Diferença piso retificado não retificado

We Couldn’t Find This Page

Check out some of the other great posts in this blog.

Diferença piso retificado não retificado

© 2021 by Priscila Scalisse Arquitetura e Interiores.

Diferença piso retificado não retificado

About Author

Acting for more than 15 years in the market carrying out projects in all segments of architecture and interiors.

With a qualified and skilled team in the development of graphic projects, we are in search of constant updating with an attentive eye to the new trends of the national and international market.

(11) 97621-6841

© 2021 by Priscila Scalisse Arquitetura e Interiores.

© 2021 by Priscila Scalisse Arquitetura e Interiores.

Na lista dos materiais de construção preferidos dos brasileiros estão os revestimentos de cerâmica e porcelanato. Usados em todo tipo de ambiente, esse tipo de revestimento significa praticidade no dia a dia: maior facilidade de limpeza e baixa manutenção.

Na hora de escolher qual material usar, é comum surgir uma dúvida que nem sempre fica clara para quem está comprando: revestimento retificado ou bold?

O que determina se o material é bold ou retificado são as bordas de cada peça e embora essa diferença seja simples, ela pode interferir em outros fatores como tamanho do rejunte. Entenda mais a seguir:

Diferença piso retificado não retificado

O revestimento chamado de bold é aquele com acabamento tradicional, onde as bordas são levemente arredondadas. Além dessa característica nas bordas, o tamanho de cada peça nem sempre é o mesmo. É por isso que na utilização desses materiais o rejunte fica mais aparente.

Quando assentadas, recomenda-se distância mínima de 3mm entre cada placa. A continuidade do piso fica um pouco comprometida, mas nada que não combine com uma decoração mais rústica.

Uma dica importante é que o revestimento bold geralmente possui menor preço de compra e instalação.

Diferença piso retificado não retificado

Já o chamado revestimento retificado possui bordas retas ou lapidadas. Esse material é mais recente e surgiu de uma tecnologia onde as placas são cortadas por discos de diamante.

Essa tecnologia permite que as placas, encontradas em cerâmica ou porcelanato, tenham tamanho igual. Por isso é possível instalar o material de maneira uniforme e com alinhamento total, resultando em um visual mais clean e moderno.

Diferença piso retificado não retificado

O revestimento retificado pode chegar a ser até 30% mais caro que o comum. Entretanto, usando menos rejunte o custo da obra é menor, além de causar menos sujeira. Por conta do seu elaborado processo de fabricação, este tipo de produto possui vida útil longa.

Tendência que vem crescendo na decoração é a utilização de junta seca para fazer o assentamento. Nesse tipo de aplicação, as peças são encostadas umas nas outras e é preciso usar uma argamassa flexível e pensar num espaço de 1,5mm para dilatação do produto. Por conta do menor espaçamento entre as placas, o piso retificado acumula menos sujeira.

Entenda também a diferença entre os diferentes ditos de argamassa – clique aqui para ver. 

fotos Divulgação

Qual a diferença de um piso retificado e não retificado?

No piso retificado as bordas são mais retas e sua superfície mais fina, pois são cortadas por discos de diamante. No acabamento tradicional, que é chamado de bold, as bordas são levemente arredondadas e o tamanho de cada peça nem sempre é o mesmo.

Qual a diferença do piso normal piso retificado?

Qual a diferença entre piso retificado e bold? O piso bold tem as bordas arredondadas, que é o acabamento mais tradicional. Já o piso retificado tem as bordas retas ou lapidadas, que trazem um acabamento mais moderno e clean.

O que quer dizer um piso retificado?

O processo de fabricação de placas cerâmicas faz com que as peças fabricadas tenham bordas levemente arredondadas e variações mínimas de tamanho entre peças, resultantes do processo de prensagem e queima. Essa característica é chamada de bold.

Qual a desvantagem do piso retificado?

O porcelanato retificado polido ou brilhante, como também é chamado, possui superfície lisa e textura brilhante. Esse tipo de piso possui a característica de ser muito escorregadio e, por essa razão, recomenda-se o seu uso apenas em locais secos e internos, como salas de estar e jantar, quartos e corredores.