É verdade que a Fifa reconhece mundial do Palmeiras?

Fifa “reconhece” e exalta título mundial do Palmeiras em 1951: “Campeonato que havia sido sonhado por anos”

Entidade ressaltou importância da conquista do Palmeiras sobre a Juventus

Bruno Romão25 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato:

Categoria: Futebol

É verdade que a Fifa reconhece mundial do Palmeiras?

Crédito: Reprodução

Antes da bola rolar para Palmeiras x Chelsea, a Fifa valorizou a história do Palmeiras. Em seu site oficial, a entidade recordou a conquista do Verdão em 1951, descrita como “glória global para o Verdão”, e que teve participação de nomes importantes como Jules Rimet, Ottorino Barassi. Dessa forma, o torneio foi descrito como campeonato mundial, ganhando mais uma vez o reconhecimento da federação.

“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores artilheiros do futebol, entre eles Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil. A competição com oito equipes envolveu algumas das principais equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras”, diz a publicação.

We first published this article last February. It became the most read on https://t.co/fRxkSMxytK of 2021.

Learn about the palmeiras ? of the past.

Will this team write themselves into history on Saturday? ??#ClubWC

— FIFA.com (@FIFAcom) February 10, 2022

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJxSWZtOVVjYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

CAMPANHA DO PALMEIRAS NO MUNDIAL DE 51

Dando detalhes sobre a campanha do Palmeiras, a Fifa relembrou que o Alviverde desbancou Vasco e Juventus, favoritos ao título. Com um ótimo desempenho em campo, o time paulista superou os dois adversários e confirmou a conquista em um Maracanã lotado.

“Os paulistas venceram o Vasco por 2 a 1 nos 180 minutos nas semifinais e surpreenderam a Juve por 1 a 0 no jogo de ida da final. O Rio de Janeiro estava lotado no dia da decisão, com cerca de 10.000 italianos lotados em seus hotéis, certos de que a Juventus sairia triunfante. No entanto, Liminha, um jovem de 21 anos que começou o torneio no banco, ajudou a marcar o primeiro gol de empate do Palmeiras e marcou um gol no final da partida no empate por 2 a 2 diante de mais de 100.000 no Maracanã”, completou a entidade.

Agora, Dudu, Rony, Weverton e companhia buscam conquistar o primeiro título do Palmeiras no atual formato do Mundial. Diante do Chelsea, no sábado (12), às 13h30, a equipe de Abel Ferreira busca desbancar os Blues e pintar o mundo de verde.

PARA MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS

Na véspera da estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes, a Fifa reacendeu velha polêmica sobre o status do torneio internacional vencido pelo time paulista em 1951, que é considerado um título mundial pelos palmeirenses. Nesta segunda-feira, em uma entrevista com o meia Rony, a entidade classificou o time como "campeão mundial".

A frase consta no site oficial da Fifa e abre a oitava pergunta da entrevista com Rony, publicada em inglês. "Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada. A oportunidade de superar seu maior rival (em número de títulos) te dá uma motivação extra?", questiona a entidade, na entrevista.

A pergunta, contudo, se torna muito mais importante que a resposta do palmeirense por praticamente corroborar antiga busca do clube alviverde pelo reconhecimento oficial da Fifa pelo título de 1951. Aquele torneio contava com os melhores clubes do mundo naquele momento, todos campeões nacionais: Juventus (Itália), Sporting (Portugal), Nice (França), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Estrela Vermelha (Sérvia).

Vencedor da competição, chamada Copa Rio, o Palmeiras sempre insistiu que o título tinha status de mundial. Na época, não havia torneios com essa abordagem, caso da Copa Intercontinental ou do Mundial atual, disputado em 2000 e desde 2005 anualmente.

A frase da Fifa na entrevista é mais um capítulo das idas e vindas desta busca do Palmeiras pelo reconhecimento oficial. Em outros momentos, a Fifa flertou com essa oficialização, mas nunca o fez de fato. O título de 1951 não aparece em nenhuma lista oficial da entidade, tanto no site quanto em suas publicações.

Um dos capítulos desta "novela" aconteceu em 2007, quando o Palmeiras fez o pedido oficial, com longo dossiê explicando a importância e o status informal do torneio de 1951, à Fifa. Na ocasião, o então secretário-geral Urs Linsi enviou o famoso fax em que concordava com a demanda e até atendia ao pedido. A oficialização, contudo, não veio.

Anos depois, em 2014, no calor das vésperas da Copa do Mundo do Brasil, o palmeirense Aldo Rebello, então ministro do Esporte, fez o pedido diretamente ao então secretário-geral Jérôme Valcke, que novamente respondia positivamente à demanda do Palmeiras, desta vez por e-mail. Na prática, nada mudou.

A situação piorou em 2017, quando a Fifa andou na contramão de suas declarações feitas em fax e e-mail. A entidade reconheceu publicamente como campeões mundiais os times que venceram a antiga Copa Intercontinental, também chamada de Mundial Interclubes, como campeões mundiais. O torneio foi disputado entre 1960 a 2004 entre o vencedor da Copa Libertadores e o campeão europeu.

Desta forma, quatro clubes brasileiros ganharam o status de campeões mundiais, caso de Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993). E o Palmeiras seguiu de fora desta restrita lista.

Quantos mundiais reconhecidos pela Fifa o Palmeiras tem?

"Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada.

O que a Fifa diz sobre o Mundial de 51?

Na última quinta-feira, em mais uma referência ao Mundial de 1951, a Fifa citou a competição como o primeiro campeonato mundial interclubes, que "foi sonhado e discutido por anos pelos maiores dirigentes do futebol da época e finalmente foi agendado para 1951".

Quais os títulos mundiais que a Fifa reconhece?

Manchester United (1999) Real Madrid (1998) Borussia Dortmund (1997) Juventus (1996).
Chelsea (2021).
Bayern de Munique (2020).
Liverpool (2019).
Real Madrid (2018).
Real Madrid (2017).
Real Madrid (2016).
Barcelona (2015).
Real Madrid (2014).

Porque as pessoas dizem que o Palmeiras não tem Mundial?

''O Palmeiras não tem Mundial''. Essa é a música cantada pelas torcidas rivais do Palmeiras. A provocação deu início quando o Verdão reconheceu que o time foi Campeão do Mundo em 1951. A torcida do Corinthians, que não curtiu, afirmou que o clube não havia conquistado o título do Mundial de Clubes.