Folha de pagamento e contracheque é a mesma coisa

É comum que empreendedores não tenham conhecimento extenso sobre obrigações trabalhistas, por isso o caminho indicado é solicitar um contador para uma melhor estratégia.

A folha de pagamento foi criada para listar a remuneração que são pagas aos funcionários e prepará-la é uma obrigação legal da empresa. Nela estão todos os dados de um funcionário, como cargo, deduções e contribuições e é o documento que garante o pagamento correto do salário aos funcionários.

Porém, qual a diferença entre o que consta na folha de pagamento e no contracheque?

A real importância da folha de pagamento

A folha de pagamento apresenta todos os registros financeiros (salário, descontos, bônus, vencimentos…) de um funcionário de acordo com o serviço que é prestado.

É um instrumento imprescindível para a contabilidade de uma empresa porque mostra aponta com destreza técnica todas as informações pertinentes para os descontos, horas extras e o próprio pagamento.

Assim também, pode-se dizer que a folha de pagamento é o um verdadeiro instrumento de controle contábil para qualquer empresa. Como já se sabe, a maior parte dos custos de operação são originados de encargos sociais e salários.

Igualmente, quando se trata do ponto de vista ético, a folha de pagamento servirá como instrumento de controle para seu colaborador, mantendo uma relação transparente para haver o controle do que está sendo descontado e o que está de fato ganhando.

Leia também sobre: Proposta Terceirização de Folha de pagamento

Contracheque e frequência de pagamentos

Contracheque ou holerite nada mais é do que um impresso que apresenta o demonstrativo dos vencimentos de todo e qualquer trabalhador.

Na maioria das vezes ele é atrelado à folha de pagamento e tem como principal função efetuar a comparação do que foi depositado para o funcionário. É no contracheque que você encontra:

  • Plano de aposentadoria;
  • Contribuições previdenciárias;
  • Seguros;
  • Descontos.

Ou seja, o contracheque é o documento que apresenta o valor total líquido que o colaborador terá a receber.

Não existe uma regra que faça a folha de pagamento ser gerada mês a mês, como ocorre normalmente no Brasil. O pagamento dos funcionários poderá ser efetuado mensalmente, semanalmente, quinzenalmente ou até mesmo diariamente.

Diversas empresas adiantam parte do valor líquido do salário para seus colaboradores para descontar somente na folha de pagamento seguinte, desde que esta condição seja acordada com o funcionário previamente.

O lado contábil de todo processo

No âmbito contábil, a folha de pagamento deve apresentar:

  • Valor do salário;
  • Descontos de IRRF e INSS;
  • Férias;
  • Décimo terceiro;
  • Descontos relativos à vale refeição e vale transporte;
  • FGTS;
  • Aviso prévio.

Normalmente, o contracheque tem a obrigação de ser gerado até o quinto dia útil de cada mês e deve efetuar o balanço operacional de uma empresa.

Sob o mesmo ponto de vista, o contracheque que irá trazer segurança jurídica para a empresa. Nele você encontra as informações mais importantes, como bônus concedidos, total de deduções e o valor dos vencimentos.

Dessa maneira, se um colaborador pede demissão, a empresa poderá comprovar que cumpriu corretamente todas suas exigências tributarias, trabalhistas e legais. É o respaldo em casos de contestação de processos judiciais.

Leia também sobre: Como calcular a folha de pagamento

Escolhendo o melhor regime de contratação para sua empresa

O processo de seleção de funcionários é uma das etapas essencial de todo negócio. Além de se tratar da qualidade dos serviços oferecidos, será esse processo que impactará diretamente nos custos da folha de pagamento. Isso significa que vai interferir diretamente no capital de giro e fluxo de caixa de sua empresa.

É preciso destacar a diferença entre os colaboradores que são contratados no regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e os colaboradores PJ (Pessoa Jurídica). Veja abaixo:

CLT

Esse é o modelo mais comum de contratação de funcionários.

Existe o registro de um documento – de acordo com a legislação – que caracterizada o vínculo empregatício.

Esse formato de contratação exige a folha de pagamento e obrigações da empresa como, pagar contribuições e impostos: FGTS, INSS, vale transporte, vale refeição, férias, 13º salário, entre outros.

PJ

A pessoa jurídica é quem executa as atividades na empresa tendo liberdade de prestar serviços para outras empresas. É uma parceria que normalmente é realizada por meio de contratos e que exige a emissão de nota fiscal.

A pessoa jurídica não costuma receber os mesmos direitos que um profissional CLT e esta condição está de acordo com as leis. Ser PJ representa uma expressiva redução de custos para a empresa, visto que não há obrigação de pagamento de tributos e férias, por exemplo, porque é pago somente o valor que foi previamente acordado. O contracheque é a própria nota fiscal do PJ.

Leia também sobre: Procedimentos relativos ao Processamento de Folha de Pagamento

Como acabar de uma vez com a dúvida entre folha de pagamento e contracheque

É complexo formalizar uma folha de pagamento e seus devidos contracheques.

Não tem experiência e precisa de ajuda com essa parte em seu negócio? Que tal contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de folha de pagamento? O oHub pode ajudar.

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:

Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam terceirização de folha de pagamento.

É fornecedor? Cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

Qual a diferença de folha de pagamento é contracheque?

A folha de pagamento também é conhecida como holerite ou contracheque. Este é um documento obrigatório, determinado por lei, que deve ser gerado pela empresa todos os meses. Nele, a empregador específica o salário que o funcionário receberá naquele mês pelo trabalho realizado.

Como que chama a folha de pagamento?

O que é folha de pagamento Também conhecido como holerite, o documento consiste na transformação das informações trabalhistas de cada funcionário em dados contábeis, para calcular o pagamento líquido e o pagamento bruto.

O que é a folha de pagamento?

‍A folha de pagamento reúne informações do empregado e da empresa, gerando um documento que indica todos os valores de remuneração, impostos, descontos e bonificações dos trabalhadores. Assim, assegura que os colaboradores tenham a sua remuneração recebida corretamente, sem atrasos ou faltas.

Quais são os tipos de folhas de pagamento?

Como é elaborada a folha de pagamento?.
INSS. O desconto do Instituto Nacional de Seguro Social é feito sobre o valor total da remuneração, aqui entra o salário, horas extras, 13º salário e adicionais. ... .
FGTS. ... .
13º salário. ... .
IRRF. ... .
Sindicato. ... .
Faltas e atrasos. ... .
Vale transporte. ... .
Previsão de férias..