Gestante pode fazer banho de assento com vinagre

Tempo de leitura: 6 minutos

Existem diversas coisas que grávida não pode fazer. Algumas são prejudiciais, inclusive, para a saúde do bebê. Por isso, precisamos falar sobre essas questões.

Gravidez não é doença, como é convencional dizer. Acontece que a gestação é um período onde o corpo da mulher muda completamente e, de fato, algumas adoecem.

Não considerar questões nocivas para a saúde da gestante é um perigo. Sabe aquela guloseima que você come com a justificativa de ser “apenas essa vez”? Ou aquela vacina que passa do período porque você estava cansada? Elas podem comprometer a sua saúde e a do seu filho.

Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.

1 – Bebida alcoólica

Essa é uma das primeiras coisas que os médicos recomendam não fazer. No entanto, há uma defesa acerca da permissividade para o vinho. Há diversos estudos apontando que uma pequena taça de vinho não é ofensiva para a gestação e que o problema está no exagero dos drinques.

Gestante pode fazer banho de assento com vinagre
Grávidas não podem ingerir bebidas alcoólicas, mesmo que em pouca quantidade. | Foto: reprodução Google

Acontece que cada mulher possui um organismo diferente e este reage também de forma diferenciada às bebidas alcoólicas. O perigo está ainda na fase da gravidez. Existem períodos onde o risco de aborto é maior e aquele pequeno copo de vinho pode sim ser extremamente prejudicial.

A bebida alcoólica pode causar danos no crescimento do bebê e retardos cerebrais.  

Gestante pode fazer banho de assento com vinagre

2 – Tatuagens

Tatuagem é uma das coisas que uma grávida não pode fazer e nem sempre a orientação é seguida. O ideal é que a mulher aguarde, pelo menos, 40 dias após o parto para realizar o procedimento.

Gestante pode fazer banho de assento com vinagre
Tatuagens podem desenvolver alergias e transmitir hepatite B e HIV. | Foto: reprodução Google

As razões envolvem o desenvolvimento de alergias, a segurança da assepsia do estabelecimento e da pele após a tatuagem, que quando comprometida aumentam o risco para hepatite B e HIV. Além disso, às vezes há a indicação para o uso de medicamentos que podem prejudicar a gestante e o feto.

Se você fez uma tatuagem e, logo após, descobriu a sua gravidez, é importante avisar para seu obstetra para que ele indique os melhores cremes e paliativos para que não haja reações nocivas no período.

3 – Alimentos crus ou pouco cozidos

Há uma série de coisas que uma grávida não pode fazer quando o assunto é alimentação. Consumir carne crua, por exemplo, é uma delas. Quando é servida nessas condições ou pouco cozida, aumenta o risco de infecções por bactérias, como a salmonela, além de causar intoxicação alimentar grave.

Gestante pode fazer banho de assento com vinagre
Uma das coisas que grávida não pode fazer é comer alimentos crus. | Reprodução: Google

Se você gosta muito de comidas orientais ou exóticas, onde quase sempre há um alimento sem cozimento, deve evitar esse consumo durante os 9 meses de gravidez.

Para legumes e verduras que são consumidos sem cozimento, é necessário a atenção com a lavagem.

Gestante pode fazer banho de assento com vinagre

4 – Atividades físicas

Você pode estar um pouco na dúvida em encontrar as atividades físicas em uma lista de coisas que uma grávida não deve fazer, visto que os exercícios são comprovadamente benéficos para nosso organismo. No entanto, há contrapontos.

Gestante pode fazer banho de assento com vinagre
É indicado fazer exercícios na gravidez, mas com orientação de um profissional. | Reprodução: Google

Fazer exercícios durante os nove meses de gravidez realmente é indicado, mas somente se há acompanhamento nutricional, cardiológico e de um educador físico. Fazer atividades em casa, sem supervisão, é muito arriscado para a gestante.

LEIA TAMBÉM: Pilates, um aliado nos cuidados à saúde da mulher

5 – Vacinas

Outra questão que pode causar estranheza entre as coisas que uma grávida não pode fazer. Temos vacinas como tratamentos ideais para uma série de problemas de saúde e isso não é uma inverdade.

Gestante pode fazer banho de assento com vinagre
Vacinas que não estejam no calendário pré-natal devem ser evitadas. | Reprodução: Google

Acontece que na gravidez a mulher não pode tomar qualquer dosagem, como é o caso das vacinas para caxumba, sarampo, a BCG e a tríplice viral. Essas são compostas por um vírus vivo, o que prejudica a formação do feto, principalmente se tomada no início da gravidez.

Há um calendário vacinal próprio para mulheres grávidas e você só deve tomar as dosagens indicadas por ele ou seu obstetra.

6 – Doação de sangue

A doação de sangue não deve ser cogitada em nenhuma hipótese durante a gestação. Nos nove meses de gravidez a mulher sofre alterações no sangue com muita frequência e isso pode proporciona uma anemia fisiológica.

Gestante pode fazer banho de assento com vinagre
A doação de sangue pode comprometer a saúde da mãe e do bebê. | Reprodução: Google

Se a mulher doa sangue, seja sob qualquer razão, pode agravar esse quadro e ter uma complicação ainda maior, para e para o bebê. O indicado é aguardar após o período de amamentação para fazer as doações.

Gestante pode fazer banho de assento com vinagre

7 – Medicamentos para dormir

Depois de algumas semanas se torna bastante complicado, para a grávida, ter uma boa noite de sono. A barriga está grande demais, o inchaço das pernas pode incomodar, há a vontade frequente de ir ao banheiro, etc.

Gestante pode fazer banho de assento com vinagre
A automedicação é arriscada na gestação. | Reprodução: Google

Isso faz com que muitas gestantes optem pelo uso de medicamentos relaxantes para dormir. Mesmo que sejam substâncias naturais, elas devem ser evitadas. Esses compostos possuem substâncias que podem trazer complicações para você e para o seu bebê.

Se está sofrendo com insônia, a melhor saída é conversar com seu médico e saber que paliativo. Também há algumas posições para grávida dormir que ajudam no relaxamento e trazem mais sossego para o seu sono.

Além dessas sete coisas que uma grávida não pode fazer, há ainda outros cuidados essenciais que a mulher precisa ter desde o início da gestação.

Nós já publicamos um e-book bastante completo sobre essa temática e convidamos você para fazer o download gratuito do material. Ele traz outras dicas para a mulher, desde a descoberta da gravidez até os cuidados nos primeiros meses do recém-nascido. Acesse a Central do Conhecimento do São Bernardo Saúde e veja esse e outros materiais importantes.

Estou grávida posso fazer banho de assento com vinagre?

Uma boa opção natural para completar o tratamento da candidíase na gravidez indicado pelo médico, e aliviar os sintomas de coceira é fazer um banho de assento com 2 litros de água morna e 1 xícara de vinagre de maçã.

Qual banho de assento a grávida pode fazer?

Durante o dia a gestante pode fazer banhos de assento com água mais fria. A água fria ajuda na redução dos sintomas, principalmente as coceiras. Usar calcinhas mais folgadas e de algodão também faz uma diferença incrível!

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo na gravidez?

Durante a gravidez a candidíase pode ser tratada com cremes vaginais e antifúngicos receitados pelo obstetra, sem riscos para a saúde da mamãe e do bebê. Usar sabonetes específicos para a região íntima e calcinhas de algodão que permitam a respiração da pele ajuda a evitar o problema.

Porque grávida não pode fazer banho de assento?

7 – NÃO UTILIZE A DUCHA: Ela facilita a ascensão de microrganismos para dentro da vagina ou até mesmo para dentro do útero, o que pode ocasionar corrimentos ou infecções mais graves. Adotando esses cuidados com a higiene íntima durante a gravidez, é possível garantir a saúde e o bem-estar do seu bebê.