Que tipo de clima predomina na área da Floresta Amazônica Quais são os principais características desse tipo de clima?

A Amazônia é um importante bioma com território que corresponde a 6,9 milhões de km² e abrange nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname.

A parte brasileira equivale a 4.196.943 km², sendo o maior bioma brasileiro.

Além do seu vasto território, outra característica que impressiona é a sua biodiversidade. Na Amazônia existem cerca de 2500 espécies de árvores e de 30 mil espécies de plantas, das 100 mil existentes em toda a América do Sul.

A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e a sua conservação é tema de discussões e financiamentos internacionais, especialmente pela sua importância na regulação da climática global.

Que tipo de clima predomina na área da Floresta Amazônica Quais são os principais características desse tipo de clima?
A Amazônia apresenta vasto território e enorme biodiversidade

Principais características do bioma Amazônia

Clima

O clima da Amazônia é equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico. As temperaturas médias anuais variam entre 22 e 28 °C, umidade do ar pode ultrapassar os 80% e o índice pluviométrico varia entre 1400 a 3500 mm por ano.

Relevo

O relevo amazônico é formado de planície de inundação (várzeas), planalto amazônico e escudos cristalinos. Geralmente, não apresenta altitudes acima de 200 metros.

Contudo, o Pico da Neblina, considerado o ponto mais alto do Brasil, localiza-se no norte do estado do Amazonas, com altitude de 3014 metros.

  • Planície de inundação: áreas periodicamente alagadas;
  • Planalto amazônico: altura máxima de 200 metros;
  • Escudos cristalinos: altitudes acima de 200 metros.

Hidrografia

A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo e seu principal rio, o Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água com mais de 7 mil afluentes.

Outros rios que fazem parte da hidrografia da Amazônia são: Araguaia, Nhamundá, Negro, Solimões, Tocantins, Trombetas, Xingu, Purus, Juruá, Japurá, Madeira, Tapajós, Branco.

Fauna

A floresta amazônica que abriga inúmeras espécies de animais, dos quais destacamos: anta, preguiça, sagui-de-bigode, ariranha, suçuarana, arara-vermelha, tucano, morcego, tamanduá, cateto, cachorro-vinagre, gato-maracajá, macaco-aranha, macaco-barrigudo, irara, jaguatirica, jaguarundi, jacaré-açu, onça-pintada, peixe-boi, enguias, piranha, pirarucu, sucuri, bugio, boto cor-de-rosa.

Flora

A vegetação da Amazônia é densa e formada por árvores de grande porte. Algumas das árvores nativas da Amazônia são: andiroba, pupunha, açaí, seringueira, mogno, cedro, sumaúma e castanheira.

Importância mundial

Você já deve ter ouvido falar que a Amazônia é importante para todo o planeta, essa afirmação é verdadeira e se baseia nos seguintes fatos:

  • Participa da regulação das chuvas em quase todo o Brasil;
  • Influência o regime de chuvas na América do Sul;
  • Representa a maior biodiversidade do planeta, sendo que muitas espécies ainda nem foram descobertas.
  • Atua na regulação do clima mundial;
  • Armazena bilhões de toneladas de carbono. As florestas desmatadas liberam grandes quantidades de gases de efeito estufa para a atmosfera.

Impactos ambientais na Amazônia

Muitos problemas ambientais causam o desequilíbrio dos ecossistemas presentes na Amazônia. Os principais são:

  • Queimadas;
  • Garimpagem;
  • Agro pastoreio;
  • Desmatamento;
  • Contrabando de plantas silvestres;
  • Tráfico de animais;
  • Disputa de terras;
  • Assentamentos humanos;
  • Caça e pesca ilegais;
  • Falta de fiscalização.

Estudos indicam que grande parte desse bioma já foi degradado pela ação humana, ou seja, o equivalente a quase 20% de seu total.

Um estudo publicado na revista Science, em fevereiro de 2018, afirma que a destruição da Amazônia chegou a um ponto sem volta. Isso porque mais de 20% da sua área já foi desmatada, o que pode gerar impactos profundos na manutenção de todo o ecossistema.

Que tipo de clima predomina na área da Floresta Amazônica Quais são os principais características desse tipo de clima?
O desmatamento da Amazônia cresce em ritmo alarmante

Um dos riscos é que a Amazônia transforme-se em uma grande savana em até 50 anos.

Para frear as ameaças que colocam em risco a manutenção da floresta em pé, algumas ações podem ser adotadas e muitas delas já mostram resultados positivos.

  • Políticas ambientais severas;
  • Criação de Unidades de Conservação;
  • Regularização fundiária.

Leia mais sobre o Desmatamento na Amazônia.

A Amazônia Legal, criada em 1953 corresponde a uma área que abrange nove estados do Brasil: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

Com área de 5.215.423 km² a Amazônia legal corresponde a 60% do território brasileiro, sendo seu principal objetivo o desenvolvimento da região econômico e social da região.

Saiba mais, leia também:

  • Biomas brasileiros
  • Ecossistemas brasileiros
  • Tudo sobre a Amazônia

Curiosidade

A Amazônia foi reconhecida como patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Saiba mais sobre a Amazônia e demais biomas brasileiros:

Teste seus conhecimentos com Exercícios sobre os Biomas Brasileiros.

Que tipo de clima predomina na área da Floresta Amazônica Quais são os principais características desse tipo de clima?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Que tipo de clima predomina na área da Floresta Amazônica e quais as suas principais características?

O clima da Floresta Amazônica é tipicamente equatorial. Ele é caracterizado pela ocorrência de elevadas temperaturas e precipitações ao longo de todo o ano. A umidade relativa do ar é muito elevada nesse tipo climático. As cheias dos rios amazônicos são provocadas pelo elevado volume de precipitações.

Quais as principais características do clima da Floresta Amazônica?

O clima predominante na Amazônia é o equatorial úmido. Trata-se de uma região caracterizada por longos períodos de chuvas, com índices pluviométricos que variam entre 1.500 mm e 3.600 mm por ano. A umidade do ar é elevada, chegando a 80%, e as temperaturas variam entre 22ºC e 28ºC.

Que tipo de clima predomina na área de Floresta Amazônica?

A Amazônia situa-se na região equatorial e possui um clima quente e úmido, embora este comportamento não tenha sido uma constância durante os últimos 15.000 anos.

Qual é a principal característica da Floresta Amazônica?

A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono.