Qual a importância da segurança alimentar para produção de alimentos?

Você já ouviu falar em segurança alimentar? Esse termo é fundamental para a alimentação e deve ser observado de perto pelos gestores, principalmente nas organizações que oferecem refeições para os colaboradores. A seguir, saiba mais sobre o tema e descubra a importância para a sua empresa!

Segurança de alimentos versus segurança alimentar

Antes de mais nada, é importante saber as diferenças entre segurança alimentar e segurança de alimentos. Você sabia que eles dizem respeito a coisas distintas? A segurança de alimentos está relacionada à qualidade dos alimentos que são comercializados e ela se preocupa com questões como a manipulação e o preparo, até o consumo propriamente dito.

A ideia é garantir que o alimento esteja próprio para consumo e não apresente riscos para o consumidor. Na segurança de alimentos observam-se características relacionadas à procedência, ao manuseio e controle de agentes contaminantes, pensando na integridade do indivíduo.

Já a segurança alimentar está voltada às políticas públicas e ao direito à qualidade nutricional. É uma questão ampla, que tem como objetivo garantir alimentação para uma vida saudável a partir dos nutrientes necessários ao longo de todo o ano.

Para a segurança alimentar consideram-se aspectos como o aumento da população e as mudanças climáticas até situações emergenciais que ocasionam a perda de produção agrícola e crises que culminam no aumento dos preços. Essas situações impactam diretamente no acesso da população ao alimento e podem colocar em risco o conceito de segurança alimentar.

O que segurança alimentar tem a ver com a sua empresa?

Provavelmente, você deve estar se fazendo essa pergunta. E a resposta faz todo o sentido. Estar atento à qualidade de vida, saúde e nutrição do trabalhador deve ser uma função do gestor moderno. Nas organizações que disponibilizam refeitório próprio ou com refeições terceirizadas, mais ainda.

É necessário que a empresa ofereça alimentos de qualidade, com ingredientes saudáveis e de alto valor nutricional. Assim, pode-se observar a manutenção e até mesmo o aumento da qualidade de vida dos funcionários, prezando pela saúde de cada indivíduo. Com acesso aos alimentos, é possível impactar de maneira positiva em diferentes âmbitos da rotina de uma pessoa.

A partir desses cuidados, a empresa colabora para a segurança alimentar de toda a sua rede de colaboradores, abrindo espaço para rotinas saudáveis, com mais qualidade de vida e bem-estar. Em muitos casos, as refeições servidas no ambiente profissional representam a possibilidade de acesso à comida, sendo de grande importância para o combate à insegurança alimentar e à fome.

Leia também: O que é o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e por que você precisa conhecer?

A Risotolândia é referência no segmento de alimentação coletiva e oferece soluções variadas para empresas que desejam aderir à prática. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.risotolandia.com.br.

Uma alimentação segura é essencial para a vida, saúde e bem-estar, e fundamental para a promoção da Saúde Pública. É de extrema importância assegurar a disponibilização e o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade.

A expressão “Segurança dos Alimentos” refere-se à qualidade do alimento, ou seja, à garantia de que este não causará nenhum efeito adverso no consumidor após o consumo. Para garantir que os alimentos são seguros, de qualidade e livres de contaminantes químicos, físicos e biológicos, é necessário controlar todo o caminho percorrido pelo alimento, desde a manipulação do produto até à preparação e consumo.

Assim, a principal preocupação das indústrias é fornecer alimentos seguros aos seus consumidores, pelo que devem ser cumpridos requisitos de produção e controlo de qualidade. Fazem parte das medidas de segurança dos alimentos, cuidados de higiene, seleção da matéria-prima, condições adequadas de manipulação dos alimentos, técnicas de produção, embalagens corretas para cada produto, temperaturas adequadas à produção e armazenamento, e controlo de pragas.

Existem ferramentas, reconhecidas mundialmente, que ajudam as empresas a fornecerem produtos seguros, ou que resultem em produtos seguros para o consumidor quando usados segundo a utilização prevista, em conformidade com requisitos legais e regulamentares, e de clientes, relacionados com a segurança dos alimentos. São exemplos o HACCP do Codex Alimentarius e a ISO 22000, cujo enfoque é a segurança dos alimentos em todas as etapas da cadeia de fornecimento.

O Codex Alimentarius é um sistema preventivo de controlo da segurança dos alimentos, aplicável em qualquer fase da cadeia alimentar, desde a produção primária ao consumidor final, definindo as condições de higiene necessárias para a produção de alimentos seguros e adequados ao consumo, bem como a definição da metodologia Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos (HACCP) e Orientações para a sua Aplicação.

Já a ISO 22000, que se baseia nos princípios do HACCP do Codex Alimentarius, internacionalmente reconhecidos, requer a implementação de um sistema de gestão da segurança alimentar com capacidade de fornecer produtos seguros, ou que resultem em produtos seguros, para o consumidor quando usados segundo a utilização prevista, em conformidade com requisitos legais e regulamentares, bem como os dos clientes, relacionados com a segurança alimentar.

A implementação de práticas que visam a segurança dos alimentos é estratégica para as organizações do setor alimentar, uma vez que é essencial para o negócio que os alimentos não ofereçam nenhum risco de contaminação a quem os consome. Para além do aumento da confiança dos clientes e consumidores, pela adoção de padrões elevados de conformidade alimentar, as organizações conseguem, ainda otimizar a gestão dos recursos e melhorar a eficiência na produção de alimentos seguros.

A APCER, com o propósito cuidar da sustentabilidade e qualidade de vida das pessoas, disponibiliza soluções eficazes para as organizações da fileira alimentar e profissionais da área. Ajudamos a sua organização a diferenciar-se da concorrência, através do desenvolvimento de competências internas e da realização de auditorias de certificação, com o objetivo de garantir níveis elevados de segurança dos alimentos, criando, assim uma maior confiança por parte dos consumidores.

Tiago Mimoso
International Market Coordinator | EMEA | APCER

in Diretorio da Câmara de Comércio de Moçambique

Qual a importância de se garantir a qualidade e segurança dos alimentos?

O objetivo da Segurança dos Alimentos é, justamente, de impedir que os alimentos comercializados possam causar algum mal ou risco à saúde. Por isso, são adotadas medidas preventivas para que esses riscos sejam eliminados. Essas medidas são determinadas por normas internacionais – bem como o Global Markets Programme.

Qual a importância da segurança alimentar no Brasil?

IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA ALIMENTAR Faz referência à produção, às importações, ao armazenamento e também à ajuda alimentar entendida como uma transferência no caso de necessidade, seja a nível local ou nacional.

Qual a importância da segurança alimentar para a vida do cidadão?

Sendo assim, o objetivo é ainda contribuir para uma vivência digna para um desenvolvimento absoluto do indivíduo. Contudo, além da disponibilidade, ainda é necessário que todos os cidadãos tenham acesso aos alimentos, o que é um item essencial para a segurança alimentar.

O que é segurança alimentar na agricultura?

O termo “segurança alimentar” se refere a um conjunto de práticas e iniciativas que têm como objetivo garantir às pessoas o acesso a alimentos com valor nutricional e na quantidade adequada para uma boa qualidade de vida.