Oque colocar na bio do instagram

Você sabe por que a bio para loja virtual Instagram é um elemento tão essencial para perfis comerciais? A bio da sua loja virtual é aquela momento que os olhares se cruzam e a paquera começa: é quando a pessoa decide se vai continuar no perfil da sua loja ou vai procurar outra. Saber o que colocar na bio do Instagram pode atrair clientes e gerar vendas!

Show

Instagram não é só foto, viu? Existem outros campos e recursos que precisam de atenção, como a biografia (ou bio, para os íntimos).

A bio para Instagram é aquele campo bem pequenininho que nem sempre recebe a devida atenção, sendo preenchido às pressas assim que uma conta é criada. Mas você sabia que a bio do Instagram é uma parte muito importante da presença de uma loja na rede social? 

É ela que dá as boas-vindas aos usuários que encontram o perfil da loja, sintetiza as principais informações sobre o negócio e converte visitas em vendas e seguidores.

Hoje você vai descobrir como uma bio para Instagram pode ser um recurso importante para o sucesso da sua conta na plataforma. 

Nesse post, vamos compartilhar algumas dicas e ideias importantes sobre como usar a bio para Instagram na hora de chamar a atenção dos clientes, ganhar curtidas, impulsionar o número de vendas online e aumentar o alcance orgânico da marca.

Além disso, também vamos mostrar alguns exemplos para quem está atrás de ideias sobre o que colocar na bio do Instagram. 

Vamos começar?

Quer vender mais pelas redes sociais e bombar sua loja? Faça nosso curso de Marketing Digital. É grátis!

Bio para Instagram: o que é?

Em primeiro lugar, precisamos lembrar que a bio para Instagram é um campo editável no qual você pode inserir uma breve descrição sobre o perfil criado na rede social.

Esse campo é exibido logo abaixo do nome de usuário e da foto de perfil, e é bem restrito: tem apenas 150 caracteres e pode incluir só um link externo. No entanto, você pode inserir nesse espaço alguns emojis ou dados como e-mail, site e endereço físico da marca.

Ah, e não se esqueça do nome de usuário, viu? O ideal é que ele contenha o nome da marca, para que o perfil seja encontrado com mais facilidade.

Simples, né? É que o verdadeiro desafio é este aqui embaixo:

O que colocar na bio para loja virtual no Instagram?

Oque colocar na bio do instagram

Definir o que é uma bio para Instagram é simples; difícil mesmo é decidir o que colocar nesse espaço tão pequeno e tão importante.

A notícia boa é que dá para fazer muita coisa com apenas 150 caracteres. Vejamos, então, 6 dicas sobre o que colocar na bio para loja virtual do Instagram.


Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!

1. Diga quem é você e sinalize o nome de usuário na bio da sua loja

A primeira coisa que sua biografia de loja virtual no Instagram deve fazer é explicar o que o seu negócio oferece, e para quem.

Isso é extremamente importante, pois você precisa fornecer informações relevantes para novos visitantes que estão acessando o perfil da loja virtual pela primeira vez. Você não terá a atenção deles por muito tempo, então é importante caprichar com um texto conciso e objetivo (sem perder a personalidade, claro).

E também vale lembrar que uma bio para loja virtual no Instagram de qualidade não precisa usar somente palavras. Você pode se destacar com:

  • fontes personalizadas que combinam com as fotos e com a estética da marca (digite o texto no LingoJam; depois, é só copiar e colar o texto estilizado na bio Instagram) 
  • ☕️ emojis e símbolos divertidos, que acrescentam um toque de personalidade ao perfil
  • 👇👇 caracteres direcionais que chamam a atenção para determinadas partes da bio

O perfil da Panólatras, por exemplo, vem recheado com informações relevantes e emojis complementares:

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da biografia de loja virtual Panólatras, com emojis que facilitam a leitura

💡 Já que você está vendo o que colocar na bio de loja virtual do Instagram, que tal aproveitar o embalo e descobrir como otimizar as suas legendas para Instagram?

2. Use tags clicáveis para promover hashtags em sua biografia de loja virtual para Instagram

É sempre bom lembrar que o link na bio para Instagram não é o único elemento no qual seus visitantes podem clicar se quiserem saber mais sobre você.

Se você tem uma hashtag própria, não deixe ela de fora da biografia; ela pode te ajudar a atrair cliques e direcionar visitantes para um feed de conteúdos customizados, gerados pelo seu perfil ou mesmo por outros usuários.

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da biografia de loja virtual Meg&Meg, com hashtag escolhida estratégicamente

A Meg & Meg, por exemplo, usa essa estratégia na bio da loja virtual para promover a hashtag #fofaeorganizada, que também funciona como o slogan da loja.

As hashtags de marca também podem ser pesquisadas por outros visitantes da plataforma, oferecendo diversas vantagens:

    • No caso acima, a Meg & Meg consegue reunir com mais facilidade todo o conteúdo compartilhado com essa hashtag para republicar em suas próprias redes
    • Os conteúdos gerados e marcados com a hashtag indicam que os clientes estão usando a hashtag certa e estão de olho nas informações disponíveis na bio para Instagram
    • Quando os usuários do Instagram clicam na hashtag, eles são direcionados a um feed com conteúdos gerados pela marca ou então por outras pessoas, o que é uma grande vantagem para as lojas. Dessa forma, é mais fácil vincular os interesses do público aos interesses da marca.

3. Inclua uma CTA na bio para loja virtual no Instagram

Acrescentar uma CTA (chamada para ação) ao texto da bio é uma outra dica sobre o que colocar na bio do Instagram, e pode ser uma grande vantagem para uma marca virtual.

Só vale destacar que, como existem diversas ações que podem ser priorizadas em uma CTA, é importante avaliar aquilo que é mais interessante (e mais relevante) no momento.

A seguir, quatro dicas importantes na hora de criar uma CTA em sua bio de loja virtual no Instagram:

    • Vá direto ao ponto: opte por frases como “Clique na bio para comprar nossos últimos lançamentos”
    • Incentive o compartilhamento por parte dos visitantes: “Você pode usar a #hashtagdamarca para aparecer no nosso Insta”
      • Divulgue ofertas e descontos para vender mais, como por exemplo: “Aproveite nossa oferta Black Friday hoje mesmo”. Você pode até incluir uma chave de acesso para descontos exclusivos.
      • Destaque um sorteio ou evento especial: “Compartilhe seu sabor favorito para participar do sorteio! 👇”

Lembre-se de que a biografia de loja virtual pode ser adaptada para promover eventos especiais, como promoções sazonais, sorteios ou feiras. Sempre que for preciso, inclua novas CTAs e links para priorizar ofertas e eventos temporários.

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da biografia de loja virtual So Cute, que investiu em um CTA simples e direto.

Muita gente acha que os links sempre são a melhor solução quando é hora de decidir o que colocar na bio para loja virtual no Instagram. E, embora seja verdade que o link na bio do Instagram represente uma oportunidade vantajosa, ele deve ser usado com cautela.

Aproveite esse espaço para inserir um link poderoso, que possa por exemplo encaminhar o visitante para uma página relevante, como uma campanha de financiamento coletivo da marca ou um vídeo no canal de vendas YouTube.

Muitas marcas usam o espaço da bio para inserir o link da página inicial do site, como é o caso da Terral Natural:

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da biografia de loja virtual Terral Natural, com link direto para a homepage

No entanto, você também pode linkar:

      • Seu último produto lançado, pegando carona em qualquer outra campanha de marketing de conteúdo para Instagram relevante para a loja
      • Uma página de curadoria de links, hospedada em uma ferramenta como o Link Tree, para divulgar uma série de links
      • Uma página de inscrição para um curso, lista de e-mails, sorteio, etc.
      • Um acesso para o blog da loja ou uma chave de código promocional para a primeira compra.

💡 Já que você vai começar a exercitar a sua criatividade com a bio para loja virtual no Instagram, por que não começar a otimizar também as descrições de produto da loja?

5. O que colocar na bio de loja virtual: aposte nos botões de contato

É muito comum que os usuários entrem em contato com você depois de descobrirem sua marca no Instagram. Muita gente tem o costume de enviar mensagens por Direct, e se essa for a única opção de contato disponível, não vai demorar para você ter dificuldades em gerenciar tantas mensagens.

Para evitar esse cenário e oferecer um bom atendimento ao cliente, é importante encaminhar os clientes para os canais de contato de sua preferência, seja um número de telefone, e-mail ou até mesmo o endereço da loja física.

Uma forma de unificar essas informações e facilitar o processo de contato entre o cliente e a marca é inserir, na bio para Instagram, um ou mais “botões de ação”. Para fazer isso, basta clicar em “Opções de contato”.

Oque colocar na bio do instagram

Depois de clicar nessa opção, é só inserir as informações ou canais que o público da loja pode usar para entrar em contato com você, como por exemplo:

  • Telefone, para receber ligações ou mensagens de texto
  • E-mail, opção que abrirá o aplicativo de e-mail padrão do usuário em uma nova janela
  • Endereço comercial, que aparece para o usuário na opção “Como chegar”, abrindo um mapa que mostra a sua loja física em relação à localização do cliente

As informações de contato vão aparecer na conta como botões clicáveis para quem usa o Instagram no celular, como no exemplo abaixo, da Linus.

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da biografia de loja virtual Linus, com todos os botões de contato configurados

Quer saber mais sobre o atendimento ao cliente e como um serviço de chat pode melhorar a relação entre marca e compradores? Confira o vídeo abaixo:

6. Organize os Destaques do perfil da sua loja

Os Stories são fundamentais para quem quer usar o Instagram para vender na internet, e os Destaques aumentam a duração dos Stories no perfil. Você pode salvar Stories avulsos em diferentes coleções (os “Destaques”), e cada coleção pode ser nomeada e organizada do jeito que você preferir.

Os Destaques ficarão disponíveis no perfil por tempo indeterminado, logo abaixo da sua bio para Instagram e acima do feed de publicações. Ao clicar sobre eles, o usuário pode assistir a uma sequência de Stories.

O perfil da pantys, por exemplo, tem Destaques variados, que conservam o tom e os valores da marca: doações, kits de produtos, dúvidas sobre a marca, mobilização sobre o Outubro Rosa e posicionamento antirracista.

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da biografia de loja virtual Pantys, com destaques que comunicam com a identidade da marca

E mais: a imagem de capa de cada Destaque combina com o nome e com a identidade visual da marca.

Agora que já vimos 6 ideias sobre o que colocar na bio para loja virtual no Instagram, é hora de compartilhar uma dica bônus.

Vá além da bio para loja virtual: uma dica bônus 🚀

Ative posts compráveis no Instagram

Se você nunca configurou os posts compráveis em seu perfil do Instagram, agora é o momento ideal para fazer isso.

Os posts compráveis são ativados com um botão de compra que é exibido diretamente nas postagens, e o mais legal é que ele também reúne todo o conteúdo marcado com as tags dos produtos. O processo é bem simples: com apenas três toques, o visitante é direcionado para a página do produto, onde pode efetuar a compra.

Veja como isso funciona na prática, com um post comprável da Biossance:

Oque colocar na bio do instagram

Biografia para loja virtual: 10 exemplos para servir de inspiração

Agora é hora de mostrar alguns dos nossos exemplos favoritos de marcas que souberam escrever biografias incríveis no Instagram. 

Você vai reparar que as marcas são de setores diversos, como moda, cosméticos, alimentos e acessórios – até porque a especificidade do nicho nunca vai ser desculpa para não investir numa boa biografia.

Essas marcas também são mestres em mostrar o que colocar na bio do Instagram, então vale a pena ficar de olho e tomar nota!

Bio de loja virtual do nicho de moda sustentável

1. Linus: bio para Instagram em forma de lista

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da bio de loja virtual Linus, com lista em tópicos. Você também pode usar emojis!

A Linus é uma marca de calçados ecológicos e 100% recicláveis, que aposta (com bastante sucesso) num design minimalista e numa mensagem bem moderna. 

A bio para Instagram da marca aparece em forma de uma pequena lista, que descreve de forma clara e objetiva as vantagens das sandálias da marca e se encerra com uma CTA bem direta: “compre pelo site”.

2. Ekomat: para todos, com graça e simplicidade

O perfil da Ekomat no Instagram dá uma aula sobre o que colocar na bio do Instagram.

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da bio de loja virtual Ekomat: direta ao ponto!

Embora a marca não organize as informações numa listinha, como a Linus fez, dá para perceber um cuidado especial em traduzir a identidade e os objetivos da marca em apenas duas frases. Fora que o “mat(ch) perfeito” é simplesmente sensacional, né?

Além disso, o link que encerra a bio redireciona o visitante para uma página cheia de informações relevantes.

3. Utopiar: bio para Instagram relevante, e com emoji

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da bio de loja virtual Utopiar, com emojis e frases curtas

A Utopiar segue várias das dicas que a gente compartilhou sobre o que colocar na bio do Instagram: emojis delicados e em tom com a mensagem da loja, frases curtas e objetivas que descrevem os produtos e a identidade da marca e, como não podia deixar de ser, um link ao final. 

O resultado? Uma bio para Instagram perfeita, com uma mensagem pessoal e customizada que cai como uma luva para o nome da marca.

💡 Falando em personalização… Você sabia que uma loja de personalizados pode ser uma boa pedida no mundo do e-commerce?

Bio para loja virtual do nicho de beleza e cosméticos

4. Biossance: uma bio para Instagram elegante e sóbria

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da bio de loja virtual Biossance, o suprassumo da elegância

A Biossance é uma das marcas de cosméticos mais em alta no Brasil, e não é à toa. Com uma proposta de produtos veganos e cruelty-free, a marca se destaca das concorrentes pela alta qualidade dos produtos – e todas essas informações podem ser encontradas ali na bio para Instagram da marca.

5. Sallve

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da bio de loja virtual Sallve, que se destaca pela diferença

A Sallve é uma das marcas de cosméticos mais populares no Instagram, e grande parte desse sucesso vem do fato de que ela trabalha com modelos reais em suas campanhas de marketing. Não há nada de padrão na Sallve – e isso fica destacado logo na biografia da loja.

Além disso, as cores da foto de perfil combinam com a estética das demais fotos do feed (e chamam imediatamente a atenção de alguém interessado em cosméticos alternativos).

6. Sobrebarba: descrição sucinta na bio para Instagram

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da bio de loja virtual Sobrebarba, que seguiu uma linha mais sóbria

A biografia do Instagram da Sobrebarba segue a mesma linha espartana e elegante do site da marca: poucas palavras, sem rodeios e sem enfeites. Como resultado, a marca consegue manter uma certa padronização em todos os canais de venda.

Se você tem uma loja com um design mais sóbrio e está querendo saber o que colocar na bio do Instagram, vale a pena se inspirar na Sobrebarba.

Bio de loja virtual do nicho de acessórios

7. Chimp

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da bio de loja virtual Chimp, a cara do minimalismo

A Chimp mistura elegância, sofisticação e minimalismo no design de produtos da marca – e na bio para Instagram. 

Com um slogan bem marcante (seguido por um emoji de macaquinho, que remete ao nome da marca) e uma linha indicando o canal de atendimento, a biografia é descomplicada e visualmente agradável.

Detalhe: reparou na imagem de perfil? Um charme à parte.

8. Braveman

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da bio de loja virtual Braveman, com pegada artesanal

A Braveman tem uma identidade visual bastante sóbria, como a Sobrebarba, mas o que realmente distingue essa marca de acessórios em couro é a pegada artesanal.

Não à toa, foi justamente esse tópico que a mensagem da bio para Instagram da marca tentou destacar: a ideia de que a Braveman é uma oficina que produz à mão itens de alta qualidade. Isso agrega valor imediato aos produtos da marca, e incentiva a jornada de compra.

Bio para loja virtual do nicho de bebidas e alimentos

O que colocar na bio do Instagram de uma loja que vende alimentos e bebidas? A gente tem algumas dicas.

9. Baggio Café: uma bio para Instagram simples e apaixonante

Oque colocar na bio do instagram

Exemplo da bio de loja virtual Baggio Café, que humaniza a marcaExemplo da bio de loja virtual Baggio Café, que transmite paixão

A Baggio Café é uma dessas marcas que prefere a simplicidade – até porque, com café no meio, não tem muito o que discutir, né?

O legal da biografia da marca é que ela destaca a origem e a data de fundação da Baggio, posicionando a loja como uma autoridade no assunto.

10. deBetti: a bio para Instagram também pode ter um toque pessoal

Oque colocar na bio do instagram

A biografia do Instagram da deBetti é uma delícia de ler, até porque cria logo de cara uma conexão com visitantes e seguidores. Ao dizer ali no início da bio quem ele é, o Rogerio Betti mostra que por trás do logotipo e da marca existe uma pessoa de carne e osso, assim como a gente. E a imagem da loja ali no cantinho também já mostra bem a que ela veio, né?

💡 Se você quiser conferir a história da deBetti, temos uma matéria só sobre a marca: deBetti: mais que um açougue virtual, o pioneiro no Brasil

Bio para loja virtual: chegou a hora de criar a sua!

A biografia de loja virtual é uma excelente oportunidade de causar uma boa primeira impressão e convencer o visitante a olhar a página da loja.

Esperamos que todas as ideias sobre o que colocar na bio de loja virtual que ilustraram este post possam ser úteis na hora de deixar a sua bio prontinha para publicação: aproveite para copiar e colar emojis, dar um destaque especial para o slogan ou para um link importante, e não se esqueça de dar um confere no nome de usuário e verificar como anda a foto de perfil, viu?

Tudo isso conta (e muito) na hora de criar uma biografia.

Quer conhecer mais ideias sobre como escrever e otimizar uma bio para loja virtual, criar uma foto de perfil e um logo incríveis e ganhar seguidores no Instagram? Deseja receber outras dicas exclusivas sobre marketing para e-commerce? 

Não precisa deixar para amanhã: confira agora mesmo o nosso blog!


Perguntas frequentes sobre bio para loja virtual

Por que a bio para loja virtual é importante?

É ela que dá as boas-vindas aos usuários que encontram seu perfil, resume as principais informações sobre seu negócio e converte visitantes em seguidores — e, posteriormente, seguidores em clientes.

O que incluir na bio de loja virtual?

  • Destaque informações importantes sobre o seu negócio (nome da marca, segmento etc.);
  • Ofereça um canal de comunicação com você;
  • Exiba sua personalidade;
  • Mostre ao público o que torna a sua marca especial;
  • Promova seu conteúdo ou o redirecionamento para seu site.

Como criar uma biografia de loja virtual perfeita?

  • Explique o que seu negócio oferece e para quem;
  • Use fontes personalizadas e símbolos;
  • Inclua uma CTA: “Clique para comprar nossos produtos!”;
  • Coloque um link na bio para sua página principal ou para a página de um produto/serviço específico.

Como adicionar um botão de contato na bio do Instagram?

No seu perfil, clique em Editar perfil > Opções de contato e insira as informações de contato de seu negócio. Para usar esse recurso, é preciso ter um perfil comercial (Business).

Como colocar uma CTA na bio do Instagram?

No seu perfil, clique em Editar perfil > Botões de ação ou Editar perfil > Opções de contato > Adicionar um botão de ação. O usuário será redirecionado ao site de sua escolha para fazer reservas, agendamentos ou pedidos.

Quer saber mais?

  • 8 estatísticas Instagram para acertar na mosca e fazer dinheiro
  • Como ganhar dinheiro no Instagram (seja com mil ou 100 mil seguidores)
  • Guias do Instagram: como usá-las para alavancar o desempenho da sua conta comercial
  • Qual a melhor plataforma de e-commerce para lojas virtuais?

Oque colocar na bio do instagram
Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Ana Gotter

Tradução e localização: Marcela Lanius

O que deve colocar na bio do Instagram?

A bio do Instagram é a seção do perfil na rede social posicionada logo abaixo do nome, onde é possível incluir informações relevantes sobre você ou sobre sua empresa. Na biografia do Instagram, você pode incluir uma breve descrição, informações de contato, hashtags, emojis e uma URL, o famoso link na bio.

Qual a melhor bio do Instagram?

Bios inspiradoras do Instagram.
Sou digno da grandeza que tenho..
Não sei para onde estou indo, mas estou indo..
Encha sua vida com experiências para ter sempre uma boa história para contar..
Eu me esforço para impressionar a mim mesmo..
Seja um guerreiro, não um preocupado..
Faça algo hoje pelo qual seu futuro eu agradecerá..