Dom Pedro gritou Independência ou morte

Mix Tudo

00:00

20:11

Dom Pedro gritou Independência ou morte

Info

about 1 year ago #dompedro, #independencia, #independenciaoumorte, #mixtudo, #podcast, #radiomixfm

0 Comments

Sign in to leave a message

  • This episode has no messages yet. Be the first to write a message!

Com a vinda do coração de Dom Pedro I ao Brasil e o bicentenário da Independência do Brasil, os acontecimentos que levaram Dom Pedro I a proclamar a independência do país em relação a Portugal são relembrados. 

Embora o grito de "Independência ou morte" tenha sido proclamado em 1822, o marco histórico brasileiro só foi possível por uma série de acontecimentos iniciados em 1808. Isso porque esse foi o ano da chegada da família real no Brasil. A monarquia desembarcou no país como tentativa de fuga das tropas francesas que invadiram Portugal sob comando de Napoleão Bonaparte.  

Leia também: Cinco curiosidades sobre a Independência do Brasil

Família real no Brasil

A chegada da família real portuguesa no Brasil permitiu uma série de mudanças econômicas e políticas no país. Uma delas foi a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. 

Outra grande mudança foi a integração do Brasil como parte do reino português, que passou a se chamar Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. 

Entretanto, a presença da família real no Brasil também causou demonstrações de insatisfação. A Revolução Pernambucana de 1817 foi uma delas. Após três anos da repressão violenta, o povo português também se manifestou, provocando a Revolução Liberal do Porto de 1820. 

Esse foi o ponto de partida do processo de independência do Brasil. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Processo de Independência

A proclamação da independência do Brasil ocorreu durante a regência de Pedro de Alcântara, que depois passaria a ser chamado de Dom Pedro I.

Após a Revolução do Porto, foram tomadas uma série de medidas impopulares no Brasil, como a transferência das principais instituições para Portugal, envio de tropas para o Rio de Janeiro e a exigência do retorno do príncipe regente para Portugal. 

O retorno de Dom Pedro I foi exigido em dezembro de 1821 e, como consequência, surgiu o Clube da Resistência. Em janeiro de 1822, um documento com mais de 8 mil assinaturas foi entregue a D. Pedro exigindo sua permanência no Brasil. 

Nesse contexto, o príncipe regente disse as palavras que entraram para a história do país: 

“Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico.”

Todos os acontecimentos até aqui e os dos próximos meses foram os responsáveis por incitar a ruptura do Brasil com Portugal. 

Saiba mais: Dia do Fico — o emblemático dia em que D. Pedro declarou que não voltaria para Portugal

Grito da independência

D. Pedro I estava em uma viagem a São Paulo quando recebeu a sessão extraordinária organizada por Maria Leopoldina, sua esposa. 

Na ocasião, enquanto sofria de problemas intestinais, o príncipe regente leu as notícias e ratificou a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga. Porém, historiadores não possuem evidências que comprovem o grito do Ipiranga. 

O marco de 7 setembro não foi o encerramento do processo de independência. O processo prosseguiu por meses com uma guerra pela independência, culminando em importantes eventos, como a coroação de Dom Pedro no dia 1° de dezembro.

Consequências da independência do Brasil

Uma das principais consequências do processo de independência do Brasil é a construção de uma nacionalidade brasileira. Além disso, o estabelecimento da monarquia brasileira tornou-se uma das únicas, junto com a haitiana e mexicana.

Por outro lado, o Brasil se endividou com o pagamento de 2 milhões de libras como indenização aos portugueses. 

Hino da independência

O Hino da Independência é uma canção que foi criada em homenagem à Independência do Brasil, com letra baseada no poema de um poeta e escritor chamado Evaristo da Veiga.

O poema tinha sido escrito por Evaristo da Veiga em agosto de 1822 como uma demonstração de seu apoio à independência brasileira. Veja a letra do Hino da Independência do Brasil:

Já podeis da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade,
Já raiou a liberdade,
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil…
Houve mão mais poderosa…
Zombou deles o Brasil;
Houve mão mais poderosa
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Não temeis ímpias falanges
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil;
Vossos peitos, vossos braços
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó! brasileiros!
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil
Do universo entre as nações
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

O que Dom Pedro gritou Independência ou Morte?

Na ocasião, D. Pedro I estava sofrendo de problemas intestinais (que não se sabe sua origem específica). O príncipe regente leu todas as notícias e ratificou a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga, conforme registrado na história oficial.

Qual foi o grito dado por Dom Pedro?

"E viva o Brasil livre e independente!" gritou D. Pedro. Ao que, desembainhando também nossas espadas, respondemos: - "Viva o Brasil livre e independente!

Por que o Dom Pedro utilizou a frase Independência ou Morte?

Resposta verificada por especialistas Dom Pedro I teria supostamente utilizado a icônica frase: "Independência ou Morte!", como forma de ameça aos portugueses, ou seja, caso desejassem continuar explorando o país, teriam que enfrentar batalhas sangrentas.

Qual foi a frase de Dom Pedro na Independência do Brasil?

Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “. Mais do que um Feriado, o dia 7 de Setembro é uma data para relembrarmos a história do país.