Qual o tempo limite de jejum para exame de sangue?

Desmistificando o jejum

NEM TODA COLETA PARA EXAME DE SANGUE PRECISA SER FEITA COM 12 HORAS DE JEJUM. A MAIORIA PODE SER FEITA COM 3 HORAS SEM INGERIR ALIMENTOS – UMA BOA NOTÍCIA PARA QUEM QUISER APROVEITAR PARA REALIZAR PROCEDIMENTOS EM PERÍODOS ALTERNATIVOS, COMO NO HORÁRIO DO ALMOÇO OU NO FIM DO DIA. O FLEURY, PENSANDO NISSO, COMEÇOU A OFERECER ALMOÇO EM SEUS CAFÉS, COM DELICIOSAS OPÇÕES DE TORTAS, QUICHES, SALADAS E SOPAS.

Nairo Sumita, assessor médico na área de bioquímica clínica do Fleury Medicina e Saúde, explica que o período clássico de 12 horas foi baseado no tempo máximo que uma pessoa normal levaria para metabolizar todo o alimento ingerido na última refeição. Os valores de referência dos exames foram estabelecidos com base em um grupo de pessoas nesse estado de jejum. Mas, como cada pessoa tem um metabolismo diferente, atualmente a maioria dos exames pede 3 horas de jejum. “Entendemos que, em média, uma pessoa já metabolizou grande parte do alimento ingerido nesse período”, diz Nairo.

A maioria dos exames mais solicitados pelos médicos pode ser feita no Fleury com jejum de 3 horas, como hemograma, creatinina, ácido úrico, T4 livre, T4 e T3. Porém, existem as exceções. Em situações especiais, o médico pode solicitar exames 2 horas após a refeição: são os exames em estado pós-prandial, muito comuns para controle do nível de glicose após a alimentação em diabéticos. Nesse caso, o médico faz a solicitação por escrito. Para dosagem de glicose para diagnóstico de diabetes, o jejum mínimo ainda é de 8 horas. Já para o perfil lipídico é de 12 horas, devido à dosagem de triglicérides.

Para todos os exames, nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas. “Nada mais pode ser coletado depois desse tempo, porque o organismo usa sua reserva e começa a queimar gordura e proteína, alterando os parâmetros laboratoriais”, alerta Nairo. Vale lembrar que, para a dosagem do perfil lipídico, é preciso evitar atividade física vigorosa por 24 horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas 72 horas anteriores ao exame.

Fuja do trânsito

Para quem faz exames na hora do almoço ou no fim do dia, o Fleury oferece um cardápio especial nas unidades Campinas, Granja Viana, Jardim América, Jundiaí, Jardim Sul, Rochaverá-Morumbi, Braz Leme, Santo André, Sumaré, Anália Franco, Villa Lobos, Campo Belo e Alphaville. Conte com esse estímulo na hora de organizar sua agenda e aproveite os horários alternativos, quando o trânsito está mais tranquilo. Se você trabalha, talvez seja mais vantajoso sair mais cedo do que chegar mais tarde.

Acesse a versão iPad da Revista Fleury e consulte a lista de alguns exames que podem ser feitos com pelo menos 3 horas de jejum. Você também pode consultar o cardápio de almoço das unidades do Fleury.

  1. Home
  2. Notícias
  3. Entenda tudo sobre o jejum de 12 horas antes do exame de sangu
Qual o tempo limite de jejum para exame de sangue?

O seu médico já solicitou um exame de sangue com a necessidade de um jejum de 12 horas? Nesse caso, é preciso se programar bem para que a falta de ingestão de alimentos não cause muito desconforto e atrapalhe a sua rotina, não é mesmo?

No entanto, essa restrição prolongada diminuiu consideravelmente a partir de estudos recentes e do consenso médico que entrou em vigor no início de 2017. Mas ela ainda é necessária em casos específicos. Para entender tudo sobre o assunto, continue a leitura deste post!

Em que casos o jejum de 12 horas é indicado?

A orientação do seu médico é soberana. Então, sempre que ele indicar a necessidade de jejum de 12 horas antes do exame, ele deverá ser feito. Também será necessária uma medicação, nesse caso, quando o nível de triglicérides, em condições normais, estiver superior a 440mg/dL. Isso porque esse número é considerado limite para que o risco cardiovascular seja determinado.

Além disso, a ingestão de calorias pode alterar os níveis de colesterol e triglicérides, deixando-os acima do desejado. Portanto, o jejum de 12 horas pode trazer a precisão necessária para a avaliação dessas substâncias.

Outro caso que requer o jejum prolongado é o exame de glicose, usado, principalmente, no diagnóstico de diabete. Contudo, a privação alimentar no período de 8 horas costuma ser suficiente para o procedimento.

É mito que o jejum de 12 horas foi extinto. Há casos, referentes à dosagem de lipídeos, em que ele é imprescindível. O que pode acontecer é uma flexibilização acordada com o médico.

Você conhece o consenso médico sobre a flexibilização do jejum?

No início de 2017, a comunidade médica estabeleceu um consenso que determina a flexibilização do tempo sem comer, necessário para a realização de exames de sangue. Os longos períodos de privação alimentar eram exigidos porque a quantidade de açúcar e gordura, que correspondem à glicose e aos lipídeos, pode sofrer alteração momentânea com a ingestão de alimentos.

Porém, estudos recentes apontaram resultados que impactaram a forma como os exames eram encarados. Ao comparar casos em que as pessoas faziam ou não jejum, foi comprovado que a concentração de gordura no sangue variou pouco. Portanto, fazer o procedimento alimentado, hoje, não tira a precisão do diagnóstico acerca do nível de colesterol e triglicérides.

Com isso, o jejum foi dispensado nos seguintes exames:

  • Colesterol Total (CT);
  • LDL‐C;
  • HDL‐C;
  • Não‐HDL‐ C;
  • Triglicérides (TG).

Mas, atenção: toda regra tem a sua exceção. A recomendação do seu médico é o ponto de partida para se preparar bem para o exame. Como dissemos no início deste artigo, o jejum de 12 horas pode ser, sim, necessário. No entanto, a flexibilização também é uma possibilidade.

Este artigo foi útil para você? Que tal seguir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de muito mais conteúdo sobre saúde? Esperamos você por lá!

Pode fazer exame de sangue com mais de 12 horas de jejum?

O ideal é que tenha jejum máximo de 14 horas, pois acima disso, alguns analitos podem sofrer alterações, como por exemplo a Glicemia e o Triglicérides.

Pode fazer exame de sangue com mais de 14 horas de jejum?

1. Nunca fique de jejum por mais de 14 horas; em nenhum exame isso é necessário, pois nada mais pode ser aproveitado na coleta após esse tempo, além de alterar o resultado e ser prejudicial à saúde; 2.

Quantas horas no máximo pode ficar em jejum para exame de sangue?

Importante! Para que o resultado do exame seja verdadeiro, faça o jejum no tempo recomendado e não ultrapasse mais de 14 horas de jejum.

Quais exames de sangue precisa de 12 horas de jejum?

Preciso ficar 12 horas em jejum para todos os exames? Não, isso só é preciso em dois exames: o de glicemia e o de colesterol e triglicérides. Nestes casos, as 12 horas são necessárias pois é o tempo que demora para o organismo metabolizar a glicose e a gordura.