E mais barato manter um cliente do que conquistar um novo?

Atrair potencias clientes pode exigir um alto investimento para a empresa. Embora a busca por novos consumidores seja tarefa diária no varejo, preocupar-se em manter clientes pode ser uma alternativa mais barata e eficiente.

Isso não quer dizer que você deve direcionar todas as suas ações para a preservação da clientela, mas sim para o planejamento de novas estratégias que possam reduzir custos de publicidade, aumentar as chances de recompra e fidelização.

Manter clientes ou conquistar novos?

Podemos responder ao questionamento com outra pergunta: o que é mais rentável? De acordo com Philip Kotler, renomado consultor de marketing norte-americano, “conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais que manter um atual”.

A conquista por novos compradores é importante e parte fundamental para o crescimento empresarial e aumento nas vendas. No entanto, se todas essas ações para a prospecção não estão sendo suficientes, é sinal que os consumidores não voltam a comprar de você.

Manter clientes reduz os custos com a propagação da marca, já que há estabilidade e rotatividade no fluxo de vendas. Demonstra também satisfação dos compradores com seus produtos e serviços.

E mais barato manter um cliente do que conquistar um novo?

A importância da fidelização

Ter um cliente fiel à sua loja é sinal de que você está no caminho certo. Se ele voltou a comprar de você significa que, entre os concorrentes, você se destaca por algum motivo. Lembre-se que os valores gastos por ele em futuras compras tendem a ser maiores.

Entender o que o leva a recomprar seus produtos é o primeiro passo. O bom atendimento? A qualidade dos produtos? O ambiente agradável? Faça uma pesquisa para descobrir essas informações.

A fidelização dos compradores permite ter mais segurança no momento das vendas, principalmente ao reabastecer o estoque e adquirir novos produtos para a loja. Aproveite esse engajamento para ser certeiro nas vendas!

O “boca a boca” ainda é bastante efetivo. A probabilidade de um cliente satisfeito recomendar a sua loja para seus amigos e familiares é bem grande. Para isso, é fundamental deixá-lo satisfeito não só em comprar seus produtos, mas em estar no seu estabelecimento.

Taxa de recompra

Um bom indicativo para analisar se você está construindo alguma fidelização é a taxa de recompra. Verifique quantos clientes compraram de você nos últimos meses, quantas vezes voltaram e a frequência de recompra. Se de dez pessoas só uma voltou à sua loja em um longo espaço de tempo, fique atento.

Como manter clientes?

Elabore um conjunto de estratégias para que seus consumidores voltem a comprar de você. Listamos quatro dicas para manter clientes e fidelizá-los:

1. Pesquise a concorrência

Saiba o que seus concorrentes estão fazendo. Analise o atendimento, os produtos da loja, o fluxo de pessoas e os preços. Não deixe de verificar também quais aspectos são problemáticos. Afinal, após essa pesquisa, sua função será otimizar os pontos falhos da loja.

Com todos esses dados em mãos, você pode oferecer uma experiência bem mais agradável ao seu cliente.

2. Entenda a personalidade de cada um

Todo cliente tem um tipo de personalidade. Alguns estão mais decididos para comprar, outros ainda não sabem exatamente o produto ideal e existem também aqueles que precisam de um bom vendedor para dar aquele “empurrãozinho”.

“Automatizar” esse atendimento pode não ser a melhor ideia. Quando você estabelece um padrão de tratamento para todo e qualquer comprador, inevitavelmente acaba afastando aqueles que não se identificam com a abordagem adotada.

Para conquistar a fidelização do consumidor é preciso atender e entender o seu cliente.

E mais barato manter um cliente do que conquistar um novo?

3. Ofereça vantagens

Quais consumidores não gostam de ganhar “mimos”, presentes, brindes e vantagens no pagamento? Ofereça benefícios para seus clientes, principalmente para futuras compras.

Por exemplo, um cartão de desconto com 15% para próximas compras pode ser uma ótima alternativa. Que tal enviar um brinde àqueles que já compraram mais de uma vez em sua loja ou também oferecer um “compre um e leve dois”?

Outra opção para manter clientes é separá-los em recorrência de compras. Nada mais justo que dispor de mais descontos e vantagens para clientes que compram frequentemente de você, não é mesmo? O que não quer dizer que precise deixar de fora dos benefícios os compradores não tão assíduos assim.

4. Demonstre preocupação

Da mesma forma que você precisa de feedbacks constantes sobre sua loja, seu comprador também deseja aproximar-se da marca. Uma simples ligação agradecendo a parceria entre vocês demonstra preocupação com seu cliente e evidencia um relacionamento mais próximo.

Leia também:

  • 7 práticas que podem contribuir para o crescimento empresarial
  • Gestão de fornecedores: a chave para o sucesso de seu negócio

Qual o custo de manter um cliente e de captar um novo?

"Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual". Essa frase pertence a uma grande referência de marketing no mundo, Philip Kotler. Analisando-a, fica clara a importância de se trabalhar a retenção de clientes e traçar boas estratégias com esse objetivo.

É mais barato manter um cliente do que conquistar um novo?

Sim, de fato, custa de 5 a 25 vezes mais barato para sua empresa manter um cliente atual do que conquistar um novo. Na prática, isso significa que se você descobrir uma maneira eficiente de reter seus clientes a partir de um único método, como o atendimento, por exemplo, você poderá reduzir custos.

O que é mais vantajoso para uma empresa conquistar novos clientes ou manter os clientes já conquistados?

Conquistar novos clientes foi, por muito tempo, considerada a principal atividade de empresas que buscam se estabelecer no mercado. Contudo, ainda que esse investimento seja importante, hoje se sabe que fidelizar clientes é uma estratégia mais efetiva se você quer que sua empresa cresça e tenha lucro.

É mais rentável reter um cliente do que conquistar um cliente novo Isso porque?

O conhecido guru do marketing, Philip Kotler, já alertou que conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Isso acontece porque atrair um novo comprador requer uma série de medidas que custam dinheiro.