Colica e dor nas costas

Muitas mulheres vão ao ortopedista por conta de dores na região lombar. Tais incômodos, persistentes e pulsantes, fazem as pacientes pensarem que estão com algum tipo de problema na coluna quando, na verdade, sofrem de endometriose.

A endometriose pode fazer a região lombar ficar realmente dolorida quando ocorre a presença do endométrio na junção do útero ao osso sacro, localizado na curvatura entre o bumbum e as costas. Essa circunstância gera uma inflamação dos nervos da região útero sacral.

O problema da desinformação leva pacientes com endometriose, cerca de 30% delas, a procurarem ortopedistas por acreditarem que têm bico de papagaio, problemas no nervo ciático, hérnia de disco ou alguma outra complicação na coluna. Mesmo ginecologistas podem não associar tais incômodos com a condição endometriótica, fato que torna o diagnóstico correto muito mais demorado. Às vezes passam-se anos sem que a mulher saiba realmente o que lhe aflige. Quando os exames e avaliações clínicas não apresentam os resultados esperados, em muitos casos são receitados apenas anti inflamatórios ou analgésicos para atenuar os sintomas, sem resolver de fato a questão.

É importante saber diferenciar as dores na lombar causadas pela endometriose daquelas geradas pelo mau funcionamento da coluna. A principal diferença, quando se trata de um quadro endometriótico, é o aumento do incômodo nas costas no período pré-menstrual e durante a menstruação. Outro fator que precisa ser levado em conta para um diagnóstico preciso é a ocorrência de cólicas fortes e incapacitantes nas pacientes.

Esteja sempre atenta ao sinais do seu corpo. Faça uma avaliação com a gente. Estamos aqui para te ajudar a enfrentar endometriose.

  • Homepage
  • Doenças
  • Distúrbios Menstruais
  • Porque Quando Estou Mestruada Sinto Dor Nas Costas ?

2 respostas

Porque quando estou mestruada sinto dor nas costas ?

Oi, normalmente faz parte do processo inflamatório da menstruação, porém caso seja muito intenso e associado à outras queixas, deve procurar um Ginecologista para avaliação clínica e orientação adequada ao seu caso!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Colica e dor nas costas

Olá. A dor nas costas durante a menstruação é referida por muitas mulheres e não é um problema de saúde.
Essa dor está relacionada a liberação de mediadores inflamatórios durante a menstruação.
Outros problemas ortopédicos devem ser descartados para culparmos a menstruação como causa da dor.
As mulheres com dor lombar de forte intensidade, dores nas relações sexuais, dor pélvica e cólicas menstruais tem que ser bem avaliadas para descartar problemas de saúde como endometriose.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento.

  • Fiz rinosseptoplastia + turbinectomia há 17 dias, uso anticoncepcional, fiz a pausa de 8 dias, porém não desceu o sangramento de privação (não tive relação durante última cartela e antes desceu normal) Pode ter relação com a anestesia geral?
  • Eu tô tomando injeção trimestral mais tem 2 meses que minha menstruação não veio não teve escape isso e normal???
  • Fiz uma curetagem a 1 mêse 10 dia. Tomei meu anticoncepcional com 2dias após a curetagem, corro o risco de engravidar?
  • Estou usando a injeção trimestral a 4anos e hoje tive um sangramento pouco, mas fiquei nervosa, é normal?
  • Tomo kalist há um ano e oito meses porque descobri que tenho endometriose, a médica achou melhor suspender a menstruação, mas não estou me sentindo bem, devo continuar tomando ou paro? ele me causou impotência sexual
  • Gostaria de saber, mesmo com as trompas retiradas ,se posso tomar Depo Provera?
  • Tomo a injeção contracep a dois anos,pela primeira vez ela inflamou e ficou um caroço e bem dolorido. Posso tomar outra injeção ou essa fez efeito da mesma forma?
  • Tomei a contracep trimestral pela primeira vez...mais antes de um mês minha menstruação desceu e ñ para, o q devo fazer?? tomei em 17 de maio.
  • Estou a quatro anos sem usar anticoncepcional, comecei a usar esse mês como indicado na bula, começar a tomar no primeiro dia de sangramento, estou no décimo dia tomando e ainda suja a calcinha ou o papel na hora de limpar. Isso é normal?
  • Tenho uma bebe de 2 aninhos, desde que fiquei gravida dela não menstruei mais, quando ela nasceu fiquei menstruando 2 semanas direto, depois disso não menstruei, corro o risco de ficar grávida mesmo sem ta menstruando???

Nossos especialistas responderam a 836 perguntas sobre Distúrbios Menstruais

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

O que pode ser cólica e dor nas costas?

O cálculo renal ou a pedra nos rins é outra causa da dor nas costas. Chamada de cólica, ela é tão intensa que, em muitas situações, impede o movimento do paciente. Logo, ele não consegue caminhar e nem se mexer.

Estou com muita cólica e dor na lombar?

Muitas mulheres vão ao ortopedista por conta de dores na região lombar. Tais incômodos, persistentes e pulsantes, fazem as pacientes pensarem que estão com algum tipo de problema na coluna quando, na verdade, sofrem de endometriose.

Como é a dor nas costas no começo da gravidez?

É muito comum a gestante começar a sentir dor nas costas logo no início da gravidez devido ao aumento da progesterona e de relaxina na corrente sanguínea, que faz com que os ligamentos da coluna e do sacro fiquem mais frouxos, o que promove a dor, que pode ser no meio das costas ou na parte final da coluna.

O que é cólica lombar?

A dor ocorre quando os cálculos vão para a parte central do rim, onde estão os tubos coletores, a pelve renal e para os ureteres, causando a cólica renal. Também pode ocorrer quando houver obstrução da urina, provocando a dilatação do sistema urinário.