O mundo é um moinho letra

A canção é uma das metáforas mais belas do samba para nos aconselhar sobre o mundo e o que se esperar dele

Por Arê Nazareth

O mundo é um moinho letra

Retrato de Cartola. Disponível em: <https://laparola.com.br/wp-content/uploads/2015/03/cartola-agenor-2.jpg> Acesso em 29/11/2020.

As origens do cantor e da canção

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, nasceu no Rio de Janeiro em 11 de outubro de 1908. Ele não teve um ensino formal, mas sabia sobre a música, sobre a dor, sobre o amor, sobre a vida, sobre a morte e sobre tantas outras coisas que até hoje nos toca o coração, transformando o que entendemos por “atualidade” incalculável, enquanto suas dores do passado ainda couberem no presente em que vivemos.

“Quero assistir ao Sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer
Quero viver”

[…]

“Se alguém por mim perguntar
Diga que eu só vou voltar
Depois que me encontrar” — Preciso Me Encontrar (1976)

Cartola ficou conhecido por grandes sucessos como ‘Preciso Me Encontrar’, ‘As Rosas Não Falam’ e ‘O Mundo É Um Moinho’, que trazem a essência de suas dores e questões existenciais da época, traduzidas da realidade em forma de versos poéticos que são acompanhados por combinações harmoniosas e expressivas de sons e samba raiz.

O mundo é um moinho letra

Retrato de Creuza e Cartola. Disponível em: <https://musicaemprosa.files.wordpress.com/2019/07/3e180-creusa.jpg?w=625&zoom=2> Acesso em 29/11/2020.

Angenor de Oliveira, que viveu junto com Deolinda desde 1925, adotou a enteada Creuza Francisca dos Santos em 1937, quando a menina tinha 9 anos de idade, após o falecimento de Rosa do Espírito Santo, mãe da criança. A canção ‘O Mundo É Um Moinho’ , de 1976, foi homenageada por ele à Creuza que, de acordo com um lado das teorias, estava iniciando sua carreira jovem na prostituição. No entanto, sob outra perspectiva, algumas hipóteses abordam que Creuza estava apenas tendo um caso com um homem bem mais velho que ela, porém a síntese da narrativa é a mesma: a jovem estava indo embora de casa para entregar-se a amores que ainda não estavam “oficialmente” estabelecidos para a sociedade em questão. Contudo, eu acredito que as duas versões desenvolvidas a partir da música acabam se convergindo, já que, levando em consideração o conservadorismo da época, infelizmente o ato da jovem mulher sair de casa antes de casar-se, era comparado à prostituição, mesmo que Creuza não estivesse se prostituindo de verdade. O que sabemos é que a letra, em forma de aviso sobre o que seria o mundo lá fora e o que se esperar dele, teria sido a maneira que Cartola encontrou para aconselhar sua filha.

Análise e reflexões sobre a letra da música

“Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar”

Na primeira estrofe da canção, Cartola dialoga com sua filha, Creuza, que é descrita como jovem por “mal começaste a conhecer a vida”, mas que já está determinada à seguir um trajeto ainda não planejado. O cantor refere-se à destinatária com carinho e lhe apresenta a possibilidade da frustração caso a menina efetue a decisão que está obstinada a cumprir.

“Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és”

Aqui, a colocação “em cada esquina cai um pouco a tua vida” é vista como uma referência à prostituição. Porém, por outro lado, pode ser uma metáfora para os momentos da vida e da caminhada de Creuza que, à medida em que algumas etapas são aceleradas em meio ao tempo que também passa depressa, ela acaba perdendo a chance de aproveitar o momento presente e as possíveis oportunidades que a idade dela permite viver. Será que vale a pena vender a juventude à alguém que não pode oferecer o mesmo amor que ela oferecerá?

“Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó”

Nessa estrofe, Cartola traz outra metáfora ao relacionar o mundo com o moinho que, ao mesmo tempo em que representa o ato de triturar, massacrar e reduzir tudo a pó, ele também exerce um movimento cíclico, trazendo a ideia de que, assim como as coisas podem se destruir (ou nos destruir), elas também podem voltar a fase inicial, ainda que diferentes — entende-se ‘diferentes’ como mais fortes ou mais evoluídas. Aqui, o cantor dialoga com a sua filha trazendo esperança em meio às possíveis frustrações futuras, determinando a existência de um tempo adequado a cada situação.

“Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés”

Por fim, Cartola aconselha que Creuza atente-se o quanto antes às falsas promessas e às juras de amor que receber, pois um “eu te amo” pode ser cínico, vazio e abusivo. Caso contrário, ela estará “à beira do abismo que cavaste com teus pés”. Esta, para mim, é a frase mais forte da música, pelo fato de que não cavamos com os pés, geralmente extraímos a superfície com as mãos, mas a menina cavará com eles porque foram eles que levaram-na para o caminho que ela escolheu trilhar. Aqui o cantor utiliza mais uma vez da metáfora para fundamentar que Creuza poderá estar indo em direção a um buraco sem saída, que possivelmente vai puxa-la para baixo cada vez mais.

VAI LÁ!

Onde encontrar: No link acima.

Quanto? Grátis.

Quando? A qualquer momento.

Saiba mais! — Vou deixar aqui embaixo o link das duas músicas mais conhecidas de Cartola, que foram citadas anteriormente.

“Preciso Me Encontrar” canção de 1976.“As Rosas Não Falam” canção de 1974.

De quem é a letra O mundo é um moinho?

Angenor de OliveiraO mundo é um moinho / Compositornull

O que significa o mundo é um moinho?

Análise de O Mundo É Um Moinho A grandeza poética da canção se mostra logo no título, através de uma metáfora em que Cartola anuncia o mundo com sendo um moinho, ou seja, um lugar em que é preciso ter atenção para não se deixar triturar pelas mazelas.

Qual é a história da música O mundo é um moinho?

A música foi composta para Creuza Francisca dos Santos (1927 - 2002), filha de Rosa do Espírito Santo e Angenor Francisco dos Santos, e afilhada da primeira esposa de Cartola, Deolinda. Após o falecimento da mãe de Creuza, quando esta era ainda uma criança, Deolinda e Cartola passaram a criá-la como filha.

Quando foi lançada a música O mundo é um moinho?

'O mundo é um moinho', clássico de Cartola gravado em 1976, foi composta para a afilhada da primeira mulher dele, que foi criada por Cartola e sua esposa como filha. A letra é uma reflexão sobre a vida e as preocupações do mestre com as paixões e escolhas da menina.