Dor no dente ao lado do extraído

A extração dos terceiros molares, mais conhecidos como dentes do siso, é simples e segura. O procedimento cirúrgico é bastante recorrente e já fez parte da vida de muitas pessoas. Como em toda cirurgia, no entanto, podem ocorrer complicações no pós-operatório.

Uma delas é a parestesia oral, que é a perda da sensibilidade no lado em que o dente foi extraído. É válido destacar que esse sintoma não ocorre em todas as cirurgias, mas como há o risco, é fundamental conversar com o cirurgião-dentista na fase pré-operatória.

A parestesia, por sua vez, tem tratamento. Confira abaixo quando ela ocorre e quais são os métodos terapêuticos mais eficazes.

O que é a parestesia?

A parestesia é um sintoma que causa a sensação de dormência ou formigamento e dificuldade nas sensibilidades de calor, frio, vibração, dor e ao toque em alguma parte do corpo.

No caso da parestesia oral, o sintoma surge na região da boca ou face, ocorrendo com frequência no lábio inferior.

O que causa a parestesia?

A parestesia aparece quando ocorre alguma lesão no nervo alveolar, que fica no interior da mandíbula e é responsável pela sensibilidade do lábio inferior e da região do queixo. O sintoma também pode surgir quando outros nervos são atingidos, como os presentes na língua ou na face.

A extração do siso não é responsável diretamente pela ocorrência da parestesia. A simples retirada do dente, feita com o procedimento certo, não provoca danos aos nervos. Uma eventual lesão pode ocorrer por conta de alguma intercorrência durante ou após a cirurgia de extração.

A sensação de dormência surge após a aplicação da anestesia, necessária para a retirada do siso. Entretanto, se o sintoma persiste após o efeito da anestesia passar, há a possibilidade de que o nervo alveolar sofra de alguma compressão por conta do inchaço do pós-operatório.

Outra possibilidade para a parestesia oral é a ocorrência de alguma fratura no osso mandibular, uma vez que há proximidade do dente do siso com o nervo. Por isso, a experiência do cirurgião-dentista é fundamental na extração do siso. 

Quais os tratamentos se a parestesia persistir?

Os sintomas que caracterizam a parestesia oral devem desaparecer gradativamente após a recuperação do período pós-operatório.

Se a parestesia é causada pelo inchaço, que comprime o nervo alveolar, a diminuição dos edemas levará à recuperação completa da sensibilidade. Em alguns casos, por sua vez, pode ser necessária a terapia com medicamentos que vão ajudar o nervo a se recuperar.

Nesse sentido, os cuidados do próprio paciente no pós-operatório também contribuem para a não incidência da parestesia. A aplicação de gelo no local pode minimizar os possíveis inchaços.

Outro método usado no tratamento da parestesia é a laserterapia. Esse procedimento estimula as funções nervosas, o que leva à diminuição dos sintomas e dos desconfortos. Mas é importante destacar que só um cirurgião-dentista preparado pode identificar o que realmente está provocando a parestesia.

Se você tiver extraído o siso e estiver com algum dos sintomas que caracterizam a parestesia, procure o seu cirurgião-dentista. Acompanhe nosso Instagram para saber mais sobre saúde bucal!

Dor no dente ao lado do extraído

Há várias razões pelas quais o dentista pode recomendar uma extração de dente. Embora a maioria das pessoas já esteja familiarizada com o testemunho de uma remoção dentária, o processo também trata ou corrige uma infecção, a doença periodontal ou a boca com dentes impactados.

Embora uma extração dentária seja um procedimento relativamente simples, os pacientes deverão estar atentos para certas questões durante o processo de cicatrização, incluindo a complicação mais comum: a alveolite. Vamos aprender o que esse quadro acarreta e como podemos prevenir a alveolite após uma extração dentária.

O que é alveolite?

Após a extração de um dos dentes permanentes, a boca formará um coágulo sanguíneo no local de onde o dente foi removido. Esse coágulo é vital pois ajuda a proteger as terminações ósseas e neurais na cavidade vazia do dente.

Os pacientes desenvolvem alveolite quando o coágulo de sangue se desloca, se dissolve ou não é formado completamente. Isso deixa os nervos e os ossos expostos e prontos para uma infecção. Esse quadro causa dor intensa na boca e na face e deverá ser tratado por um profissional dentista o mais rápido possível.

Por que as alveolites ocorrem?

Às vezes, um coágulo sanguíneo deslocado resulta de traumatismo ou força sobre o alvéolo vazio. Infelizmente, não é fácil apontar o que causa esse deslocamento ou a falha inicial em sua formação completa. Entretanto, há alguns fatores de risco que aumentam as chances de desenvolvimento de alveolite, ou seja:

  • Infecções
  • Contraceptivos bucais
  • Falha nos cuidados apropriados ao ferimento
  • Tabagismo

Como podemos prevenir a alveolite?

As alveolites ocorrem usualmente nos primeiros cinco dias após uma extração, de modo que o primeiro passo para prevenir esse quadro é evitar qualquer atividade rigorosa que possa causar um traumatismo ao ferimento. Essa atividade rigorosa poderá até incluir atividades simples como beber por um canudo ou cuspir vigorosamente, pois ambas têm o potencial de deslocar um coágulo sanguíneo.

Uma vez que o tabagismo e o uso de tabaco aumentam as chances de desenvolvimento de alveolite após uma extração dentária, deve-se evitar o uso dessas substâncias pelo menos 24 horas antes e 24 horas após o procedimento. Uma conversa com o dentista pode determinar se algum dos medicamentos regulares da pessoa pode inibir a coagulação sanguínea e o que pode ser feito para minimizar ou eliminar esse risco.

O dentista ou o cirurgião bucal provavelmente recomendará uma série de cuidados domésticos e dicas para serem obedecidos após a extração. Os conselhos podem incluir a ingestão de muita água, não escovar os dentes nas primeiras 24 horas após a cirurgia, evitar certos alimentos e usar enxaguantes antibacterianos. O dentista também poderá oferecer recomendações específicas dependendo da história de saúde bucal da pessoa, das condições de imunidade e dos medicamentos ingeridos.

O acompanhamento estrito dessa orientação já será um longo caminho para ajudar a pessoa a prevenir a alveolite para que ela possa usufruir de um processo de cicatrização sadio após a extração dentária.

E normal sentir dor no dente ao lado do que foi extraído?

Olá,inicialmente é normal sim,mas deverá melhorar no decorrer dos dias. Pode ter ocorrido uma exposição da raiz, ou mesmo um trauma desse dente no momento da extracao;ou pode estar com um contato prematuro abalando o dente. Caso a dor persista,ou aumente a intensidade pode ser preciso um tratamento de canal.

Quanto tempo e normal sentir dor após extração de dente?

É normal a região da extração ficar dolorida por um período de até 1 mês pós cirurgia, porém se a dor dor forte e intensa você pode estar com uma complicação pós operatória.

E normal sentir dor na região de um siso que já foi extraído?

Isso porque, mesmo depois da cirurgia de extração do siso, é possível que algumas pessoas sintam um incômodo na região onde ele costumava ficar. Esse cenário, segundo o dentista Pablo Pause, é relativamente normal, mas merece ser acompanhado com atenção.

Quanto tempo dura a dor de uma alveolite?

Oi, geralmente vai de uma a duas semanas, mas o tempo varia de cada pessoa, o grau de infecção que estava a alveolite e da conduta de limpeza do paciente. Continue limpando bem o local, evitando que fiquem restos de alimentos, e tomando os remédios.