Em que circunstâncias um influenciador digital tem credibilidade para divulgar um produto?

A cada ano, o marketing digital no Brasil vem crescendo e ganhando consistência no mercado. É o que aponta a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, que reuniu dados da Rock Content, Mundo do Marketing, Resultados Digitais e Vendas B2B. De acordo com o estudo, 94% das empresas brasileiras escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento.

Dentro desse universo, existem diferentes tipos de influenciadores digitais, que podem ser identificados de acordo com o conteúdo que desenvolvem. Para que a estratégia de marketing da empresa funcione, é importante que ela esteja alinhada aos diferentes perfis de influencers, os quais veremos a seguir.

Influenciadores digitais: quais são os principais tipos?

Antes de mais nada, cabe uma breve definição do que é um influenciador digital.

Basicamente, os influenciadores digitais são pessoas que produzem conteúdo em diferentes canais (vídeos, blogs, redes sociais, e assim por diante) e possuem um número considerável de seguidores. Para que alcancem o público desejado, utilizam uma linguagem bem específica, voltada a diferentes segmentos.

Já foram realizadas diversas pesquisas para classificar os tipos de influenciadores do marketing digital no Brasil. A seguir, veremos uma segmentação baseada no tamanho da audiência, capacidade de engajamento e relevância. Acompanhe!

1 – Celebridade

Talvez um dos tipos de digital influencer mais conhecido, as celebridades possuem um altíssimo alcance e engajamento da audiência.

As celebridades tanto podem ser artistas ou personalidades que ganharam fama por sua carreira quanto aquelas surgidas por determinadas circunstâncias, como participantes de reality shows, por exemplo. No entanto, a sua relevância (conhecimento específico de algum tema) costuma ser baixa.

2 – Autoridade

Já a autoridade é o influenciador que domina determinado assunto e, por isso, suas opiniões são respeitadas em um nicho específico.

Diferentemente da celebridade, ele não costuma ter um alcance tão grande, mas, devido à sua credibilidade, o engajamento é alto. Por isso, esse é o tipo ideal de influenciador para quem pensa mais na qualificação dos leads do que na abrangência do produto.

3 – Ecossistema

Um ecossistema é uma reunião de influenciadores que atuam em determinado nicho, por dominarem bem o assunto. Normalmente, essas pessoas não são conhecidas, porém o formato de trabalho agregado atinge um bom resultado. Possivelmente, esse tipo de influenciador não trará uma grande audiência, mas o engajamento e a relevância do conteúdo serão altos.

4 – Trendsetter

Sabe aquelas pessoas conhecidas por defenderem causas ou liderarem com discussões? Pois bem, esses são os trendsetters.

Da mesma forma que as autoridades, os trendsetters dominam um determinado assunto. No entanto, são mais voltados à defesa de algum ponto de vista, no sentido de auxiliar e defender interesses sociais.

Por isso, esse tipo de influenciador é ideal para divulgar uma marca que tenha afinidade com as suas causas e valores.

5 – Jornalista

Os jornalistas também podem ser grandes influenciadores digitais. No entanto, o seu alcance e relevância dependerá do seu engajamento e domínio de determinado assunto.

Um bom exemplo é o jornalista de Economia Ricardo Amorim. Em 2015, ele foi eleito pela Forbes como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. No mesmo ano, o LinkedIn o considerou o maior influenciador da rede social.

6 – Influenciadores locais

Por fim, os influenciadores locais falam para um público mais restrito. No entanto, o seu conteúdo possui relevância pois os seguidores confiam muito em suas indicações.

Esses são os influenciadores que falam para uma determinada região. Um exemplo são Giovana Ramirez e Jennifer Kevellyn, que trabalham em conteúdos do ABC Paulista (@euamoabc).

Contabilidade especializada para influenciadores digitais

Você sabia que YouTubers e outros influenciadores digitais também precisam de contabilidade? A Copiloto Contabilidade presta toda a assessoria contábil, financeira e tributária para esse tipo de profissional. No vídeo abaixo, saiba mais sobre o assunto e aproveite para conhecer melhor os nossos serviços clicando nesse link!

Youtuber e Influenciador precisa pagar imposto, precisa de CNPJ, precisa de contador? #shorts – YouTube

O que caracteriza o sucesso de um influenciador digital?

O influenciador digital precisa estabelecer a linguagem ideal para conversar com seus seguidores e formatos de conteúdos que serão compartilhados. Também é preciso deixar claro os seus valores. Além disso, é preciso dominar o assunto que será falado.

Qual o papel do influenciador digital na tomada de decisão do consumidor?

A figura do influenciador digital é, portanto, vital, quando se trata de processo de decisão de compra, uma vez que mais da metade dos entrevistados consideram a sua opinião e o seu trabalho de divulgação de conteúdo como importante e como moldador de opinião, bem como pelas informações colhidas diretamente com quem ...

Qual a responsabilidade de um influenciador digital?

Assim, tem-se por base que, nos casos de publicidade ilícita, decorrentes da prática de atos contrários à lei, os influenciadores irão ser responsabilizados, respondendo solidariamente pelos danos causados aos consumidores, podendo esse ressarcimento atingir o âmbito individual e/ou coletivo.

Que tipo de responsabilidade Você considera que os influenciadores digitais devem ter ao produzir uma postagem?

Concluindo: Os influenciadores digitais são responsáveis pelos anúncios publicitários postados nas suas redes sociais sobre determinado produto ou serviço, visto que se o seu público realizou a compra do produto ou serviço e sofreu algum dano, o influenciador pode ser responsabilizado civilmente.