E possivel definir fronteiras definitivas entre o discurso cientifico e filosofico

O que é um discurso filosófico?

Já o Discurso Filosófico é aquele que utiliza-se de logos, a razão e a racionalidade para buscar responder os fenômenos naturais e as questões universais que sempre assolaram a humanidade.

Quais as principais características do discurso filosófico?

O discurso filosófico tem um espírito retórico, dialéctico, utiliza a analogia, mas também a metáfora, sempre que seja necessário expressar idéias. Por outro lado, a filosofia ajusta seu discurso aos princípios da lógica.

É possível definir fronteiras definitivas entre o discurso científico e o discurso filosófico?

Sim, é possível definir o que é Ciência e o que é Filosofia. Isso porque a ciência utiliza o método científico. ... A Filosofia é a mãe da Ciência ao introduzir o pensamento racional e lógico porém hoje em dia os dois discursos não se confundem, existe uma fronteira definida.

O que é discurso filosófico e discurso científico?

O discurso filosófico tem por objetivo provocar a indagação e a reflexão no leitor, enquanto que, o discurso científico é estruturado por meio de dados probatórios, com possibilidades de refutação, a ciência deve ser contraditória. Uma teoria que não pode ser contradita não é refutável, portanto, não é científica.

Quais as diferenças entre a filosofia e a ciência e onde elas trabalham juntas?

Apesar da ciência ter herdado a argumentação racional que surgiu com os primeiros filósofos, a diferença entre ciência e filosofia reside no fato da ciência estar comprometida com demonstrações empíricas, enquanto que a filosofia se permite trabalhar com conceitos que estão além de qualquer demonstração física.

Qual a relação da ciência com a filosofia?

A Filosofia da Ciência é o ramo que reflete e questiona a ciência e o saber científico. A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário.

Por que a filosofia é diferente das outras ciências?

A Filosofia é diferente de outros tipos de ciências porque não é uma ciência no mesmo sentido da Biologia ou da Química, por exemplo, que possuem um objeto de estudo bem definido. O seu objeto de estudo é o mundo em todas as suas dimensões e o homem enquanto ser racional que vive nesse mundo.

Porque se diz que a filosofia é a mãe de todas as ciências?

Sobre o fato de que a Filosofia é considerada a mãe de todas as ciências, podemos compreender que esse título foi dado a esta ciência haja vista que a partir de seus estudos, ela é capaz de incentivar que o indivíduo, como pensador que é, buscar sempre novas respostas e resultados para os questionamentos.

Quais são os pontos comuns entre filosofia e ciência?

Verificado por especialistas. São semelhanças entre o saber científico e o filosófico o fato de serem ambos fruto de modelos racionais, tendo validade que vai além da autoridade de quem fala ou do respeito a dogmas culturais e serem social e culturalmente produzidos.

Qual é a relação entre filosofia e poder?

O poder advém de alguma política e a política, é uma ciência. Logo, filosofia é poder. ... Desse modo, materialmente, todas as ciências têm pontos de fusão fundamental, embora formalmente se distingam. O prestígio social manifesta, no campo da psicologia social, esse ímpeto, esse anelo.

Apresentação em tema: "DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
O que faz com que a filosofia se torne distinta da ciência é a sua... linguagem e o seu modo de explicar a realidade.

2 https://www.youtube.com/watch?v=YvUhppZu BzA
Gtc

3 O discurso filosófico tem por objetivo provocar a indagação e a reflexão no leitor, enquanto que, o discurso científico é estruturado por meio de dados probatórios, com possibilidades de refutação, a ciência deve ser contraditória. Uma teoria que não pode ser contradita não é refutável, portanto, não é científica.

4 Filosofia em pedacinho – Então é Ciência ou não?
_embedded&v=3WL1Ybhs4C0#t=48

5

6 Uma conclusão científica não pode ser considerada absoluta, sendo a mesma questionada ou derrubada a partir de uma nova observação capaz de detectar algo não obervado antes. Para Popper, havia também o conceito de “falseabilidade”, quando uma teoria científica só poderia ser referida como científica caso pudesse ser duvidada ou considerada falsa por um tempo ou por um processo de análise.

7 Filosofia da Ciência A Filosofia da Ciência é o ramo que reflete e questiona a ciência e o saber científico. A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário. Dentre as principais questões que ocupam a Filosofia da Ciência podemos destacar: Qual é a especificidade da Ciência? Qual é o seu valor? Para que serve a ciência? Quais o limites da ciência?

8 Filosofia x Ciência Ciência  A ciência consiste na aplicação de teorias já testadas e aceitas pelo meio científico para a explicação de determinados eventos que permeiam o nosso dia a dia. A utilização da ciência na explicação dos fenômenos permite resultados conclusivos e muitas vezes irrefutáveis do ponto de vista racional, resultando em uma resposta consistente para as indagações sugeridas, como por exemplo, “porque a terra é azul?”.

9

10 Filosofia  A filosofia consiste na busca da verdade nos mais diversos aspectos, quando se trata de eventos explicáveis cientificamente, a filosofia tende a andar de mãos dadas com a ciência, o ponto dissonante entre as duas áreas diz respeito em especial a áreas que não podem ser explicadas 100% cientificamente, como por exemplo, “de onde vem o amor?”, a ciência utilizaria uma série de interações químicas no cérebro para explicar esse sentimento, porém a filosofia vai além buscando a real essência do acontecimento o que não significa necessariamente sua explicação científica.

11

12 Conclusão Ambas as áreas, tanto a filosofia como a ciência possuem uma importância fundamental para o desenvolvimento da sociedade, admitir que apenas um desses caminhos leva à verdade absoluta é errôneo e pode significar o retrocesso do conhecimento, pois muitas questões científicas possuem raízes de questionamentos filosóficos, bem como muitas indagações filosóficas partem de pressupostos que a ciência não consegue explicar de modo racional ou científico.

13 A Ilha e=94&v=QahfLVzxQB8

14 Textos: “A Filosofia entre a religião e a ciência” de Bertrand Russel, disponível no Caderno do Aluno, p Filosofia e Ciência: uma origem comum e um destino de separação

15 file:///C:/Users/OscarLuiz/Downloads/Filosofi a%20e%20Ciência_origem%20e%20separação. pdf

16 Atividade Considerando-se o texto Filosofia e Ciência: uma origem comum e um destino de separação Responda:   1.      O que se pode afirmar sobre a diferença entre Filosofia e Ciência? 2.      Para elaborar cada um dos textos, o filosófico e o científico, os procedimentos de pesquisa são os mesmos? Justifique sua resposta. 3.      Você poderia citar exemplos sobre em que momentos a Ciência promove a humanização e em que momento ela promove ou atua contra a humanização?

Qual e a relação entre discurso científico e discurso filosófico?

3 O discurso filosófico tem por objetivo provocar a indagação e a reflexão no leitor, enquanto que, o discurso científico é estruturado por meio de dados probatórios, com possibilidades de refutação, a ciência deve ser contraditória.

E possível definir fronteiras?

Uma fronteira é uma linha física ou artificial que separa áreas geográficas e são conhecidas principalmente por serem limites políticos e separarem países. Uma fronteira também descreve a área controlada por um poder administrativo ou político.

Quais são as principais características do discurso filosófico e científico?

O discurso filosófico tem como marca criticar a fundamentação sobre o saber firmado, pelo questionamento sucessivo. O método que a filosofia utiliza é racional, o filósofo deve usar sua … exibir mais conteúdo…

O que e um discurso filosófico?

O discurso filosófico visa explicar e questionar o mundo através da ética e da lógica. O discurso filosófico baseia-se na razão.