O grande contributo de Tucídides para a história foi

Contribuições de Tucídides para as relações internacionais

461 palavras 2 páginas

Tucídides
Tucídides era de família aristocrata em Atenas, foi historiador e contraiu a peste que abalou a cidade. Ele escreveu um tratado político objetivando seu ponto de vista imparcialmente, exclusivamente sobre a Guerra do Peloponeso na mesma época da guerra. Influenciado pelos sofistas que estudavam o homem na sociedade, apesar de se mostrar diferente deles, começou observar e descrever os fenômenos históricos a partir de suas visões da sociedade e analisou o desenvolvimento dos fatos a partir do comportamento humano para ter entendimento sobre quais circunstâncias o rodeiam, sendo o primeiro a utilizar a razão e exame cuidadoso da história do seu tempo.
Sua obra mais famosa foi “História da Guerra do Peloponeso”. Ela orienta os assuntos da política como a competição interna dentro do Estado ou uma nação e as relações internacionais em tempos de guerra e paz.
A Guerra Fria- entre EUA e URSS- foi comparada a Guerra do Peloponeso e a queda de Atenas com as relações internacionais atuais. Os estudiosos da teoria realista de relações internacionais consideram Tucídides seu fundador e que seus estudos foram importantes para as decisões militares, políticas, diplomáticas e de guerra, afetando povos e nações.
A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e Esparta ocorrida em meados do século V na Grécia Antiga. Atenas era a principal cidade-estado da Grécia e liderava a Liga de Delos- com sede em Delos, responsável por objetivar o combate aos persas, arrecadando dinheiro, homens e barcos das cidades aderidas à confederação-, dominando o poder marítimo, enquanto, Esparta liderava a Liga do Peloponeso, com um exército forte e bem treinado.
Motivos da guerra: Hegemonia de Atenas sobre demais cidades gregas; diferenças culturais entre Atenas e Esparta; interesse dos atenienses em dominar o Golfo de Corinto, a rota para Sicília e a Itália meridional.
Para Tucídides, Atenas era uma potência hegemônica, oferecendo segurança aos aliados, devido à

Relacionados

  • Realismo

    848 palavras | 4 páginas

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROFESSORA JÚLIA FARIA CAMARGO ALUNA IANDARA REGINA CARNEIRO SAMPAIO RESUMO DE TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS – REALISMO TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS – NOGUEIRA, MESSARI BOA VISTA MARÇO DE 2012 REALISMO Segundo o capítulo dois do livro Teoria das Relações Internacionais, de Nogueira e Messari, o Realismo se impõe como a visão de mundo dominante entre analistas e tomadores de….

  • REALISMO E LIBERALISMO

    1181 palavras | 5 páginas

    de explicar e entender as relações entre os Estados ao longo do tempo, e para isso houve o resgate de autores clássicos como Maquiavel, Hobbes e Tucídides. As premissas centrais que existem em comum entre esses três pensadores são: centralidade do poder, sobrevivência, auto-ajuda, e anarquia internacional. Em geral, os autores realistas estudam a natureza humana e a caracterizam como negativa, sendo assim essa natureza negativa refletirá também no sistema internacional. Para os realistas o ator….

  • Realismo

    3900 palavras | 16 páginas

    década de 1990 e continua produzindo até hoje -o internacional já existia em Hobbes e Maquiavel, ou seja, não é recente e muito menos passageiro -filósofos da Grécia antiga: encontraram também em Tucídides -a leitura feita sobre esses clássicos foi uma leitura eminentemente realista conceitos como a sobrevivência, o poder, a autoajuda e o estado de natureza têm destaque na leitura que os realistas fizeram sobre os pensadores clássicos -Tucídides: *após uma carreira militar se tornou um estudioso….

  • Inserção Internacional-Formação dos Conceitos Brasileiros

    1421 palavras | 6 páginas

    Inserção Internacional-Formação dos Conceitos Brasileiros Autor: Cervo, Amado Luiz SÃO PAULO 2014 Inserção Internacional- Formação dos Conceitos Brasileiros O Livro de Amado Luiz Cervo inova ao deixar claro o conhecimento brasileiro como sendo essencial à formação de conceitos em relações internacionais, ligando teorias às práticas da política externa brasileira.Cervo divide seu livro em capítulos que discutem: os paradigmas da inserção internacional do Brasil;….

  • NEO LIBERALISMO

    5746 palavras | 23 páginas

    Realismo As Teorias das Relações Internacionais são instrumentos teórico-conceituais por meio dos quais podemos compreender e explicar os fenômenos relativos à ação humana que transcende o espaço interno dos Estados, ou seja, que tem lugar no meio “internacional”.1 Teorias costumam ter a intenção de tornar o mundo mais compreensível para seus interlocutores, e em alguns casos de explicar e desenvolver possíveis previsões para o futuro. É lícito falar, nas relações internacionais, de teorias positivistas….

  • A escola inglesa, a teoria normativa, o feminismo e o pós-colonialismo

    1745 palavras | 7 páginas

    Universidade Federal da Bahia Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milto Santos – IHAC Programa de Pós-Gradução em Relações Internacionais Teoria das Relações Internacionais Prof. Daniel Aragão Aluna: Monique Badaró RESENHA WIGHT, Martin. International Theory: The Three Traditions, Leicester: Leicester University Press,. 1996, 1-24. LINKLATER, Andrew. Critical Theory and World Politics: Citizenship, Sovereignty and Humanity, Routledge: London, 2007, 15-59. TICKNER, J. Ann….

  • Peloponeso

    9025 palavras | 37 páginas

    batalhas deram-se em ampla área, da Sicília, ao ocidente, até a Ásia Menor, ao oriente, do Helesponto e a Trácia, ao norte, até Rodes, ao sul. Foi a primeira grande guerra narrada por uma testemunha ocular, um historiador cuja fama perdura até hoje, Tucídides (464-401 a.C). A guerra passou, para as gerações posteriores, como uma luta modelar entre uma democracia comercial e grande potência marítima, Atenas, e uma aristocracia agrícola e potência militar terrestre, Esparta. A guerra começou em 4 de….

  • Sistematiza O V6

    1851 palavras | 8 páginas

    Curso: Gestão em Comércio Exterior Disciplina: Relações Internacionais Data: 10/Novembro/2007 Professor: Rodrigo Pires de Campos Aluno: João Cesar da Escossia Martins Sistematização Aula 1 – Exercício 1 1. Defina o objeto de estudo das Relações Internacionais. Resposta: Relações Internacionais são uma ciência que estuda os fenômenos que ocorrem no sistema internacional (econômicos, políticos, ambientais, sociais, etc..), tendo como objeto de estudo a análise os acontecimentos, atores e fenomenos….

  • Hans morgenthau

    2613 palavras | 11 páginas

    seu principal trabalho, como mencionado anteriormente, consolidando a visão realista de Relações Internacionais recuperada por Carr. Grande parte de suas visões continua relevante em função da importância do Neo-Realismo de Waltz contemporaneamente, além do resgate em termos atuais dos elementos centrais da teoria dentro da administração de Bush Jr. nos Estados Unidos. Morgenthau propõe-se a investigar as relações entre as nações e as forças que envolvem esse relacionamento. Além disso, ele buscava….

  • Cenas

    73400 palavras | 294 páginas

    TucíDIDES HISTÓRIA DA GUERRA DO PELOPONESO COLEÇÃO CLÁSSICOS IPRI Comitê Editorial: Celso Lafer Marcelo de Paiva Abreu Gelson Fonseca Júnior Carlos Henrique Cardim A reflexão sobre a temática das relações internacionais está presente desde os pensadores da antigüidade grega, como é o caso de Tucídides. Igualmente, obras como a Utopia, de Thomas More, e os escritos de Maquiavel, Hobbes e Montesquieu requerem, para sua melhor compreensão, uma leitura sob a ótica mais….

Outros Trabalhos Populares

Qual a importância de Tucídides para a história?

Tucídides (460-400 a.C.) foi combatente (atingindo o posto de general) por Atenas, na Guerra do Peloponeso, e deixou várias impressões sobre esse fato em sua obra História da Guerra do Peloponeso, tanto sobre a constituição política das cidades envolvidas quanto sobre a natureza da guerra, a peste que assolou Antenas e ...

Quem foi Tucídides Qual foi o trabalho que ele desenvolveu?

foi um historiador da Grécia Antiga. Escreveu a "História da Guerra do Peloponeso", onde registrou a luta que ocorreu entre Esparta e Atenas, no séc. V a.

Quais são as contribuições de Heródoto para a história?

Heródoto (484-425 a.C.) foi um importante historiador grego da antiguidade. Foi considerado, pelo filósofo Cícero, o pai da História. Revelou as primeiras conquistas dos persas na Grécia, as várias formas de governo, até a retomada do poder pelos gregos.

Como é o relato histórico de Tucídides?

Tucídides, historiador grego do século V a.C., escreveu a história da guerra do Peloponeso, preservando a memória dos acontecimentos da guerra entre peloponésios e atenienses, que aconteceu durante seu tempo de vida e cuja magnitude, segundo ele, superava qualquer guerra até então ocorrida.