Mulheres que Correm com Lobos critica

ESAMC

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

RESENHA CRÍTICA

MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS

CLARISSA PINKOLA ESTÉS

GABRIELLA DE FRANÇA SILVA

12200116 – 210320N

PROFESSORA: SONELE FABIA

Cubatão, 09 DE SETEMBRO DE 2020.

Em suas 576 páginas, o livro Mulheres Que Correm Com Os Lobos da editora Rocco - 1ª edição, publicado no dia 17 de setembro de 2018 de Clarissa Pinkola Estés (psicanalista), traz contos e mitos famosos para explicar e desvendar o arquétipo da Mulher Selvagem, um espectro da nossa personalidade destruído, massacrado e transformado em uma criatura domesticada pela sociedade patriarcal. No livro Clarissa faz a analogia entre lobos e mulheres que dividem um certo vínculo psíquico em sua ferocidade, graça e devoção ao parceiro. Cada capítulo conta com uma história, como Barba-Azul, Sapatinhos Vermelhos e O Patinho Feio entre outras, seguida de uma análise psíquica com uma linguagem simples e reflexões muito pertinentes acerca dos contos.

É comum passarmos a vida toda escondendo nossos traumas, medos e desejos por sentirmos culpa. Apesar de sempre estarmos sobrecarregadas de trabalho, funções e obrigações, a mulher domesticada não pensa duas vezes ao relegar seus sonhos e desejos para segundo plano. Marido, filhos, namorado, chefe ou pais sempre ficam a frente de suas metas, se é que conseguem tempo para cria-las. Ao questionar as aceitações automáticas das expectativas sociais direcionadas às mulheres, a autora indica que as dificuldades femininas de estabelecer autoconfiança, autonomia e autoconhecimento deriva desse ato inconsciente.

Apesar de concordar com a autora em muitas das suas afirmações, a ideia de que a mulher possui instintos não me agrada muito, visto que quando se trata da maternidade e por consequência do instinto materno, há uma pressão social para que a mulher exerça seu papel de boa mãe e também de boa esposa, já que mãe solteira também sempre é mal vista aos olhos da sociedade conservadora. A Socióloga Orna Donath afirma que “Depois de 14 anos estudando o campo da reprodução, da maternidade e da não maternidade, posso dizer que não estou familiarizada com nenhuma sociedade em que não haja algum tipo de pressão para que as mulheres se tornem mães”.

No entanto já nas primeiras páginas, noto o quando livro é importante. Uma leitura extensa que exige a entrega do leitor, embora não deixe de ser instigante e divertido é livro para ser lido com calma, refletindo sobre cada tema. Nas mais de 500 páginas é quase impossível não se identificar em algum momento, nelas encontramos nossas amigas, mães e avós. Um pouco dolorosos, mas muito importante para o crescimento pessoal, Clarissa nos leva a uma jornada pela mente feminina e nos mostra uma forma de nos fortalecer e nos descobrir através do amor-próprio.

Mulheres que correm com os lobos é bom e vale Ler? Confira resumo, frases, onde comprar e muito mais

Mulheres que Correm com Lobos critica

Está querendo saber tudo sobre o livro Mulheres que correm com os lobos? Então você chegou ao local certo! Aqui você vai encontrar a sinopse, autor, a data de lançamento, número de páginas e toda ficha técnica do livro para saber tudo sobre essa grande obra do universo da literatura.

Mulheres que correm com os lobos é um livro de Psicanálise, Saúde com 576 páginas em sua versão ebook de autoria de Clarissa Pinkola Estés lançado originalmente em 1994.

  • Qual a história do livro (Sinopse)?
  • Qual a idade recomendada para leitura?
  • Quantas páginas tem o livro?
  • É bom e vale a pena ler (Resenha)?
  • Resenha em vídeo
  • Onde comprar mais barato?
  • Frases do livro Mulheres que correm com os lobos
  • Livros parecidos
  • Dados técnicos do livro

Qual a história do livro (Sinopse)?

Lançado há quase três décadas, “Mulheres que Correm com os Lobos – Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem” teve grande impacto em seu lançamento, ficando 145 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times. Esse fenomeno literario se mantem no topo das vendas até hoje, sendo um dos livros mais vendidos no Brasil.

Sensações de vazio, fadiga, medo, depressão, fragilidade, bloqueio e falta de criatividade são sintomas cada vez mais freqüentes entre as mulheres modernas, assoberbadas com o acúmulo de funções na família e na vida profissional. Esse problema, no entanto, não é recente, acredita a psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés. Ele veio junto com o desenvolvimento de uma cultura que transformou a mulher numa espécie de animal doméstico.

Qual a idade recomendada para leitura?

A classificação indicativa de Mulheres que correm com os lobos não está clara. Entendo que seja uma leitura para todas as idades, mas recomendo que você tenha o bom senso na hora da compra.

Quantas páginas tem o livro?

O livro que indicamos para compra, da editora Rocco de 17 setembro 2018, possui no total 576 páginas.

É bom e vale a pena ler (Resenha)?

Escrito pela analista junguiana Clarissa Pinkola Estés, o livro traz uma visão estarrecedora de como as mulheres são ensinadas desde à infância a ignorar seus instintos, consciência e amor próprio para viverem domesticadas.

Leitura interessante para quem está passando por alguma dificuldade ou quer se conhecer melhor. Traz reflexões introspectivas sobre a compreensão da natureza feminina, isso baseado na maneira que a autora mescla suas pesquisas com análises cheia de metáforas e pequenas histórias. Existem pontos em aberto no livro que são questionados algo que o feminismo e os estudos de gênero, mas esse é um assunto espinhoso e que pode ser melhor compreendido em conteúdos de -especialistas como nesse texto de Heloísa Noronha para o TAB do UOL.

De qualquer forma, é um bom livro e sua leitura com os devidos cuidados e contextualizações aos novos tempos pode ser muito prazerosa.

Resenha em vídeo

Ainda não tem certeza que este é o livro que você vai ler? Então confira a resenha em vídeo de Mulheres que correm com os lobos dele e saiba tudo sobre sua próxima leitura.

#FALAFÊ - MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS

Onde comprar mais barato?

Mulheres que Correm com Lobos critica

O Deveserisso existe para fazer você pagar mais barato nos seus livros, por isso se você quer comprar o livro Mulheres que correm com os lobos pagando o menor preço possível é só aproveitar nossa parceria com a Amazon e clicar no link abaixo.

Por ser um clássico, muitas das frases de Mulheres que correm com os lobos se tornaram celebres. Reunimos abaixo algumas dessas frases para você entender um pouco mais sobre esse livro.

Seja você mesma

 “Sermos nós mesmos faz com que acabemos excluídos pelos outros. No entanto, fazer o que os outros querem nos exila de nós mesmos.”

O que significa ser forte

“Ser forte não significa exercitar os músculos. Significa encontrar seu próprio brilho sem fugir, vivendo ativamente com a natureza selvagem de uma maneira própria. Significa ser capaz de aprender, ser capaz de defender o que sabemos. Significa se manter e viver”.

Afastar dos outros para encontrar a si mesma

“Embora o exílio não seja algo que se deseje por diversão, há um ganho inesperado nele: são muitos os presentes do exílio. Tira a fraqueza a tapas, faz desaparecer as lamúrias, habilita a percepção interna aguda, aumenta a intuição, confere o poder da observação penetrante…”

Ame a si mesma

 “Nosso apetite secreto por sermos amados não é bonito. Nosso desuso e mau uso do amor não é bonito. Nossa falta de lealdade e devoção é pouco amorosa, nosso estado de separação da alma é feio, são verrugas psicológicas, insuficiências e fantasias infantis”.

O verdadeiro amor

“O amor na sua forma mais plena é uma série de mortes e renascimentos. Deixamos ir uma fase, um aspecto do amor, e entramos em outra. A paixão morre e é trazida de volta”

Apenas com a leitura de algumas das frases de Mulheres que correm com os lobos acaba você já consegue compreender algumas lições valiosas sobre a imagem feminina e o conteúdo do livro. Espero ter ajudado você a saber se esse é mesmo o livro que deseja.

Livros parecidos

Mulheres que Correm com Lobos critica

Gostou da leitura e quer encontrar livros parecidos com Mulheres que correm com os lobos? Segue nossa sugestão:

  • O Feminino do Ser
  • A (R)evolução das Mulheres
  • A Ciranda das Mulheres Sábias
  • Mulheres, raça e classe
  • Sejamos todos feministas
  • As boas mulheres da China
  • A Mística Feminina
  • O segundo sexo
  • A política sexual da carne

Tenho certeza que quem gostou de Mulheres que correm com os lobos irá apreciar a leitura desses outros nove títulos semelhantes.

Dados técnicos do livro

  • Nome: Mulheres que correm com os lobos.
  • Data de lançamento: 1994.
  • Mulheres que Correm com Lobos critica
  • Sinopse: Sensações de vazio, fadiga, medo, depressão, fragilidade, bloqueio e falta de criatividade são sintomas cada vez mais freqüentes entre as mulheres modernas, assoberbadas com o acúmulo de funções na família e na vida profissional. Esse problema, no entanto, não é recente, acredita a psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés. Ele veio junto com o desenvolvimento de uma cultura que transformou a mulher numa espécie de animal doméstico.
  • Autor: Clarissa Pinkola Estés
  • Editora: Rocco.
  • Páginas no Ebook:
  • Nota Skoob: 4.5 de 1610 usuários.

E aí, o que você achou do livro Mulheres que correm com os lobos? Conte para nós nos comentários!

Leia mais sobre Livros e o Literatura.

O que significa correr com os lobos crítica?

Em meio a críticas sobre falta de recorte de classe, raça e acusações de transfobia, o livro se consolida como um novo clássico feminista, que se desdobra sobre a conexão esquecida da mulher com seu lado selvagem, e segue nas listas de mais vendidos no Brasil.

O que significa correr com os lobos resumo?

O que significa correr com os lobos? Significa encontrar seu próprio brilho sem fugir, vivendo ativamente com a natureza selvagem de uma maneira própria. Significa ser capaz de aprender, ser capaz de defender o que sabemos.