É um processo usado para separar as fases da mistura heterogênea sólido líquido e líquido

A separação de misturas é o processo que envolve o fracionamento de uma ou mais substâncias presentes em uma mistura. Ou seja, o processo de separação de uma substância visa o isolamento da mesma em um sistema. Para que ocorra esse processo, se faz necessário o uso de um ou de mais métodos de separação. 

Processo de separação de misturas

O processo de separação de misturas é dependente de diferentes aspectos das substâncias envolvidas e do sistema. Entre eles estão: a natureza e as propriedades das substâncias e elementos envolvidos na mistura como densidade, temperatura de ebulição e solubilidade e o tipo de mistura, homogêneo ou heterogêneo. 

Separação de misturas homogêneas 

Misturas homogêneas apresentam as mesmas propriedades em todos os pontos da solução e possuem uma única fase. Os principais processos de separação são:

É um processo usado para separar as fases da mistura heterogênea sólido líquido e líquido

Destilação simples

A destilação simples é responsável por separar a mistura de sólidos e líquidos de acordo com o ponto de ebulição. Nesse método, a solução é aquecida em um balão de vidro até que o líquido entre em ebulição. O vapor formado passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água, e condensa-se sendo recolhido em um outro recipiente. 

Destilação fracionada

Esse método é utilizado para promover a separação de líquidos em uma mistura homogênea, sendo um aprimoramento da destilação simples. 

Nesse processo de separação, há uma coluna de vidro que é preenchida por obstáculos, sendo colocado entre o balão e o condensador. Essa coluna, permite que o componente de menor ponto de ebulição chegue de forma mais rápida ao condensador e seja destilado primeiro. Assim que ele for totalmente destilado, o próximo componente líquido da mistura passará a ser destilado. Logo, essa técnica promove a separação por ordem crescente de ponto de ebulição.

Destilação por arraste de vapor 

Nesse processo, utiliza-se do vapor da água para promover a ebulição dos componentes da mistura. 

Evaporação 

Essa técnica consiste em permitir a evaporação do líquido em uma mistura homogênea de sólido/ líquido sob a ação do calor do sol. É um método barato, em que o líquido é perdido no processo, sendo usado somente quando só há interesse na fase sólida da solução. 

Liquefação fracionada

Utilizada em uma mistura de gases, em que um equipamento específico é responsável por resfriar a solução e promover a transformação dos gases em líquidos. Em seguida, esses líquidos são separados por meio de uma destilação fracionada.

Fusão fracionada

Nesse método, aquece-se a solução formada por sólidos que apresentam diferentes pontos de fusão. Em seguida, separa-se o sólido fundido do sólido não fundido por meio de outras técnicas de separação como por exemplo, a filtração.

Solidificação fracionada

A solidificação fracionada ocorre em uma mistura de líquidos miscíveis por meio do resfriamento. A temperatura do sistema é abaixada até que ocorra a solidificação de um dos componentes da mistura. 

Separação de misturas heterogêneas

As misturas heterogêneas não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão apresentando duas ou mais fases. As separações que envolvem esses sistemas utilizam-se dessas propriedades para promover o fracionamento de misturas.

É um processo usado para separar as fases da mistura heterogênea sólido líquido e líquido

Decantação 

Em uma mistura heterogênea sólido/líquido, a fase mais densa tende a ocupar a posição inferior, enquanto a menos densa fica por cima. 

Uma maneira de separar o sólido do líquido é a utilização de um recipiente e esperar a parte mais densa decantar no fundo. Após essa deposição, transfere-se a parte superior para outro recipiente inclinando cuidadosamente o frasco que se encontra na mistura. 

Centrifugação 

Se a separação entre as fases de uma mistura heterogênea for lenta sob a ação da gravidade, pode-se apressar o processo submetendo o sistema a uma intensa rotação realizada por equipamentos conhecidos como centrífugas. 

Filtração simples

A filtração é utilizada para a separação de misturas entre sólido e líquido e apresenta uma maior eficiência do que o processo de decantação. Essa técnica consiste em verter a mistura sobre uma superfície porosa apropriada, o filtro, geralmente utiliza-se o papel de filtro. Esse filtro permite a passagem da fase líquida mas não permite que a fase sólida do sistema ultrapasse seus poros, o que promove a separação de ambas as fases.

Filtração a vácuo

Caso a filtração simples seja demorada para uma determinada mistura, utiliza-se o processo de filtração a vácuo que acelera a filtração. Nesse processo, o papel de filtro é ajustado em um funil apropriado chamado de funil de Bücher que se conecta a um frasco especial chamado de kitassato, que por sua vez, está ligado a uma trompa de água que promove o vácuo no interior do kitassato.

Funil de separação 

O funil de separação é utilizado para promover a separação por meio da decantação de líquidos imiscíveis. Sendo assim, a mistura é adicionada no interior do funil e a torneira é ligeiramente aberta que permite o escoamento gradual da fase inferior da mistura que passa a ser recolhida em outro frasco. A torneira é fechada no momento exato que a fase inferior deixou de escoar.

Dissolução fracionada

É uma técnica utilizada para separar dois ou mais sólidos em uma mistura. Ela baseia-se na tendência com que os sólidos presentes na mistura dissolvem-se em um determinado solvente, por exemplo, a água. 

Um exemplo é a mistura de areia e sal. A água é capaz de dissolver o sal, mas não a areia. Logo, a mistura passa a ser formada por uma fase de areia e outra da solução de água e sal. Para separar o sal e a areia então, realiza-se uma filtração e a evaporação da água.

Separação magnética

É a separação de metais presentes em uma mistura utilizando-se de ímãs. 

Ventilação 

Essa técnica utiliza-se da força dos ventos para a separação de substâncias com densidades diferentes.

Levigação 

Já na levigação se utiliza a força das águas para a separação de dois sólidos com densidades diferentes. 

Peneiração (ou tamisação)

Essa técnica utiliza uma peneira para a separação de sólidos com tamanhos diferentes presentes em uma mistura. 

Floculação 

Nesse procedimento, adiciona-se um coagulante em uma mistura formada por líquidos e sólidos com partículas pequenas para que ocorra a formação e o agregamento das partículas. Com a formação de flocos maiores, as partículas podem ser retiradas por uma posterior decantação. 

 Flotação 

É uma técnica que separa dois sólidos por meio da introdução de bolhas de ar na água para a formação de uma suspensão de partículas, já que elas se aderem às bolhas formando uma espuma. 

Catação 

É um método simples e que ocorre de maneira manual. Os sólidos são retirados das misturas com a mão. 

Sifonação 

A sifonação é utilizada para separar  líquidos. Nesse processo, utiliza-se um sifão ou uma mangueira para retirar uma das fases de modo completo da mistura. 

Mapa Mental para download

É um processo usado para separar as fases da mistura heterogênea sólido líquido e líquido

É um processo usado para separar as fases da mistura heterogênea sólido

Decantação. A decantação é a separação entre substâncias que apresentam densidades diferentes. Ela pode ser realizar entre líquido-sólido e líquido-líquido imiscíveis. Pela ação da gravidade, o componente mais denso fica na parte inferior, ou seja, o sólido ficará depositado no fundo do recipiente.

Quais são os métodos de separação utilizados para separar misturas heterogêneas sólido

Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.

É um processo usado para separar as fases da mistura heterogênea?

Decantação. Consiste em separar uma mistura heterogênea, ou seja, que apresenta duas ou mais fases através da diferença de densidade, ou seja, a fração mais densa fica no fundo do recipiente e a mais leve fica acima, deste modo pode se realizar a separação através da remoção das partes individualmente.

Quais são os métodos de separação de misturas heterogêneas?

Técnicas de Separação de Misturas Heterogêneas.
Filtração. Usada para separar misturas sólido-líquido ou sólido-gás. ... .
Decantação. Pode ser usada para separar sólidos de líquidos ou líquidos imiscíveis entre si, como por exemplo, água e óleo. ... .
Funil de separação. ... .
Dissolução fracionada. ... .
Separação magnética. ... .
Sublimação..