Qual a principal atividade econômica responsável por consumir a maior quantidade de água no planeta?

O consumo de água no mundo não ocorre de maneira igualitária, pois, em muitos lugares, falta água ou infraestrutura para a sua correta distribuição.

O consumo de água no mundo é um tema de importante debate na atualidade, pois diz respeito à utilização de um dos mais importantes recursos naturais, imprescindível para a manutenção da vida e também para o exercício de atividades básicas que garantem o desenvolvimento humano. Sendo assim, observar se o consumo de água nas diferentes partes do mundo obedece aos padrões mínimos estabelecidos pelos índices especializados é relevante no sentido de demonstrar onde existem as principais carências.

Sendo assim, um importante dado para abordar essa questão é o de consumo per capita de água, que, resumidamente, representa o nível de consumo do volume distribuído pela população ao longo do ano. Na verdade, o cálculo é realizado por meio do volume distribuído anualmente para a população dividido pela multiplicação dos 365 dias do ano pela população atendida:

Consumo Per Capita = Volume anual distribuído
                                 365 x população atendida

Esse dado, embora muito relevante, possui algumas limitações. A maior delas é a ocultação da chamada água virtual ou pegada hídrica, que corresponde à quantidade de água utilizada para a produção de cada produto consumido. Um quilo de arroz, por exemplo, consome 2500 litros de água para ser produzido; um quilo de carne bovina gasta mais de 17 mil litros; e um carro, em todo o seu processo produtivo, consome mais de 400 mil litros.

Outra limitação desse dado ocorre pelo fato de se tratar de uma média aritmética simples, no caso a divisão do volume da distribuição pela população durante um ano. Internamente aos territórios, os níveis de consumo podem variar substancialmente, a ponto de o dado em questão ocultar ou não deixar clara a existência de falta de água mesmo em países em que o consumo individual médio é elevado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De toda forma, o consumo de água no mundo, considerando o consumo per capita, representa em certa medida as desigualdades existentes ao longo do planeta no que se refere ao acesso e utilização dos recursos hídricos pela população para as suas necessidades básicas, incluindo a higiene, a preparação de alimentos e outras atividades.

Nesse sentido, no ranking mundial de consumo de água – de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), os líderes são os Estados Unidos, que consomem, em média anual, 575 l/hab (litros por habitante). Esse valor é o triplo consumido pelo Brasil (185 l/hab.), quatro vezes o consumido pela Índia (135 l/hab.), 16 vezes o consumido por Gana (35 l/hab.) e 38 vezes o nível de consumo de outros países, como Angola e Haiti (15 l/hab.). O nível ideal de consumo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), seria de 100 litros por habitante, de forma a manter as necessidades básicas e evitar o desperdício.

Qual a principal atividade econômica responsável por consumir a maior quantidade de água no planeta?

Mulher ganesa carregando água. Gana é um dos países de menor consumo de água *

Essa diferença tão acentuada no nível de consumo deve-se a dois fatores principais: disponibilidade de água nos territórios e infraestrutura econômica para disponibilidade de água para a população. No mundo, 1,1 bilhão de pessoas sofrem com o não acesso direto à água potável e mais de 2,4 bilhões não contam com serviços de saneamento básico. Por isso, além de ser uma questão humanitária, a questão da falta de água no mundo é também uma questão econômica.

_______________________

* Créditos da imagem: Sura Nualpradid / Shutterstock.com

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Entre as práticas que mais consomem água, vale destaque para a agricultura nos países subdesenvolvidos e emergentes, bem como para a indústria nas nações desenvolvidas.

A questão da água (ou, talvez, a falta dela) vem aglutinando em torno de si uma gama de debates e discussões a respeito de seus variados fatores, como o seu reaproveitamento, as suas formas de uso, a sua disponibilidade, entre outros. Assim sendo, um dos temas de maior necessidade de entendimento, nesse ínterim, é o conjunto de atividades e práticas que mais consomem água.

Muitas pessoas – e isso inclui a maior parte da imprensa atualmente – creditam os problemas de falta d´água aos excessos cometidos pela população no uso doméstico, afirmação que, no entanto, não resiste a uma análise mais criteriosa. É claro que a população deve sempre se esforçar para economizar água, mas ela, sozinha, não fará muita diferença se não for acompanhada por outras atividades socioespaciais.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em termos de média mundial, a atividade que mais consome água é a agricultura, responsável por 70% de toda a água utilizada. Em segundo lugar, fica a indústria, responsável por 22% do consumo. Por fim, vem o uso doméstico e comercial da água, que totaliza apenas 8%. Isso significa que, para economizar, é preciso também o envolvimento das atividades econômicas do campo e também das fábricas.

Ainda de acordo com a FAO, considerando a renda dos países, esses índices alteram-se. Se forem considerados apenas os países subdesenvolvidos e emergentes – cuja maioria é predominantemente agrária –, 82% do consumo de água é realizado pela agricultura. Os 18% restantes são divididos entre indústria, comércio e o uso residencial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por outro lado, nos países desenvolvidos, é a indústria quem ocupa a maior parte do consumo, haja vista a maior presença de redutos industriais no espaço geográfico desses territórios. Assim, mais de 50% do uso da água é realizado pelas fábricas e linhas de produção, enquanto o restante é ocupado pela população – que também consome mais nesses países – e pelas práticas rurais.

No caso do Brasil, a distribuição do consumo de água obedece, em geral, à média mundial, apresentando números bastante parecidos. No nosso território, os recursos hídricos são em maior parte utilizados pela agropecuária (70%), seguida pela atividade industrial (20%) e, por último, pela população em geral (10%). Isso significa que as práticas agrícolas e também as fabris precisam urgentemente de adotar medidas para reduzir suas margens de consumo, de modo a afetar em nada ou minimamente a produção e, assim, não prejudicar a economia.

No entanto, esses números não devem ser responsáveis por mudar a mentalidade das pessoas, afinal, todos nós devemos fazer a nossa parte e adotar medidas para economizar água, evitando o seu desperdício no cotidiano. Vale lembrar que os dados acima são proporcionais, dados em porcentagem, de modo que um pequena parte disso equivale a milhares e milhares de litros d'água.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Qual é a atividade que mais consome água no mundo Justifique sua resposta?

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), 70% de toda a água consumida no mundo é usada na irrigação das lavouras, na pecuária e na aquicultura. A indústria responde pelo consumo de quase 20% e as residências, 12%.

Quais são os grandes responsáveis pelo alto consumo de água no mundo?

Em uma média total, a maior parte da utilização da água é realizada pela agricultura, que detém 70% do consumo; seguida pela indústria, que detém 22%; e pelo uso doméstico e comercial com 8%.

Qual é a atividade econômica que consome a maior quantidade de água no território brasileiro?

Nesse período, as atividades econômicas que registraram maior consumo de água foram a Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (com 77,6% do total); indústria de transformação e construção (11,3%); e Água e esgoto (7,4%).

Qual é o maior responsável pelo consumo de água no Brasil?

Os principais responsáveis pelo consumo de água foram a Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (97,4%), que tem como destaque a agricultura de sequeiro (não irrigada); Indústria de transformação e construção (1,0%) e Água e esgoto (0,8%).