O homem não pode salvar a si mesmo

O homem não pode salvar a si mesmo

“Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco”
Mateus 1.22-23

Certamente a situação seria totalmente desesperadora se a majestade de Deus não descesse até nós, visto que não tínhamos como subir até la.

João Calvino 

Eis o nome Jesus: o Senhor salva; esta foi a mensagem do anjo à José. O mundo no qual vivemos é um mundo caído, e isto é quase comumente afirmado em meio a sociedade; se perguntarmos aos homens qual o problema do mundo, geralmente ouviremos algo semelhante a que “o egoísmo dos homens é a causa dos males”, ou o “seu orgulho e amor ao dinheiro”, e podemos até concordar com eles. Agora, quando perguntamos as mesmas pessoas acerca do que pode redimir o homem em tal condição, de forma equivocada nos respondem: “creio que a educação”, ou “policiamento para contra a violência”, ou até mesmo o “estado”. A frase de João Calvino se encaixa bem nesse contexto; o desespero se dá pelo fato de que não conseguiríamos subir até Deus, pelo fato de que “carecemos da glória de Deus” (Rm 3.23), carecer da glória de Deus é sempre chegar atrasado quanto ao ideal divino, a doxa de Deus, isto é, sua majestade. Como diz Tim Keller, “o mundo não pode salvar a si mesmo, esta é a mensagem do natal”; Deus, através de seu filho, veio com sua majestade até nós, a qual foi acolhida na manjedoura de um simples casal de Nazaré. Vemos nesta passagem que Deus é misericordioso e fiel à suas promessas, e graciosamente interveio para a salvação dos homens “a quem ele quer bem” (Lc 2.14). O Senhor nos chama a reconhecer sua glória eterna e nossa pequenez contingência neste natal, para que possamos nos achegar a ele como redentor de nossas almas e nossa salvação.

O HOMEM NÃO SE JUSTIFICA A SI MESMO – 28/01/2014

Como Jesus disse: “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” (Mateus 5:18).

Jesus veio cumprir a lei, pois que Adão o primeiro homem errou, se deixou enganado, desobedeceu a Deus e foi expulso da sua presença; e a justiça de Deus é que como o pecado e a morte entraram por um homem, necessário era que também o perdão e a vida viessem por um homem.

Então Jesus veio e venceu, cumpriu as leis, todas elas, nunca pecou e, portanto, o sistema de salvação hoje é pela fé n’Ele, em JESUS CRISTO.

Portanto, como Jesus disse, nem uma lei foi mudada, mas a forma de salvação do homem é que foi mudada, pois antes era pela guarda das leis e hoje é pela fé em Jesus Cristo, porque Ele venceu por nós e se tornou o nosso único mediador e Supremo Sacerdote Eterno.

O sacerdócio mudou, pois que antes era de homens que morriam (Levítico); hoje porem é de Jesus Cristo que é Espírito vivificante o qual está vivo ao lado de Deus intercedendo por nós, e como está escrito: “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.” (Hebreus 7:12)POR ISTO O SISTEMA DE SALVAÇÃO MUDOU!

- Antes a era assim: “Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.” (Romanos 10:5) Ou seja: Nunca errar em nem uma delas!

- Hoje é assim: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9) Portanto hoje a salvação do homem é exclusivamente pela fé em JESUS CRISTO.

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” (Romanos 3:28)

Entenda bem: - A guarda das leis que já eram difíceis, ficaram ainda mais com a vinda do Cristo, pois se antes era pecado cometer o ato do adultério, Jesus nos explica que até a intenção já é pecado, pois o que importa é a intenção do coração, veja o que está escrito: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (Mateus 5:27-28)

Ora, qual é o homem que durante toda a sua vida conseguiria nunca praticar o adultério se até a intenção já é adultério? E não só isto, mas qual o homem que nunca, em toda sua vida, nem uma vez sequer se encolerizou, ou que nunca chamou alguém de louco, ou mesmo pensou isto de alguém?

Pois como está escrito: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.”(Mateus 5:27-28)

Isto prova que o homem não consegue se justificar a si mesmo diante de Deus, e por isto todos nós necessitamos da justificação que vem somente através da fé no sangue de Jesus, pois que ninguém consegue viver sem nunca em toda sua vida cometer nem um só pecado que seja e a lei exige isto.

Ora, se até a intenção do coração já é pecado e não somente o ato de praticá-lo, compreendemos que somos criaturas caídas e que necessitamos ser transformados (nascer de novo).

Por isto veio a Graça de Deus que é a salvação pela fé em Jesus Cristo que nos santifica em espírito pelo seu Espírito que habita em nós e também nos transformará em novas criaturas espirituais, imortais e incorruptíveis. (I Coríntios 15: 50-54)

Portanto, esta é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem. (Romanos 3:22)

Se você quiser compreender perfeitamente isto, baseado na Bíblia, continue lendo:

Isto porque como também está escrito: “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” (Romanos 10:4). Pois que o Messias, o salvador do mundo, do qual toda a Escritura Sagrada dizia que havia de vir salvar o mundo, já veio; Ele é Jesus, o Cristo de Deus e por isto Ele afirma tão veemente: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” (João 6:47). Porque Ele recebeu todo poder no céu e na terra, como também está escrito: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” (Mateus 28:18); e devido a isto Ele explica: “Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.” (João 5:21)

Portanto, a salvação que não é possível pela guarda das leis (Antigo Testamento), pois que somente Jesus viveu como homem e nunca pecou; se tornou possível a todos que crêem n’Ele (em Jesus), pois que Ele venceu por nós.

Jesus afirma que Ele salva quem Ele quiser salvar porque somente Ele venceu e, portanto somente Ele tem autoridade para salvar quem Ele quiser salvar.

Foi Deus quem o selou para isto, pois que a vontade de Deus é que todos honrem o Filho com honram o Pai, quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou, como está escrito em: (João 5:23)

Jesus voltará para julgar o mundo e como Ele disse e está escrito: “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.” (João 5:25-27)

Como lemos em (Isaías 11) Jesus tem os sete Espíritos de Deus e não julgará segundo o que enxerga com os olhos e nem segundo o que escuta com os ouvidos, mas julgará com justiça, pois que Ele conhece a intenção do coração do homem e sabe quem tem e quem não tem boa intenção.

Jesus conhece a intenção do nosso coração, portanto, se eu e você que recebemos o Espírito Santo de Deus o qual hoje habita em nós por crermos que Ele (Jesus) é o Cristo de Deus, o Salvador do mundo que havia de vir, seremos julgados segundo as nossas inclinações, ou seja: Se nos inclinamos para as coisas do Espírito é a justiça, o amor e na fé, pela justiça de Deus seremos justificados e salvos porque Jesus já pagou o preço por estes. Se porem eu continuar sem crer em Jesus e por não crer não receber o Espírito de Deus que me torna também filho de Deus como Jesus é e participante da sua natureza Divina e em função de não crer eu continuar praticando a iniqüidade que é injustiça, certamente Jesus me dirá: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mateus 7:23)

Portanto, o sistema, ou o meio pelo qual o homem é salvo para a vida eterna mudou, pois que antes era pela guarda das leis e hoje é pela fé. Por isto está escrito que o Velho Testamento foi por Cristo Abolido: “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido” (II Coríntios 3:14)

E também no livro aos Hebreus diz que o que está velho, perto está de acabar: “Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.” (Hebreus 8:13)

Infelizmente nem todos aceitam isto e como está escrito: “E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.” (II Coríntios 3:15-16)

Não somos mais escravos das leis, pois que não somos mais salvos mediante a guarda delas, mas sim mediante a fé em JESUS CRISTO que nos justificou com seu sangue; e, portanto, como está escrito, somos livres da lei: “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (II Coríntios 3:17)

Todos nós éramos malditos, pois que herdamos a maldição de Adão. Porem fomos feitos benditos ao crermos em Jesus, pois que Ele (Jesus) se fez maldito por nós: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gálatas 3:13). Isto estava escrito em: (Deuteronômio 21:23)

Portanto, se Jesus pagou o preço pelos meus pecados se fazendo maldito em meu lugar, concluo que não sou mais herdeiro de Adão, mas sim de JESUS CRISTO e como está escrito: “O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.” (I Coríntios 15: 47-49)

Aqui Paulo está dizendo o que havemos de ser após a ressurreição, como podemos compreender na seqüência: “E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.” (I Coríntios 15: 50-54)

Em resumo, Paulo está nos dizendo que neste corpo carnal que vivemos hoje, nunca alcançaremos a santificação necessária para co-habitarmos com Deus. Porem Jesus completará a sua obra e nos transformará em novas criatura: Espirituais, imortais e incorruptíveis, e ai sim habitaremos com o Senhor.

É como está escrito: “Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual.” (I Coríntios 15: 42-44)

Não foi o mesmo que Jesus nos disse? “Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.” (Mateus 22:30)

É impossível o homem se salvar?

A mensagem de Jesus é clara, o homem não é salvo da danação eterna através do progresso humano, nem por seus próprios méritos, mas a salvação é obra de Deus (Efésios 2.8) - a salvação é impossível aos homens, possível a Deus.

Quem é que pode se salvar?

Jesus passou, então, a falar para os discípulos que é difícil um rico entrar no reino dos céus. Os discípulos perguntam: “então, quem pode se salvar?” Jesus lhes diz que aquilo que para o homem parece impossível é possível para Deus.

O que não é possível para o homem é possível para Deus?

Isso foi o que entenderam do que o Salvador dissera. Mas Jesus respondeu: “Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis” [ver Mateus 19:16–26; ver também Marcos 10:27 ].

O que é justificar a si mesmo?

1. Declarar justo. 2. Provar que não podia deixar de ser.