O conjunto de indivíduos de uma espécie que vive numa mesma área geográfica constitui uma

Os organismos da Terra não vivem isolados, interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas interações chamamos Ecologia.

O conjunto de indivíduos de uma espécie que vive numa mesma área geográfica constitui uma

A palavra ecologia vem de duas palavras gregas: Oikós que quer dizer casa, e logos que significa estudo. Ecologia significa, literalmente, a Ciência do Habitat.

Alguns conceitos importantes

ESPÉCIE - é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex.: Homo sapiens

POPULAÇÃO - é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. Ex.: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia; população de bactérias causando amigdalite por 10 dias, 10 mil pessoas vivendo numa cidade em 1996, etc.

COMUNIDADE OU BIOCENOSE - é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período. Ex.: seres de uma floresta, de um rio, de um lago de um brejo, dos campos, dos oceanos, etc.

ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO - é o conjunto formado pelo meio ambiente físico, ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos - seres vivos) que com o meio se relaciona.

HABITAT - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc.

BIÓTOPO - Área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o habitat das piranhas é a água doce, como, por exemplo, a do rio Amazonas ou dos rios do complexo do Pantanal o biótopo rio Amazonas é o local onde vivem todas as populações de organismos vivos desse rio, dentre elas, a de piranhas.

NICHO ECOLÓGICO - é o papel que o organismo desempenha, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. O nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc. Exemplo: a fêmea do Anopheles (transmite malária) é um inseto hematófago (se alimenta de sangue), o leão atua como predador devorando grandes herbívoros, como zebras e antílopes.

ECÓTONO - é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.

BIOSFERA - toda vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre numa faixa denominada biosfera, que inclui a superfície da Terra, os rios, os lagos, mares e oceanos e parte da atmosfera. E a vida é só possível nessa faixa porque aí se encontram os gases necessários para as espécies terrestre e aquáticas: oxigênio e nitrogênio.

O conjunto de indivíduos de uma espécie que vive numa mesma área geográfica constitui uma

O conjunto de indivíduos de uma espécie que vive numa mesma área geográfica constitui uma

Como referenciar: "Conceitos de Ecologia" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 18/08/2022 às 21:56. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia.php

A ecologia é uma ciência que procura entender os organismos e suas relações com o meio ambiente, as populações, as comunidades, os ecossistemas e a biosfera. Publicado por: Paula Louredo Moraes

(UFPE) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente,

a)      Nicho ecológico e habitat.

b)      Habitat e nicho ecológico.

c)       Habitat e biótopo.

d)      Nicho ecológico e ecossistema.

e)      Habitat e ecossistema.

(Fuvest-SP) O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, está se comportando como:

a)      Produtor.

b)      Consumidor primário.

c)       Consumidor secundário.

d)      Consumidor terciário.

e)      Decompositor

(PUC-Campinas) Uma grande área de vegetação foi devastada e esse fato provocou a emigração de diversas espécies de consumidores primários para uma comunidade vizinha em equilíbrio. Espera-se que, nesta comunidade, em um primeiro momento:

a)      Aumente o número de consumidores secundários e diminua a competição entre os herbívoros.

b)      Aumente o número de produtores e diminua a competição entre os carnívoros.

c)       Aumente o número de herbívoros e aumente a competição entre os carnívoros.

d)      Diminua o número de produtores e não se alterem as populações de consumidores.

e)      Diminua o número de produtores e aumente a competição entre os herbívoros.

Marque a alternativa INCORRETA:

a)      O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.

b)      O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente.

c)       Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.

d)      Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.

e)      Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.

Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente.

O conjunto de indivíduos de uma espécie que vive numa mesma área geográfica constitui uma

a)      6 e 7.

b)      4 e 8.

c)       5 e 7.

d)      6 e 6.

e)      4 e 8

Marque a alternativa que contenha os organismos indispensáveis para manter um ecossistema:

a)      Carnívoros e herbívoros.

b)      Produtores e herbívoros.

c)       Produtores e decompositores.

d)      Produtores, herbívoros e decompositores.

e)      Produtores, carnívoros e decompositores.

respostas

letra b

Nicho ecológico: função do organismo no ecossistema.

Habitat: local de um ecossistema em que determinado organismo vive.

Biótopo: conjunto dos fatores físicos e químicos de um ecossistema.

Ecossistema:reunião e interação da comunidade com o ambiente físico.

Voltar a questão

letra c

A resposta certa é a letra c, pois como as hifas do cogumelo nutrem-se das moléculas orgânicas da madeira, isso quer dizer que a madeira é o produtor, o cogumelo é o consumidor primário e o homem o consumidor secundário.

Voltar a questão

letra e

Para resolver essa questão, você deverá observar bem o que foi dito no enunciado. Nele foi dito que após uma grande devastação, algumas espécies de consumidores primários fugiram para uma comunidade vizinha. Se essas espécies eram consumidores primários, sabemos então que eles eram organismos herbívoros. Como os organismos herbívoros se alimentam somente de plantas e as plantas são os produtores, é certo que o número de produtores iria decair, aumentando assim a competição entre os herbívoros em busca de alimento.

Voltar a questão

letra d

Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que não produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.

Voltar a questão

letra c

Chamamos de fatores ou componentes bióticos de um ecossistema todos os seres vivos que dele fazem parte. Já os fatores ou componentes abióticos referem-se aos fatores físicos e químicos do ambiente que interagem com os seres vivos.

Voltar a questão

letra c

A alternativa correta é a letra c porque os produtores são indispensáveis à vida de qualquer comunidade, pois eles são os únicos capazes de fabricar os compostos orgânicos que servirão de alimento a todos os outros seres heterótrofos. Os decompositores também são indispensáveis em um ecossistema, pois eles decompõem a matéria orgânica proveniente dos produtores e dos decompositores para obterem nutrientes e energia, além de devolverem esses nutrientes para o meio. A decomposição é muito importante, pois ela permite a reciclagem dos átomos de elementos químicos, que podem voltar a fazer parte de outros seres vivos.

Voltar a questão

O conjunto de indivíduos de uma espécie que vive numa mesma área geográfica constitui uma

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Como se chama o conjunto de indivíduos de uma espécie que vive numa mesma área geográfica?

O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem numa mesma área em uma determinado período de tempo é chamado de população. Já comunidade é o nome dado ao conjunto de todas as populações de uma área em um determinado período de tempo. Por fim, biosfera corresponde a todos os ecossistemas terrestres.

Qual nome se dá para um grupo de indivíduos de uma mesma espécie vivendo em uma área específica em um mesmo período de tempo?

Denomina-se de população o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada área e em um determinado período de tempo.

Como é chamado o conjunto de indivíduos da mesma espécie que habita determinada região geográfica a comunidade B nicho ecológico C população D ecossistema?

Alternativa “b”. O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie e que vivem em uma determinada região constitui uma população.

O que forma a comunidade?

As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.