No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais

UERJ 2015 – 1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

01) No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais.

No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais

As letras A, B e C indicam, respectivamente, o momento em que surgem, ao longo do processo evolutivo, as seguintes características dos vegetais:
A) cutícula, sementes, tecidos vasculares
B) embriões multicelulares, esporófito dominante, frutos
C) esporófito dominante, embriões multicelulares, frutos
D) gametângios multicelulares, tecidos vasculares, sementes

02) Os combustíveis fósseis, que têm papel de destaque na matriz energética brasileira, são formados, dentre outros componentes, por hidrocarbonetos.
A combustão completa dos hidrocarbonetos acarreta a formação de um óxido ácido que vem sendo considerado o principal responsável pelo efeito estufa.
A fórmula química desse óxido corresponde a:

A) CO2
B) SO3
C) H2O
D) Na2O

03) A salinidade da água é um fator fundamental para a sobrevivência dos peixes. A maioria deles vive em condições restritas de salinidade, embora existam espécies como o salmão, que consegue viver em ambientes que vão da água doce à água do mar. Há peixes que sobrevivem em concentrações salinas adversas, desde que estas não se afastem muito das originais. Considere um rio que tenha passado por um processo de salinização. Observe na tabela suas faixas de concentração de cloreto de sódio.

No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais

Considere um peixe em estresse osmótico que consegue sobreviver eliminando mais urina e reabsorvendo mais sais do que em seu habitat original.
Esse peixe é encontrado no trecho do rio identificado pela seguinte letra:

A) W
B) X
C) Y
D) Z

04) Em embriões de alguns vertebrados, conforme ilustra a imagem, pode-se observar a presença de uma membrana interdigital que não estará presente em filhotes de desenvolvimento normal por ocasião do nascimento.

No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais

A perda desse tecido ocorre a partir de determinada fase do desenvolvimento, quando as células da membrana liberam em seu citoplasma enzimas que digerem a si próprias.

A principal organela participante desse processo de destruição celular é denominada:
A) lisossomo
B) peroxissomo
C) complexo de Golgi
D) retículo endoplasmático rugoso

05) Quando um filamento de RNAm é traduzido para a produção de uma proteína, ele pode sofrer uma mutação em que bases nitrogenadas adjacentes são substituídas simultaneamente por outras.

Admitindo que todas as substituições resultem em produção de aminoácidos, o número de bases substituídas simultaneamente capaz de gerar mais alterações na proteína produzida é:
A) 3
B) 4
C) 6
D) 9
(ANULADA)

06)

No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais

O lixo gerado especialmente nas cidades mais populosas se tornou, no último século, um dos fatores causadores de impactos ambientais nem sempre reversíveis a curto prazo.

Um dos problemas e uma das soluções relativos ao acúmulo do lixo em áreas urbanas estão apresentados em:
A) poluição de ecossistemas fluviais − coleta seletiva
B) aumento da emissão de gases − remodelação de áreas de risco
C) destruição de reservas florestais − reciclagem de resíduos tóxicos
D) diminuição dos reservatórios de água − redistribuição de núcleos populacionais.

RESOLUÇÃO:
01) As algas verdes (clorófitas) são consideradas as prováveis ancestrais das atuais plantas. Na passagem das clorófitas para as plantas, há duas importantes novidades evolutivas (item A do cladograma fornecido):

1ª) os gametângios (estruturas produtoras de gametas) passam a ser protegidos por camadas de células estéreis;

2ª) o zigoto (e os primeiros estágios do desenvolvimento do embrião) fica retido dentro do arquegônio, o que lhe confere maior proteção.

Em B, pode-se citar a ocorrência de vasos condutores de seiva como principal novidade evolutiva; além disso, o esporófito passa a ser a fase dominante do ciclo de vida.

Em C, o surgimento de sementes é a principal novidade evolutiva. Surge o tubo polínico e o grupo torna-se independente da água para a reprodução.
Resp.: D

02) Na combustão de hidrocarbonetos há liberação de CO2 e de H2O. O CO2 é, do ponto de vista químico, um óxido ácido (reage com água produzindo um ácido fraco: o ácido carbônico).
Resp.: A

03) O enunciado deixa claro que o peixe não está em seu ambiente natural. Como ele excreta mais urina neste novo ambiente que em seu local de origem, este peixe é hipertônico em relação a esse novo meio.

Dessa forma, esse peixe deverá ser um peixe de água salgada, que migrou para um local de concentração menor que aquela encontrada em seu novo meio (por exemplo, um peixe que entrou em um rio e afastou-se um pouco da foz, de modo a chegar em um meio com concentração um pouco abaixo que aquela do seu meio).
Resp.: C

04) Nos lisossomos encontram-se enzimas digestórias que podem ser empregadas tanto para a digestão de partículas englobadas pela célula, como no processo de apoptose.
Resp.: A

05) ANULADA PELA BANCA ELABORADORA DE PROVAS DA UERJ

06) Um dos graves problemas relacionados ao acúmulo de lixo no meio urbano é o entupimento de bueiros e canalizações de esgoto, favorecendo inundações, e a contaminação de ecossistemas fluviais. Uma medida mitigadora do problema é a coleta seletiva de lixo, o que permite a reciclagem de resíduos à base de plástico, metal e papel, reduzindo expressivamente o volume de lixo.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
– UERJ 2015 – 2º EXAME – PROVA DE BIOLOGIA COMENTADA