Como se chama o conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área?

Os organismos da Terra não vivem isolados, interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas interações chamamos Ecologia.

Como se chama o conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área?

A palavra ecologia vem de duas palavras gregas: Oikós que quer dizer casa, e logos que significa estudo. Ecologia significa, literalmente, a Ciência do Habitat.

Alguns conceitos importantes

ESPÉCIE - é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex.: Homo sapiens

POPULAÇÃO - é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. Ex.: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia; população de bactérias causando amigdalite por 10 dias, 10 mil pessoas vivendo numa cidade em 1996, etc.

COMUNIDADE OU BIOCENOSE - é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período. Ex.: seres de uma floresta, de um rio, de um lago de um brejo, dos campos, dos oceanos, etc.

ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO - é o conjunto formado pelo meio ambiente físico, ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos - seres vivos) que com o meio se relaciona.

HABITAT - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc.

BIÓTOPO - Área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o habitat das piranhas é a água doce, como, por exemplo, a do rio Amazonas ou dos rios do complexo do Pantanal o biótopo rio Amazonas é o local onde vivem todas as populações de organismos vivos desse rio, dentre elas, a de piranhas.

NICHO ECOLÓGICO - é o papel que o organismo desempenha, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. O nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc. Exemplo: a fêmea do Anopheles (transmite malária) é um inseto hematófago (se alimenta de sangue), o leão atua como predador devorando grandes herbívoros, como zebras e antílopes.

ECÓTONO - é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.

BIOSFERA - toda vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre numa faixa denominada biosfera, que inclui a superfície da Terra, os rios, os lagos, mares e oceanos e parte da atmosfera. E a vida é só possível nessa faixa porque aí se encontram os gases necessários para as espécies terrestre e aquáticas: oxigênio e nitrogênio.

Como se chama o conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área?

Como se chama o conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área?

Como referenciar: "Conceitos de Ecologia" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 18/08/2022 às 21:56. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia.php

Ecologia é uma palavra que vem dos termos gregos oikos, que significa casa, e logos, que significa estudo. Analisando o significado da palavra, podemos concluir que a Ecologia estuda o meio onde os seres vivos vivem. Entretanto, essa ciência é bastante complexa, sendo responsável por estudar também a interação dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem.

Leia também: Níveis de organização em Ecologia

Para compreender bem a Ecologia e suas várias áreas de abordagem, é necessário conhecer alguns conceitos básicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A seguir descreveremos o significado dos principais termos em Ecologia, para compreendê-la bem e realizar sua importância para os estudos biológicos.

Conceitos básicos de Ecologia

Biomassa

Quantidade de matéria orgânica de um grupo de organismos em um local específico.

Biosfera

Conjunto de todos os ecossistemas do planeta.

Cadeia alimentar

Sequência linear na qual a energia dos alimentos é passada de um nível trófico para outro.

Canibalismo

Relação ecológica onde um indivíduo alimenta-se de outro da mesma espécie.

Colônia

Relação ecológica entre indivíduos de uma mesma espécie, em que os organismos trabalham de maneira cooperativa e encontram-se unidos anatomicamente.

Comensalismo

Relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que um organismo beneficia-se enquanto o outro não é beneficiado, nem prejudicado por essa interação.

Componentes abióticos

São componentes sem vida de um ecossistema, tais como água, gases, solo e umidade.

Componentes bióticos

São componentes vivos de um ecossistema, tais como vegetais, fungos, protozoários e animais.

Comunidade

Todos os seres vivos que vivem em determinados região e período de tempo.

Comunidade clímax

Comunidade clímax é o último estágio da sucessão ecológica, em que se observa o auge da diversidade de um ecossistema.

Comunidade pioneira

Primeiras espécies a estabelecerem-se em uma área.

Ecossistema

Nome dado ao conjunto de seres vivos de uma área e todos os fatores abióticos com os quais esses indivíduos interagem.

Espécie

Segundo o conceito biológico de espécie, indivíduos de uma mesma espécie são aqueles capazes de cruzar-se na natureza e produzir indivíduos férteis.

Espécie invasora

Espécie que se mantém fora do seu local natural de origem.

Habitat

Habitat é o local onde uma determinada espécie vive.

Herbivoria

Relação ecológica em que um organismo  alimenta-se de um vegetal ou alga.

Mutualismo

Relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que os envolvidos na relação são beneficiados.

Nicho ecológico

O modo como uma espécie vive. Corresponde a  todos os recursos (bióticos e abióticos) que são utilizados por uma espécie no ambiente que vive.

Parasitismo

Relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que um organismo (parasita) retira de outro (hospedeiro) os recursos que necessita para sua sobrevivência.

População

Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em uma mesma área em determinado período de tempo.

Relação ecológica

Relações ecológicas são as interações existentes entre os seres vivos que vivem em um determinado ambiente. As relações podem ser entre indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes.

Relação interespecífica

Relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes.

Relação intraespecífica

Relação ecológica entre indivíduos de uma mesma espécie.

Sociedade

Relação ecológica entre indivíduos de uma mesma espécie, em que vivem de maneira cooperativa em prol do sucesso do grupo.

Sucessão ecológica

Sequência de alterações graduais na comunidade de um ecossistema.

Sucessão ecológica primária

Sucessão ecológica que ocorre em uma área onde não existia uma comunidade anteriormente.

Sucessão ecológica secundária

Sucessão ecológica que ocorre em local onde uma comunidade encontrava-se, mas foi eliminada por algum distúrbio.

Teia alimentar

Várias cadeias alimentares interligadas.


Leia também: Conceitos de Biologia que não devemos confundir no Enem
 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Qual o nome do conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área?

Uma comunidade é o grupo de diferentes populações que vivem em um mesmo local em um determinado período de tempo.

Como é chamado um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie vivendo em uma mesma área em um mesmo intervalo de tempo?

O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem numa mesma área em uma determinado período de tempo é chamado de população. Já comunidade é o nome dado ao conjunto de todas as populações de uma área em um determinado período de tempo.

O que é uma população é uma comunidade?

Os conceitos de população e comunidade são importantes no estudo da Ecologia. A população diz respeito a apenas uma espécie, e a comunidade refere-se a várias. Ecologia é a ciência que estuda os seres vivos, o meio ambiente e a interação entre os seres vivos com o meio e entre eles próprios.

O que forma a comunidade?

As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.