É o conjunto dos indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo ecossistema?

Os organismos da Terra não vivem isolados, interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas interações chamamos Ecologia.

É o conjunto dos indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo ecossistema?

A palavra ecologia vem de duas palavras gregas: Oikós que quer dizer casa, e logos que significa estudo. Ecologia significa, literalmente, a Ciência do Habitat.

Alguns conceitos importantes

ESPÉCIE - é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex.: Homo sapiens

POPULAÇÃO - é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. Ex.: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia; população de bactérias causando amigdalite por 10 dias, 10 mil pessoas vivendo numa cidade em 1996, etc.

COMUNIDADE OU BIOCENOSE - é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período. Ex.: seres de uma floresta, de um rio, de um lago de um brejo, dos campos, dos oceanos, etc.

ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO - é o conjunto formado pelo meio ambiente físico, ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos - seres vivos) que com o meio se relaciona.

HABITAT - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc.

BIÓTOPO - Área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o habitat das piranhas é a água doce, como, por exemplo, a do rio Amazonas ou dos rios do complexo do Pantanal o biótopo rio Amazonas é o local onde vivem todas as populações de organismos vivos desse rio, dentre elas, a de piranhas.

NICHO ECOLÓGICO - é o papel que o organismo desempenha, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. O nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc. Exemplo: a fêmea do Anopheles (transmite malária) é um inseto hematófago (se alimenta de sangue), o leão atua como predador devorando grandes herbívoros, como zebras e antílopes.

ECÓTONO - é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.

BIOSFERA - toda vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre numa faixa denominada biosfera, que inclui a superfície da Terra, os rios, os lagos, mares e oceanos e parte da atmosfera. E a vida é só possível nessa faixa porque aí se encontram os gases necessários para as espécies terrestre e aquáticas: oxigênio e nitrogênio.

É o conjunto dos indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo ecossistema?

É o conjunto dos indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo ecossistema?

Como referenciar: "Conceitos de Ecologia" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 19/08/2022 às 01:47. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia.php

Para resolver estes exercícios sobre Ecologia, revise todos os conceitos básicos dessa importante área da Biologia.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

Os ursos-polares são mamíferos que vivem na região do Ártico, um local bastante frio e com grande quantidade de gelo.

A frase acima se refere ao(às):

a) nicho ecológico do urso-polar.

b) nível trófico do urso-polar.

c) habitat do urso-polar.

d) hábito alimentar do urso-polar.

e) relações ecológicas do urso-polar.

ver resposta


Questão 2

O conjunto de organismos da mesma espécie que vivem na mesma área em um determinado momento é denominado de:

a) comunidade.

b) espécime.

c) população.

d) ecossistema.

ver resposta


Questão 3

As colônias são relações ecológicas em que seres da mesma espécie unem-se fisicamente e cooperam entre si para garantir a sobrevivência de todos. Um exemplo de colônia é a caravela-portuguesa.

Baseando-se nessas características, marque a alternativa que classifica corretamente a colônia.

a) Relação intraespecífica desarmônica.

b) Relação intraespecífica harmônica.

c) Relação interespecífica desarmônica.

d) Relação interespecífica harmônica.

ver resposta


Questão 4

(Enem 2011) O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp. introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura.

A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp. consiste na:

a) introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater.

b) introdução de um gene letal nas borboletas, a fim de diminuir o número de indivíduos.

c) competição entre a borboleta e a microvespa para a obtenção de recursos.

d) modificação do ambiente para selecionar indivíduos mais bem adaptados.

e) aplicação de inseticidas a fim de diminuir o número de indivíduos que se deseja combater.

ver resposta


Questão 5

(UFES) É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude de um aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, consequência de um desequilíbrio ecológico, decorre de:

a) depósitos de lixo atômico.

b) aumento da taxa de monóxido de carbono na atmosfera.

c) emanações de dióxido de enxofre para a atmosfera.

d) redução da taxa de oxigênio na atmosfera.

e) aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. Quando falamos a respeito do local onde determinada espécie vive, referimo-nos ao habitat.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. A colônia é um exemplo de relação intraespecífica porque ocorre entre seres da mesma espécie e beneficia todos os envolvidos.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. As vespas colocam seus ovos no interior de outros ovos para que os seus embriões desenvolvam-se. Esse procedimento faz com que a larva da borboleta não sobreviva. Por retirar o alimento de outro ser vivo, as vespas são consideradas parasitas.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “e”. O aumento do gás carbônico na atmosfera acarreta uma acentuação do efeito estufa, fenômeno que, consequentemente, aumenta a temperatura do planeta, provocando o descongelamento.

voltar a questão


É o conjunto dos indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo ecossistema?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

É um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem juntos?

Uma população, em Ecologia, pode ser definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um dado período de tempo. Os indivíduos de uma população apresentam maior probabilidade de cruzamento entre si do que com organismos de outra população da mesma espécie.

O que é ecossistema população e comunidade?

População → conjunto de seres da mesma espécie que habitam determinada região geográfica. Comunidade → conjunto de seres vivos de diferentes espécies que coabitam em uma mesma região. Ecossistema → conjunto formado pelas comunidades biológicas em interação com os fatores abióticos do meio.

O que forma a comunidade?

As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.

Quando falamos em um conjunto de seres vivos da mesma espécie que ocupam a mesma área geográfica?

Um conjunto de seres vivos da mesma espécie e que habitam uma mesma região geográfica é chamado de população.