Carreiras, área voltada para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, contribuindo para sua inserção ou recolocação profissional. No Unifametro Carreiras você encontra vagas de estágios, efetivas, capacitações e o serviço de consultoria de carreira. Além disso, o setor é responsável pela gestão administrativa e legal dos estágios não obrigatórios realizados pelos alunos dos cursos de Graduação e Pós-graduação, sendo responsável pela intermediação, análise e assinatura dos documentos.

2 – Participação em Projetos de iniciação cientifica e monitoria

Uma das melhores formas de explorar e se experimentar na carreira acadêmica é por meio dos programas de monitoria, de iniciação científica e participação em grupos de pesquisa.

Na Unifametro você conta com a Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM), que proporciona à comunidade acadêmica o exercício científico que integra a teoria, o método e a criatividade, como práticas acadêmicas essenciais para a produção do conhecimento e do entendimento da realidade, assim como para a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional e cidadã dos estudantes.

3 – Atuação em Projetos de extensão

Os Projetos de extensão são atividades que envolvem a interação da universidade com a sociedade. A participação e o envolvimento em projetos de extensão e acadêmicos são ótimas oportunidades para você demostrar habilidades como trabalho em equipe, inovação e liderança, por exemplo.

Se você ficou interessado, converse com os seus professores e coordenação do curso e veja as possibilidades de atuação. Além disso, fale também com o Núcleo de Extensão e Responsabilidade (NERS) e tire suas dúvidas.

4 – Serviço Voluntário

O serviço voluntário pode ser um diferencial no mercado de trabalho, uma vez que muitas empresas valorizam as atividades voluntárias, especialmente se forem relacionadas à própria área de atuação no mercado.

5 – Idiomas e ferramentas imprescindíveis para a sua área de formação

Como o candidato não possui experiência, é importante mostrar que tem outras habilidades que poderão ser utilizadas. Exemplos: domínio de outras línguas, de ferramentas como o Excel, conhecimento nos sistemas Fortes e TOTVS, dentre outros.

6 – Trabalhos informais (desde que se relacione com a vaga)

Para profissionais em início de carreira, é válido descrever experiências, mesmo não tendo trabalhado formalmente. Você pode apresentar experiências informais como um trabalho freelancer, autônomo, um intercâmbio ou uma vivência fora do país, por exemplo. O importante é que o candidato consiga destacar, durante a entrevista, alguma característica que possa ser relevante para a vaga.

Por exemplo: vender doces na faculdade pode e deve ser colocado no currículo como uma experiência, já que demonstra habilidades como iniciativa, proatividade, habilidades de vendas e negociação.

7 – Trabalho temporário

O trabalho temporário possui um prazo determinado. As empresas buscam candidatos para substituir algum profissional por um período ou por conta do aumento da demanda, como o comércio em datas especiais. Essa experiência é uma excelente maneira de desenvolver e aprimorar habilidades, ampliar rede de contatos e existe a possibilidade de ser efetivado.

8 – Adquira e amplie conhecimentos participando de cursos, oficinas, palestras e lives

Adquira e expanda conhecimentos tanto na sua área de formação, como conhecimentos para se manter atualizado diante das mudanças no mercado. Grandes instituições têm oferecido cursos online, gratuitos e com certificados. Essa pode ser uma excelente oportunidade para você dar um “up” no seu currículo e ficar ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

Vale destacar que a Unifametro conta com o programa Expandir, vinculado ao Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social (NERS). O programa oferece cursos gratuitos de curta duração para alunos e comunidade, com ofertas todos os meses.

9 – Participe de eventos voltados à sua área de formação

Participar de eventos é muito importante, mesmo que de forma virtual, pois pode ser uma boa fonte de contatos com profissionais de diversas áreas do conhecimento, uma excelente maneira de desenvolver novos conhecimentos, além de ser uma estratégia de se manter atualizado, já que novas ideias, debates e discussões sempre surgem ou acontecem.

Você pode citar feiras, congressos, seminários, mesas redondas, simpósios e jornadas, sempre se perguntando se o evento tem relação de alguma forma com o que você deseja para sua carreira.

10 – Construa e cultive uma boa rede de networking

Construir, ampliar e cultivar sua rede de contatos é fundamental para se inserir ou se recolocar no mercado de trabalho. Colegas e chefes de empresas anteriores, colegas da faculdade, professores, pessoas que você adicionou e as empresas em que você gostaria de trabalhar são bastante importantes. Mas, para garantir que você seja lembrado quando alguém precisar de um profissional com seu perfil, é importante que sua rede de contatos saiba que você está buscando novas oportunidades.

Como fazer um bom currículo para quem não tem experiência?

Saiba como montar o seu primeiro currículo (mesmo sem experiência....
Comece pelas informações pessoais, mas sem exagero..
Defina um objetivo profissional..
Destaque a sua formação acadêmica e extracurricular..
Mencione sua experiência com trabalhos voluntários..
Destaque suas qualificações profissionais..

Precisa colocar que não tem experiência no currículo?

A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano de conclusão ou previsão de término. Como o candidato não possui experiência, ele deve mostrar que tem outras habilidades que poderão ser utilizadas no emprego. As experiências no mercado informal são válidas e podem ser citadas.

Quem nunca trabalhou o que colocar na experiência profissional?

O que colocar no currículo se nunca trabalhei?.
Dados Pessoais. Esta deve ser a primeira informação do currículo. ... .
Habilidades e competências técnicas. Liste todas as suas habilidades que sejam úteis à vaga. ... .
Experiência (em estágios ou voluntariados!) ... .
Formação. ... .
Línguas. ... .
Cursos e outras atividades..

O que responder quando não tem experiência na área?

Quando você não tem experiência, deve considerar outras situações da vida – pessoal ou estudantil, por exemplo – para responder às perguntas do recrutador. Se ele perguntar, por exemplo, como você trabalha em equipe, a dica é citar situações em que isso tenha acontecido durante um trabalho da escola ou da faculdade.