Na reação de neutralização do ácido sulfúrico com hidróxido de potássio, há formação de sal e água

Você sabia que quando misturamos um ácido e uma base em uma certa reação química, estas substâncias irão reagir entre si, e uma delas irá neutralizar a outra? Então venha estudar conosco e aumentar seus conhecimentos para a prova do Enem!

Segundo a Teoria de Arrhenius, o ácido é a substância que libera o cátion hidrogênio (H+) em meio aquoso. Já a base é a substância que libera o ânion hidroxila (OH–) em meio aquoso. Na reação entre essas duas substâncias, formam-se sal e água (reação de neutralização).

O que é a reação de neutralização

A reação entre um ácido e uma base é chamada de reação de neutralização ou reação de salificação, pois o produto formado é um sal. Outra característica das reações de neutralização é justamente a neutralização do pH do meio.

Exemplos do dia-a-dia

Antes de vermos como funcionam as reações de neutralização total e parcial, é interessante entender onde as reações de salificação ocorrem no nosso dia a dia. A mais famosa com certeza é a formação do sal de cozinha, o NaCl (que veremos logo abaixo). Mas também temos outras reações importantes como o controle da azia no nosso corpo.

O nosso processo digestivo utiliza HCl (ácido clorídrico) para acontecer. Quando temos um excesso desse ácido no processo, sentimos seu efeito: enjoo, náuseas, etc. Sabemos que para neutralizar a ação de um ácido, precisamos de uma base. É por isso que quando apresentamos um quadro de azia, podemos procurar fármacos que utilizem bases em sua composição.

Uma das bases mais utilizadas em antiácidos estomacais é o Hidróxido de Magnésio, o Mg(OH)2. Mas, cuidado! Lembre-se sempre de não se auto medicar e buscar ajuda médica quando sentir-se mal.

Reação de neutralização total

A neutralização total ocorre quando todos os íons H+ provenientes do ácido são consumidos pelos íons OH– (hidroxila) provenientes da base, para formar como produto a água. Os cátions (cargas positivas) deixadas pelas bases se ligam aos ânions (cargas negativas) provenientes dos ácidos para formar os sais, que neste caso são denominados neutros ou comuns.

Ácido   +    base    →     sal   +   água

H+X–       Y+OH–            XY       HOH

Vamos observar alguns exemplos de reações bem conhecidas e que costumam aparecer no Enem e vestibulares:

HCL   +    NaOH    →     NaCl   +   H2O

H2SO4   +    Ca(OH)2     →      CaSO4    +    2 H2O

2 H3PO4  +   3 Mg(OH)2    →     Mg3(PO4)2    +    6 H2O

4 NH4OH    +    H4SiO4  →     (NH4)4SiO4    +     4   H2O

Observe que em todos os exemplos os íon H+ e OH– foram utilizados para formar as moléculas de água. Observe também que devemos verificar o balanceamento da reação química para que ela fique correta.

Reações de neutralização parcial

Nas reações de neutralização parcial, há o consumo de uma parte do ácido ou da base, sobrando na reação íons H+ ou OH–, sem serem neutralizados. Os íons que não foram neutralizados estarão presentes na fórmula do sal formado.

A reação de neutralização parcial pode ser:

Reação de neutralização parcial do ácido

As hidroxilas (OH–) da base não são suficientes para consumirem todos os íons H+ do ácido, assim, o ácido estará em maior quantidade em relação a base.

Exemplo:  H2CO3    +    NaOH     →       NaHCO3     +     H2O

Observe que:

1) H2CO3 é um diácido (possui 2 H+ ionizáveis)

2) NaOH é uma monobase (possui apenas uma hidroxila). Neste caso, somente um H+ será neutralizado por outro íon OH–, sobrando um íon H+ na reação. Este íon H+ será incorporado na fórmula do sal obtido. Este sal formado é classificado como hidrogeno-sal ou sal ácido.

Reação de neutralização parcial da base:

Os íons H+ não são suficientes para neutralizar todas as hidroxilas (OH–) da base, assim, a base estará em maior quantidade em relação ao ácido.

Exemplo:   HCl   +    Ca(OH)2       →       Ca(OH)Cl    +     H2O

Observe que:

1) HCl é monoácido (possui apenas 1 H+ ionizável)

2) Ca(OH)2 é uma dibase (possui 2 hidroxilas). Neste caso, um íon H+ será neutralizado por um  íon OH–, formando apenas uma molécula de água. O outro íon OH– será incorporado à fórmula do sal. Este sal é denominado de hidroxi-sal ou sal básico.

Videoaula

Para continuar estudando as reações de neutralização, assista à videoaula abaixo, em que o professor Sobis, de Química, explica como elas acontecem!

Exercícios

Agora vamos testar nossos conhecimentos sobre sais com reação de neutralização e fazer alguns exercícios?

Sobre o(a) autor(a):

Texto elaborado por Roseli Prieto, professora de Química e Biologia da rede estadual de São Paulo. Já atuou em diversas escolas públicas e privadas de Santos (SP). É Gestora Ambiental e Especialista em Planejamento e Gestora de cursos a distância.

Compartilhe:

Qual o sal formado pela neutralização completa entre hidróxido de sódio e ácido sulfúrico?

Essa neutralização pode ser corretamente representada pelas equações abaixo. Alternativa correta: a) Na2SO4/NaHSO4. A reação I é de neutralização total, onde quantidades reagentes de H+ e OH- são proporcionais, formando o sal neutro sulfato de sódio (Na2SO4) e água (H2O).

Qual e a reação da neutralização do sal?

A reação de neutralização surge da mistura de um ácido e uma base e origina como produto um sal. A dissociação das moléculas de HCl e NaOH produzem ânions (Cl- e OH-) e cátions (H+ e Na+).

O que neutraliza o ácido sulfúrico?

Ácido sulfúrico concentrado, tal como qualquer tipo de ácido, pode ser mais facilmente neutralizado pela combinação com um material que tenha uma natureza básica na escala de pH, com carbonato de cálcio (CaCO 3) e hidróxido de cálcio (CaOH 2) sendo dois dos compostos mais usados.

São produtos formados a partir da reação de neutralização?

As reações de neutralização ocorrem quando um ácido e uma base reagem, formando sal e água. Quando misturamos um ácido e uma base, uma substância irá neutralizar as propriedades da outra, pois elas reagem quimicamente entre si e, por isso, essa reação é denominada de reação de neutralização.