Como se chama o processo em que a água passa do estado líquido para o gasoso vapor?

Ouça este artigo:

Em seu ciclo biogeoquímico, a água (H2O) passa pelos três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Ao atingir o estado gasoso, essa substância forma o vapor d’água, um dos principais componentes do ar atmosférico, invisível, de forma e volume variáveis.

Como se chama o processo em que a água passa do estado líquido para o gasoso vapor?

Vapor de água. Foto: nikkytok / Shutterstock.com

A água líquida passa para o estado de vapor através de dois processos diferentes: evaporação e ebulição. A primeira consiste numa vaporização lenta, sem agitação do líquido nem surgimentos de bolhas, ocorrendo na superfície do líquido. Já a ebulição, ao contrário, se trata de uma vaporização rápida, com agitação do líquido e surgimento de bolhas. Para iniciar o processo de ebulição, a água deve ser submetida a uma temperatura de 100 °C. Tais mudanças de estado ocorrem porque, ao fornecer energia térmica, aumentam-se o grau de agitação das partículas e a pressão interna, tornando as ligações mais instáveis entras as moléculas de água.

O vapor d’água é fundamental à manutenção das mais diversas formas de vida da Terra. Em primeiro lugar, a substância atua diretamente na regulação da temperatura da atmosfera do planeta, atenuando a incidência de raios infravermelhos na superfície. Além disso, o vapor d’água também é responsável pela precipitação das chuvas: a água dos rios, lagos, geleiras e oceanos evapora através da ação do sol, condensa-se (passa do estado gasoso para o líquido) nas camadas mais altas da atmosfera e dá origem às nuvens, que depois se precipitam em forma de chuva.

A quantidade de vapor d’água presente no ar atmosférico influi diretamente nas condições de saúde humana. A umidade relativa do ar, fator que varia conforme a presença de vapor d’água na atmosfera, atua diretamente na hidratação do aparelho respiratório e dos olhos, logo, baixos valores dessa substância pode causar alergias, ressecamento da pele e mucosas, epistaxe (sangramentos pelo nariz), crises de bronquite, asma, entre outras complicações.

Em contrapartida, quantidades muito elevadas de vapor d’água no ar podem causar mal estar em seres humanos. Isso ocorre porque, o organismo, para regular a sua temperatura, realiza a transpiração, que é um processo de perda de água para a atmosfera. Em dias de altos valores de vapor d’água na atmosfera, o suor produzido pela transpiração não evapora (pois o ar já está saturado), não havendo perda de calor para o ambiente.

Industrialmente, o vapor d'água é muito utilizado como meio de geração de energia. Isso porque, além de ser uma substância abundante e de baixo custo, a água em forma de vapor apresenta um elevado valor de energia por unidade de massa. Estão entre as principais aplicações do vapor d'água: reatores químicos, ferros de passar roupa, trocadores de calor, saunas, secadores industriais, etc.

Atividades que fazem uso de vapor d'água devem ser desenvolvidas com muito cuidado devido à alta suscetibilidade a queimaduras. Isso se deve ao elevado calor latente de vaporização da água, ou seja, a quantidade de calor que uma unidade de massa dessa substância necessita para passar do estado líquido para o estado gasoso. Daí o fato de queimaduras com vapor d'água serem mais danosas do que com a água líquida quente.

Referências:
http://www.deg.ufla.br/site/_adm/upload/file/Agrometeorologia/3%20-%20O%20VAPOR%20DAGUA%20NA%20ATMOSFERA%20-%20PSICROMETRIA.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Umidade_relativa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vapor_de_%C3%A1gua

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/vapor-dagua/

No nosso dia a dia, observamos que o gelo se derrete sob a ação do calor, transformando-se em água.

A água ferve sob calor mais intenso, transformando-se em vapor de água. A água, neste caso, apresenta três estados: sólido, líquido e gasoso.

São também chamado de estados físicos ou estado de agregação da matéria. Quando ocorre uma transformação de um estado para o outro, chamamos de mudança de estado físico. Cada transformação recebe um nome.

Fusão – mudança do estado sólido para o líquido.
Vaporização – mudança do estado líquido para o gasoso.
Liquefação ou condensação – mudança do estado gasoso para o líquido.
Solidificação – mudança do estado líquido para o sólido.
Sublimação – mudança do estado sólido para o gasoso e vice-versa.

Como se chama o processo em que a água passa do estado líquido para o gasoso vapor?

Fonte: cienciaparavida.blogspot.com

A fusão obedece a algumas leis:

- uma determinada substância funde-se sempre na mesma temperatura, em determinada pressão. Essa temperatura é o ponto de fusão (PF). A água se funde a 0ºC e o ferro a 1500°C.

- durante a fusão, a temperatura permanece constante, ou seja, não é alterada.
- durante a fusão, as substâncias aumentam de volume, exceto a água, ferro e a prata.

A temperatura em que uma substância começa a se solidificar é a mesma que ela começa a se fundir. O ponto de solidificação é o mesmo que o ponto de fusão.

A mudança da fase líquida para gasosa é dada de três maneiras. A evaporação é um processo mais lento que ocorre sem temperatura e pressão determinada. A ebulição é um processo rápido e depende de cada substância que possui a sua temperatura e pressão já determinada. É caracterizada pelo aparecimento de grande quantidade de bolhas.

A ebulição obedece a algumas leis:

- as substâncias entram em ebulição sempre na mesma temperatura.
- durante a ebulição, a temperatura segue inalterada.

Usamos o termo liquefação para indicar o aumento de pressão, transformando o sólido em gás.

A sublimação é um processo desencadeado a partir de uma temperatura e pressão determinadas e não passa pela fase líquida.

Gráfico das mudanças de estados físicos

Como se chama o processo em que a água passa do estado líquido para o gasoso vapor?

Como se chama o processo em que a água passa do estado líquido para o gasoso vapor?
  
Como se chama o processo em que a água passa do estado líquido para o gasoso vapor?

Como se chama o processo em que a água passa do estado líquido para o gasoso vapor?

Como se chama o processo em que a água passa do estado líquido para o gasoso vapor?

Como referenciar: "Mudança de fases - sólida, líquida, vapor" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 04/08/2022 às 14:45. Disponível na Internet em http://www.soquimica.com.br/conteudos/em/introducao/p3.php

Qual o nome do processo que a água passa do líquido para o gasoso?

Vaporização: passagem de uma substância do estado líquido para o gasoso. Para que isso ocorra, a substância deve ganhar calor. A vaporização pode ocorrer de três maneiras: evaporação, ebulição e calefação.

Qual o nome do processo em que a água passa do estado gasoso e vai diretamente para o sólido?

Sublimação. Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por arrefecimento. Ex.

Como se chama a passagem do estado sólido para o gasoso?

Sublimação: passagem que se dá de forma direta, da fase sólida para a gasosa ou da fase gasosa para a sólida; como acontece com a naftalina, por exemplo.

Como é chamado o processo em que a água passa do estado líquido para o sólido?

Solidificação. Mudança de estado líquido para o estado sólido provocado pelo arrefecimento ou resfriamento. Além disso, o "Ponto de Solidificação" da água é de 0ºC.