Gazeta de araçuai todas as noticias

Um jornalista de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, denuncia ter sido ameaçado de morte nesse domingo (25) por um empresário da cidade que foi alvo de uma reportagem. O caso foi registrado pela Polícia Militar (PM), porém, devido à insegurança e impunidade local, ele pretende solicitar medidas protetivas ao Ministério Público.

Procurado pela reportagem, o empresário nega a acusação e diz ter testemunhas que presenciaram o momento que o jornalista o ofendeu, chamando-o de traficante e ladrão.

Conforme o relato do jornalista Sérgio Vasconcelos, que trabalha atualmente no jornal Gazeta de Araçuaí, a perseguição teria começado após a divulgação de uma notícia policial envolvendo o suspeito, que é dono de uma concessionária de motocicletas.

"Um frentista de 22 anos da cidade foi humilhado por este empresário após se encostar em seu veículo de luxo. Por conta disso, ele foi até a porta da loja do empresário e quebrou o retrovisor do carro. Pra vingar o empresário foi até a casa do homem e, com o carro, avançou contra o portão do imóvel e efetuou sete tiros no local", conta.

Com isso, o rapaz teve que abandonar o emprego no posto de combustíveis por medo de ser morto. Diante do registro da ocorrência policial, o caso foi registrado pela jornal e, na tarde deste domingo, Vasconcelos foi surpreendido pelo empresário quando estava sentado em um bar, no Centro de Araçuaí, com dois amigos.

"Ele invadiu o local, agrediu-me fisicamente e afirmou que eu sou um jornalista marcado para morrer. Ele ainda disse, em alto e bom som, na presença de testemunhas da agressão, que não me mataria ali por causa do advogado que estava na mesa", denunciou.

Com medo, o jornalista disse ter tido dificuldade para sair de casa nesta segunda-feira (26) por medo. "Precisava fazer o exame de corpo delito, mas estava sem segurança para sair. Por isso vou pedir medidas protetivas. Eu já mudei de endereço três vezes. O jornal não tem como me garantir, minha família mora aqui. Vou ter que ir embora para Belo Horizonte porque aqui nós não temos segurança", finalizou Sérgio

Nesta segunda-feira Vasconcelos já esteve na delegacia para representar contra o empresário e, também, no hospital, onde fez exame de corpo delito para comprovar a agressão sofrida. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar as ameaças.

Sérgio Vasconcelos é jornalista há 20 anos, tendo sido repórter dos jornais Hoje em Dia, Estado de Minas e produtor de jornalismo da TV Leste, canal filiado da Rede Record.

Boletim de Ocorrência

De acordo com a Polícia Militar de Araçuaí, a ocorrência de ameaça de morte contra Sérgio Vasconcelos foi registrada às 17h20 desse domingo. "Ele contou que estava em um bar, e que o suspeito fez ameças de morte, e que jogou uma cadeira contra ele. O suspeito ainda teria dito que só não ia matar ele ali porque tinha testemunhas. Outros clientes do bar apartaram a briga", contou o
tenente Gilamárcio da Silva Rocha.

O militar confirmou ainda o registro da ocorrência envolvendo o frentista, que teve o portão da casa atingido por um carro e disparos feitos pelo empresário, porém não soube informar sobre a data da ocorrência.

A reportagem de O TEMPO conversou com o empresário de 31 anos, que não terá o nome divulgado. Ele negou ter ameaçado de morte o jornalista, e garantiu ter sido ofendido por ele antes.

"Ontem (domingo) pela manhã eu estava passando na rua e ele mexeu comigo, me chamou de ladrão e traficante, e eu tenho testemunhas disso. Mais tarde, encontrei ele no bar. Ele veio querendo conversar comigo e eu dei dois empurrões nele, foi isso que aconteceu", alegou.

O homem disse ainda que o desentendimento com o jornalista nada tem a ver com notícias publicadas no site Gazeta de Araçuaí. "Eu só vou falar sobre o assunto em frente ao juiz. Eu vou processar ele e o jornal", finalizou o empresário.

Após ver a versão do empresário, o jornalista voltou a procurar a reportagem e negou que tenha o xingado. "Isso é um absurdo. Ele inventou isso para se eximir da responsabilidade", disse. Em nota publicada em seu site, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais ouviu também o advogado Milton Alves da Silva, que estava presente na hora da ameaça e confirmou que Sérgio foi ameaçado de morte pelo empresário.

Jornalistas mortos e ameaçados

Somente em 2015, três jornalistas foram mortos em Minas Gerais. Em março, Romero Fernandes Oliva, de 44 anos, foi assassinado a tiros dentro de um bar de Jaíba, no Norte do Estado. O atirador era um sobrinho do ex-marido de sua atual companheira, sendo que a motivação seria passional.

Já em maio, o também jornalista Evany José Metzker, de 67 anos, do blog "Coruja do Vale", foi achado morto decapitado em Padre Paraíso, na também no Vale do Jequitinhonha. A princípio cogitou-se a possibilidade do crime estar relacionado à profissão, entretanto, em junho a polícia divulgou que essa linha de investigação não seria a principal, mas que detalhes não poderiam ser divulgados pelo caso correr em segredo de Justiça.

No início de agosto foi a vez do assessor da Prefeitura de Araçuaí, André Luiz de Sá, de 39 anos, ser achado morto dentro de sua casa. Ele foi morto por um garoto de programa, que acabou preso e confessou o crime.

Após procurado por Sérgio Vasconcelos, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais solicitou ao secretário de estado dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, e ao secretário adjunto de Defesa Social, Rodrigo de Melo Teixeira, providências para garantir a vida do jornalista.

“O caso é grave. O Sindicato fez contato com Sérgio, já pediu providências às autoridades e está acompanhando o caso”, disse o presidente Kerison Lopes.

Atualizada às 18h51