Feridas no nariz do cachorro

Feridas no nariz do cachorro

Uma ferida no focinho do cachorro pode ser facilmente notada pelo tutor, afinal, esse problema é bem comum entre os pets e pode ter diversas causas. 

A boa notícia é que nem sempre a ferida no nariz do cachorro significa algo grave. No entanto, é importante estar atento ao tipo de machucado e levar o animal ao veterinário para um diagnóstico mais preciso. 

Quando ferida no focinho do cachorro pode ser grave?

Se deparar com o focinho de cachorro machucado pode ser mais comum do que imaginamos, especialmente entre os cães filhotes ou animais muito hiperativos. 

Em alguns casos, isso acontece durante brincadeiras ou pela curiosidade dos cães de conhecer coisas novas. Contudo, há diversas situações em que pode surgir um machucado no nariz do cachorro. 

Sendo assim, é necessário levar o animal ao veterinário para avaliar a lesão e verificar se existe a incidência de outros sinais clínicos. 

A seguir, conheça algumas causas de machucado no focinho do cachorro.

  • Lesão por trauma: pode ocorrer quando o cão bate o focinho em algum local ou quando se mete em brigas e acaba se machucando.
  • Queimadura solar: os animais são muito sensíveis ao Sol. Quando expostos por muito tempo, podem adquirir ferimentos ou doenças na face – o focinho, por exemplo, pode até descascar. 
  • Cinomose: essa doença infecciosa pode causar pústulas na região nasal, apresentando feridas no focinho.
  • Câncer de pele: o carcinoma é composto por células escamosas que podem apresentar ferimentos na região do nariz. 
  • Picadas de inseto: quando tentam brincar com insetos como abelhas ou formigas, os cachorros podem receber uma picada acidental, causando ferimento no focinho, inchaço e até descamação da região. 

Como tratar ferida no nariz do cachorro?

A melhor forma de tratar um cachorro com ferida no nariz é levando o animal ao veterinário para uma análise do quadro, pois o profissional irá indicar o melhor remédio de acordo com o diagnóstico do pet.

Além de examinar o cão, é possível que o veterinário solicite alguns exames laboratoriais para confirmar o prognóstico. 

O tratamento pode ser feito pelo uso de uma pomada cicatrizante, e o pet deverá ficar longe da exposição solar por alguns dias. No entanto, em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser adotada. 

Em casos de picada de inseto, pode ser recomendado o uso de um corticoide, para diminuir o inchaço e as alergias. 

Como evitar que o cachorro machuque o nariz?

Feridas no nariz do cachorro

Evitar que o cachorro machuque o focinho pode ser uma tarefa quase impossível, uma vez que eles são animais brincalhões, curiosos e estão quase sempre expostos a fatores que podem causar ferimentos acidentais. 

No entanto, o tutor pode tomar alguns cuidados.

  • Mantenha o pet longe de objetos cortantes e perfurantes. 
  • Evite que o cachorro saia para passear sozinho ou solto da guia e coleira.
  • Mantenha a carteira de vacinação do cachorro sempre em dia e se atente aos reforços anuais.
  • Evite a exposição solar frequente sem o uso de protetor solar para animais.
  • Evite passeios frequentes em dias muito quentes e ensolarados.
  • Procure usar repelente de insetos, especialmente em passeios ou viagens.

Como tratar feridas no focinho do cachorro?

O tratamento pode ser feito pelo uso de uma pomada cicatrizante, e o pet deverá ficar longe da exposição solar por alguns dias. No entanto, em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser adotada. Em casos de picada de inseto, pode ser recomendado o uso de um corticoide, para diminuir o inchaço e as alergias.

O que pode ser uma ferida no focinho do cachorro?

Lesão causada por trauma: ele pode ter batido em algum lugar e feito uma ferida, ter sido agredido ou ter brigado e se machucado; Queimadura de sol: animais que passam muito tempo expostos ao sol forte, sem ter onde se esconder e sem protetor solar, podem ter doenças na face.

Como fica o focinho do cachorro com leishmaniose?

Hiperqueratose nasodigital: a descoberta mais visível é a excessiva descamação epidérmica com engrossamento, despigmentação (perda de cor da pele), e as feridas no focinho e nas almofadas das patas. A vasculite produzida pelo parasita origina um fenómeno visível de necrose na ponta das orelhas.

Como é esporotricose em cachorro?

A esporotricose é uma micose pouco frequente em cães causada pelo fungo do Complexo Sporothrix schenkii. A infecção normalmente resulta da inoculação do agente no tecido subcutâneo.