Diferença entre vidro laminado e temperado

Considerados ambos vidros de segurança, eles possuem processos de fabricação, características e aplicações distintas


O vidro temperado e o vidro laminado são os mais recomendados pelas normas técnicas do mercado da construção civil e vidreiro por serem considerados vidros de segurança. Podem ser instalados em aplicações diversas, como portas, janelas, divisórias, boxes e móveis. 

Entretanto, seus processos de fabricação, assim como propriedades, são distintos, inclusive suas possibilidades de utilização.

O vidro laminado pode ser mais resistente ainda que o temperado, sendo indicado, na versão multilaminado, até para elementos estruturais em uma edificação como pisos e escadas. 

As normas técnicas recomendam vidro laminado em envidraçamentos, guarda-corpos e coberturas. Já o vidro temperado é seguro em janelas, portas, divisórias, móveis e boxes. 

A seguir, confira a explicação mais detalhada sobre cada tipo de vidro, seus processos de fabricação e recomendações sobre suas aplicações para entender melhor as diferenças entre o vidro temperado e o vidro laminado. 

Diferença entre vidro laminado e temperado

Vidro temperado

Fabricação do vidro temperado 

Composto por apenas uma chapa, é feito a partir do vidro float, que é aquecido a aproximadamente 600°C. Em seguida, o vidro é resfriado. O choque térmico e processo de produção, realizado no forno de têmpera, modifica as características originais do vidro, que torna-se cinco vezes mais resistente que o vidro comum. 

Esta brusca mudança de temperatura faz que o vidro comum adquira neste processo resistência muito maior e com que o vidro temperado, quando quebrado, fragmente-se em pequenos pedaços não pontiagudos e não cortantes. Assim, mesmo em casos de quebra não ocasiona cortes e acidentes mais graves.  

Antes de passar pelo forno de têmpera, a peça já deve ter as suas dimensões definidas, pois, depois de temperado, não pode ser cortado, furado, polido ou lapidado.

Norma técnica do vidro temperado: ABNT NBR 14.698

Aplicações do vidro temperado

  • Portas

  • Janelas

  • Boxes de vidro

  • DIvisórias

  • Prateleiras

  • Tampos de mesa

  • Portas de armários

  • Entre outras

Diferença entre vidro laminado e temperado

Vidro laminado

Fabricação do vidro laminado 

O vidro laminado é composto por duas ou mais chapas de vidro. As camadas de vidro são intermediadas por uma película de proteção, geralmente de PVB ou EVA, que, além de intensificar a resistência, retém os cacos de vidro em casos de quebra. 

Diante de fortes impactos, o vidro laminado apenas racha, mas não abre nenhum vão, mantendo a estrutura intacta. Por isso, ele é um vidro de segurança recomendado para grandes alturas. 

A fabricação do vidro laminado precisa ser feita em um ambiente apropriado, com temperatura e umidificação adequadas. 

Uma outra característica do vidro laminado é que ele possibilita mais variações, pois sua formação pode conter chapas de outros tipos de vidro, não somente o comum, ampliando suas funcionalidades. 

Assim, podem ser feitos vidros laminados com vidros de controle solar, autolimpante, coloridos, impressos, entre outros. 

Também podem ser feitos com chapas de vidro temperado, formando o vidro temperado-laminado, que soma as características de cada um desses tipos de vidro, potencializando o desempenho do material. 

Norma técnica do vidro laminado: ABNT NBR 14.697

Aplicações do vidro laminado

  • Coberturas

  • Tetos de vidro 

  • Clarabóias

  • Pisos (multilaminado)

  • Escadas (multilaminado)

  • Guarda-corpos

  • Envidraçamento de sacadas

  • Piscinas de vidro (multilaminado)

  • Entre outras

Você é vidraceiro?

Se sim, convidamos você a conhecer a Plataforma Meu Vidraceiro. 

Com ela você conseguirá gerenciar sua vidraçaria na palma da mão, enviar orçamentos personalizados, projetos para têmpera, lista de materiais de sua obra, anúncio para o público final e muito mais.

Clique aqui para fazer o teste grátis e saber mais.

O que é melhor vidro temperado ou laminado?

Qual a diferença entre os dois? Tecnicamente, o vidro laminado é indicado para situações onde o vão precisa se manter intransponível em casos de quebra da placa, enquanto que o vidro temperado é alternativa para aplicações que exigirão o máximo de resistência contra impactos mecânicos, pressão do vento, etc.

Qual é mais caro vidro temperado ou laminado?

Geralmente, o vidro laminado costuma ser mais caro que o vidro temperado. Isso acontece devido à sua versatilidade de uso e características singulares do modelo, que fazem com que o vidro laminado seja indicado para compor a maioria das estruturas envidraçadas no segmento da arquitetura e construção civil.

Quando usar vidro laminado?

De acordo com suas características e especificações, o vidro laminado é indicado para trazer resistência e para aplicações que necessitam manter o vão fechado até mesmo depois de estilhaçamento da placa de vidro, como é o caso de telhados, cobertura, claraboias, marquises, escadas, pisos, visor de piscina, aquário, ...

Qual o tipo de vidro mais resistente?

O vidro temperado é cinco vezes mais resistente que o comum suportando ventos. Caso seja quebrado, não forma cacos pontiagudos, mas pedaços menores e arredondados. Para adquirir esta característica, o vidro temperado passa pela têmpera, processo durante a fabricação onde o vidro sofre um choque térmico.