No cladograma a seguir, as letras representam grupos de animais caracterizados

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No cladograma a seguir, as letras representam grupos de animais caracterizados

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21/11/2011
INSTRUÇÕES
PPRROOCCEEEESSSSOO SSEELLEETTIIVVOO
VVESSTIBULAR UEL 2012
1. Confira abaixo seu nome e número de inscrição. Assine no local
indicado.
2. Verifique se os dados impressos no Caderno Definitivo de
Resposta correspondem aos seus. Caso haja alguma
irregularidade, comunique-a imediatamente ao Fiscal. Assine
nos locais indicados.
3. Não serão permitidos empréstimos de materiais; consultas e
comunicação entre os candidatos; uso de livros, apostilas e
apontamentos. Relógios e aparelhos eletrônicos em geral
deverão ficar desligados e ser colocados no saco plástico
fornecido pelo Fiscal. O não cumprimento destas exigências
ocasionará a exclusão do candidato deste Processo Seletivo.
4. Aguarde autorização para abrir o Caderno de Prova. Antes de iniciar a Prova, confira a impressão e a
paginação e, em caso de qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao Fiscal.
5. A Prova de Conhecimentos Específicos é composta por 12 (doze) questões discursivas divididas igualmente
em 3 (três) disciplinas. Utilize caneta esferográfica transparente com tinta preta para a transcrição de suas
respostas no Caderno Definitivo de Resposta. Escreva com letra legível.
6. Suas respostas no Caderno Definitivo de Resposta deverão: obedecer aos enunciados das questões e limitar-
se ao número de linhas apresentado.
7. O Caderno Definitivo de Resposta não deverá conter qualquer palavra ou marca que identifique o candidato,
salvo nos locais indicados.
8. Evite rasuras. Não haverá substituição do Caderno Definitivo de Resposta por erro de transcrição.
9. A duração da Prova é de 4 (quatro) horas, já incluído o tempo destinado à transcrição.
10. Ao concluir a Prova, permaneça em seu lugar e comunique ao Fiscal. Aguarde autorização para devolver, em
separado, o Caderno de Prova e o Caderno Definitivo de Resposta, devidamente assinados.
Teste
As questões do Caderno de Prova e seu gabarito estarão disponíveis no
endereço eletrônico
www.cops.uel.br a partir das 17 horas do dia 22 de novembro de 2011.
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BIOLOGIA
1
Os seres humanos modificam o ambiente para uso dos recursos naturais, criando impactos sobre os ecossis-
temas.
O gráfico a seguir mostra um exemplo hipotético da interferência humana sobre a fauna local em um determi-
nado rio com nascente na floresta nativa.
a) Com base no gráfico, explique as variações das populações A e B.
b) No contexto do exemplo dado na questão, esquematize uma cadeia alimentar em um ambiente aquático de
uma floresta nativa.
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No cladograma a seguir, as letras representam grupos de animais caracterizados de acordo com a legenda.
Na falta de saneamento básico e de inspeção das carnes de porco e de boi, observa-se a ocorrência de uma
parasitose em humanos.
a) Identifique a parasitose e, pelas letras, os animais nela envolvidos.
b) Explique as formas de infestação nos hospedeiros.
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Analise a figura a seguir.
As angiospermas representam a maior parte das plantas atuais do mundo visível: árvores, arbustos, cactos,
gramados, jardins, plantações de trigo e de milho, flores do campo, frutas e verduras na mercearia, as cores na
vitrine de uma floricultura e plantas aquáticas, como lentilhas-d’água. Em praticamente qualquer lugar em que
você esteja, as angiospermas também estarão.
a) Nesse contexto, cite 2 (duas) características exclusivas desse grupo que contribuíram para essa grande
diversidade.
b) A figura acima mostra um pêssego cortado ao meio, o qual representa o fruto das angiospermas. O que
são as estruturas marcadas por I e II, e que elementos florais, respectivamente, lhes dão origem?
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Em tomates, foi identificado um mutante denominado de ‘firme’ por apresentar os frutos com polpas firmes,
conferindo maior tempo de duração pós-colheita. Este caráter é governado por um gene recessivo (f), locali-
zado no cromossomo 10. Outro gene, situado no cromossomo 2, controla a cor do fruto, sendo o alelo para cor
vermelha (A) dominante em relação à cor amarela (a). Sabendo que estas características são úteis em progra-
mas de melhoramento, um pesquisador realizou dois cruzamentos entre plantas de frutos vermelhos e polpas
normais. Os resultados observados estão no quadro a seguir:
Proporções observadas nos descendentes
Cruzamentos Frutos vermelhos Frutos vermelhos Frutos amarelos Frutos amarelos
com polpas normais com polpas firmes com polpas normais com polpas firmes
1 9 3 3 1
2 3 1 – –
Por que, nos cruzamentos, os fenótipos dos genitores, mesmo sendo iguais, originaram proporções fenotípicas
diferentes nos descendentes?
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FILOSOFIA
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Leia o texto a seguir.
Mas há algum, não sei qual, enganador mui poderoso e mui ardiloso que emprega toda sua indústria em
enganar-me sempre. Não há, pois, dúvida alguma de que sou, se ele me engana; e, por mais que me
engane, não poderá jamais fazer com que eu nada seja, enquanto eu pensar ser alguma coisa. De sorte que,
após ter pensado bastante nisto e de ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir
e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que
a enuncio ou que a concebo em meu espírito.
(DESCARTES, René. Meditações. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p.100 - Coleção Os
Pensadores.)
A partir do texto e dos conhecimentos acerca de Descartes:
a) Apresente o propósito e os graus da dúvida metódica.
b) Demonstre como Descartes descobre que o pensamento é a verdade primeira.
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Leia o texto a seguir.
Mesmo na reprodução mais perfeita, um elemento está ausente: o aqui e agora da obra de arte, sua existência
única, no lugar em que ela se encontra. É nessa existência única, e somente nela, que se desdobra a história
da obra. Essa história compreende não apenas as transformações que ela sofreu, com a passagem do tempo,
em sua estrutura física, como as relações de propriedade em que ela ingressou. Os vestígios das primeiras
só podem ser investigados por análises químicas ou físicas, irrealizáveis na reprodução; os vestígios das
segundas são o objeto de uma tradição, cuja reconstituição precisa partir do lugar em que se achava o
original.
(BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas, Vol. 1: magia e técnica, arte e política:
ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p.167.)
Com base no texto e nos conhecimentos acerca de Walter Benjamin, explique por que as técnicas de reprodu-
ção provocam a destruição das condições de autenticidade da obra de arte.
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Leia os textos a seguir.
A única maneira de instituir um tal poder comum é conferir toda sua força e poder a um homem ou a uma
assembléia de homens. É como se cada homem dissesse a cada homem: Cedo e transfiro meu direito de
governar-me a mim mesmo a este homem, ou a esta assembléia de homens, com a condição de transferires
a ele teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas ações. Feito isso, à multidão assim unida
numa só pessoa se chama Estado.
(Adaptado de: HOBBES, T. Leviatã. Trad. de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p.109.
Coleção Os Pensadores.)
O ponto de partida e a verdadeira constituição de qualquer sociedade política não é nada mais que o consen-
timento de um número qualquer de homens livres, cuja maioria é capaz de se unir e se incorporar em uma tal
sociedade. Esta é

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