Dor no braço esquerdo e nas costas

Entenda porque é possível sentir dor em outras regiões do corpo devido a uma lesão no ombro

Nosso corpo tem uma organização complexa e está todo conectado por estruturas que, individualmente, têm suas funções para garantir o bom funcionamento do conjunto. Sendo assim, se o corpo depende da funcionalidade de cada estrutura para estar bem, quando uma dessas estruturas tem seu funcionamento alterado, o corpo ou algumas partes dele podem ser impactados com efeitos que vão além da estrutura alterada.
Por conta da conexão entre as estruturas do nosso corpo, é muito comum após uma lesão na articulação do ombro ocasionada por diferentes condições médicas, que os sintomas sejam sentidos em outras partes do corpo, como o pescoço, braço e mãos.

Este artigo busca esclarecer porque a irradiação da dor no ombro esquerdo acontece, reúne algumas das principais causas e condições médicas que têm a dor no ombro como sintoma e elucida a importância da avaliação de um especialista em ombro e cotovelo, para determinação da causa da dor no ombro, e para que o tratamento contemple não só o controle da dor, mas também, a causa da dor.

Dor no ombro esquerdo

A dor, em qualquer parte do nosso corpo, é um sinal de alerta para indicar que algo não está funcionando como deveria. A dor passageira, após um ‘mal jeito’ ou uso excessivo da articulação é comum e não deve ser motivo de preocupação. Porém, quando a dor permanece por mais de um mês, é um alerta de que algo no corpo, mais precisamente na articulação, não está funcionando como deveria.

Casos de dor no ombro esquerdo por tempo prolongado e que impactam na execução de atividades diárias devem ser investigados, principalmente em pacientes que apresentam a irradiação da dor para o braço e pescoço, pois a demora na procura por acompanhamento médico pode agravar o quadro clínico.

Para conhecermos as causas e condições médicas que apresentam a dor no ombro esquerdo que irradia para o braço e pescoço, é importante compreender o que é a dor irradiada e porque isso acontece.

Dor no braço esquerdo e nas costas

Dor irradiada

A dor irradiada é uma das principais evidências da conexão entre as estruturas do corpo. Devido a inervação presente em todo o nosso corpo, quando há uma estrutura afetada, os estímulos sensoriais podem se espalhar fazendo com que a dor seja sentida em outras partes do corpo, não só na região lesionada.

Por que a dor irradia para o braço e pescoço?

Quando acontece uma lesão no ombro esquerdo, podem haver danos ou compressão de nervos, ou mesmo pontos gatilhos miofasciais, o que faz com que a dor seja sentida não só no local da lesão, no caso o ombro esquerdo, mas também, nas regiões mais próximas como o braço e o pescoço.

Além disso, dependendo da gravidade da lesão no ombro esquerdo, como fraturas, estruturas próximas a essa articulação, presentes no braço e pescoço, podem estar lesionadas, fazendo com que a dor seja sentida em diferentes partes do corpo.

Principais causas

A dor no ombro esquerdo que irradia para o braço e pescoço tem como principais causas o esforço repetitivo devido a atividades laborais e esportivas, sobrecarga mecânica, traumas como quedas ou acidentes automobilísticos, envelhecimento, entre outras.

Em alguns casos, a dor no ombro esquerdo que irradia para o braço e pescoço pode ser periarticular. Nesse caso, a origem da dor não é o ombro em si e o paciente sente o que os médicos chamam de dor referida, ou seja, a dor está longe da origem do problema; o paciente sente a dor no ombro e no braço, mas na verdade, o problema pode estar em outra parte do corpo, como no caso da cervicobraquialgia, uma condição médica que afeta a coluna cervical, mas devido a compressão de nervos, a dor é sentida nos ombros e braços.

Condições médicas 

As principais condições médicas que apresentam dor no ombro esquerdo como sintoma e que podem apresentar irradiação para o braço e pescoço são:

  • Artrite;
  • Bursite;
  • Tendinite;
  • Síndrome do impacto no ombro;
  • Luxação (deslocamento) do ombro;
  • Fraturas;
  • Artrose;
  • Ombro congelado.

Importância da avaliação médica

A demora na procura por tratamento pode ser prejudicial ao paciente e agravar o quadro clínico, pois conforme elucidado anteriormente, a dor no ombro esquerdo que irradia para o braço e pescoço pode ser indicativa de diferentes condições médicas que necessitam do acompanhamento de um especialista.

Por isso, os casos de dor no ombro esquerdo com irradiação para o braço e pescoço precisam ser investigadas minuciosamente por um especialista em ombro e cotovelo para indicação de um tratamento assertivo, não apenas para a dor, mas para a causa, garantindo assim um bom prognóstico para o paciente.

Diagnóstico

O processo diagnóstico deve ser minucioso, incluindo exame físico para investigação dos sintomas e esclarecimentos do histórico de vida do paciente para compreender a associação de traumas, atividades esportivas e laborais, entre outras informações.

Exames de imagem como radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética são fundamentais para que o médico possa avaliar todas as estruturas da articulação do ombro, tanto ósseas quanto de tecido mole e, assim possa identificar a causa da dor no ombro esquerdo para início do tratamento mais adequado para cada paciente.

Em alguns casos, para investigar outras condições médicas, outros exames podem ser solicitados, como eletroneuromiografia ou exames laboratoriais.

Dor no ombro esquerdo que irradia para o braço e pescoço e impacta na realização de atividades diárias pode ser indicativo de uma condição médica que necessita de atenção e tratamento para evitar complicações. Evite o auto tratamento e, principalmente, a auto medicação. Agende aqui sua consulta com um médico especialista em ombro e cotovelo para avaliação e acompanhamento.

O que pode ser dor no braço é nas costas?

Quais problemas de coluna podem causar cervicobraquialgia? As causas mais comuns de dor cervical com irradiação para o braço são hérnia de disco e estenose (estreitamento) do canal cervical. Além disso, causas menos frequentes são fraturas, tumores e infecções da coluna.

Quando dor no braço esquerdo é preocupante?

Quando a dor no braço esquerdo é preocupante? O fator mais preocupante para o desconforto no braço esquerdo é quando ele aparece junto à dor torácica. Nesses casos, o desconforto começa no peito e, em seguida, irradia para o braço esquerdo e outras áreas, como costas, pescoço e mandíbula.

O que pode ser dor no ombro esquerdo é nas costas?

A dor do ombro nas costas pode ser devido a uma instabilidade muscular desta região ou Alguma alteracao musculoesqueletica. Uma boa avaliação fisioterapeutica no complexo do ombro, na coluna cervical e torácica pode ajudar muito no diagnóstico e prognóstico.

Qual a diferença de dor muscular é dor de infarto?

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.