Deixar imagens do mesmo tamanho

Seja um formato JPEG ou GIF, às vezes é necessário redimensionar uma imagem. Na verdade, algumas plataformas aceitam apenas determinados tamanhos ou um peso máximo, o que pode ser problemático.

Esta é a razão pela qual editar o tamanho da figura é importante, tentando sempre evitar a perda de qualidade. A técnica de edição de fotos pode ser um pouco confusa quando você é iniciante. Mas editar uma foto de maneira simples não precisa ser apenas trabalho para profissionais.

Seguindo alguns passos, você consegue resolver seu problema de tamanho e peso do arquivo, elementos que podem reduzir o tempo de carregamento ou alterar a largura da fotografia. Mas como realizar uma boa edição de imagem? Nós explicaremos isso para você agora mesmo.

Deixar imagens do mesmo tamanho

Os melhores professores de Fotografia disponíveis

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (37 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (12 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (11 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (24 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (6 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (6 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (16 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (5 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (37 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (12 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (11 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (24 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (6 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (6 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (16 avaliações)

1a aula grátis!

Deixar imagens do mesmo tamanho

5 (5 avaliações)

1a aula grátis!

Vamos lá

O Paint é uma ferramenta clássica para reduzir ou aumentar a dimensão e o peso de uma imagem, já que é muito fácil de usar. Além disso, todo mundo já usou o paint no computador, não é mesmo? Seja para utilizar o editor, fazer algum ajuste no documento, etc.

Se você tiver um computador executando o sistema operacional Windows, o Paint será seu melhor aliado para redimensionar imagem. Isso porque este é o software de desenho do Windows, que também é usado para alterar o recorte, converter a imagem ou modificar o tamanho das fotos.

É possível alterar a figura facilmente no paint. Veja este vídeo do Youtube explicando o passo a passo!

É este último ponto que nos interessa nesse momento. Para fazer isso com o Paint, basta alguns cliques, após você transferir as imagens para o computador:

  • Clique com o botão direito na figura que você deseja editar e clique em "editar";
  • O Paint será aberto;
  • Clique em "redimensionar" e um menu abrirá;
  • Nesse mesmo menu, altere as dimensões de acordo com seu objetivo (em porcentagem ou em pixels).

Para redimensionar a imagem com uma porcentagem, você deve primeiro calcular o resultado da renderização para torná-la consistente com seus desejos. Esta opção tem a vantagem de manter (ou não) a relação entre altura e largura, para não acabar com uma fotografia distorcida. Se você tem uma orientação clara do site, é só seguir e incluir o tamanho solicitado!

Para modificar o tamanho das fotos com os pixels desejados, basta digitar a dimensão ideal, tendo o cuidado de manter as proporções, seguindo o mesmo princípio das porcentagens. Clicamos em "ok" e pronto. Tudo isso em um programa nativo do sistema operacional!

Em seguida, salve a imagem para validá-la e certifique-se de que ela está redimensionada. E em "Salvar como" você também pode escolher o formato do arquivo, como .bmp, .jpeg, .gif, .png.... O que atender melhor às suas necessidades.

Se você tiver o Lightroom ou o Photoshop em qualquer sistema operacional, saiba que esses dois softwares também permitem redimensionar, sem perder a qualidade da figura. Ótimo, não?

O Lightroom é o programa ideal para fazer edições rápidas. Já o Photoshop é perfeito para fazer edições de nível mais avançado. Vale ressaltar que esses dois programas podem ser encontrados no no site do Adobe. Depois é só baixá-los e utilizar todos os seus excelentes recursos!

Encontre seu curso fotografia ideal!

Redimensionar uma imagem com o Lightroom

Esse programa foi criado com o intuito de armazenar fotos e realizar edições. O seu principal objetivo é auxiliar na importação de arquivos - que constam no cartão de memória ou na câmera.

Se você tem o Lightroom, saiba que fazer a manipulação das imagens, para otimizá-las, não é complicado. Veja o que fazer seguindo este passo a passo, em conjunto com o conhecimento adquirido no vídeo acima de como mudar o tamanho de foto:

  • Abra sua imagem;
  • Clique em "arquivo" e depois em "exportar";
  • Na aba de exportação, defina as configurações de local de exportação, título do documento e formato da figura (PNG, JPEG, PDF, entre outros);
  • Escolha o tamanho da imagem;
  • Como o Paint, defina a largura e altura, e marque para manter proporções;
  • Opte por uma resolução acima de 72 pixels por polegada;
  • E é isso!

Fácil, não é mesmo? Esse processo de redimensionamento pode poupar bastante o seu tempo, elevando a sua produtividade no trabalho!

Redimensionar uma imagem com o Photoshop

O Photoshop é o programa queridinho de quem gosta de fotografar, e posteriormente, editar as suas imagens do tipo raster - apesar dele também apresentar ferramentas de vetorização. Para mudar o tamanho das imagens no PS, basta seguir algumas etapas:

  • Primeiro, abra a fotografia desejada no software de edição e clique no menu "imagem";
  • Clique em "tamanho da imagem";
  • Indique o número de pixels que você deseja e a largura da figura, com uma resolução acima de 72 DPI;
  • Marque "manter proporções" para tornar a imagem mais nítida e menos distorcida;
  • Clique em "arquivo", "salvar como" e o retrato ficará guardado no seu computador!

Bastante tranquilo, não é mesmo? O Photoshop é outro programa maravilhoso para fazer modificações nas imagens!

Como alterar tamanho da imagem online?

Às vezes, um programa de edição de fotos não está instalado em nosso computador ou, simplesmente, decidimos usar diretamente as ferramentas online. Não tem problema, pois existem muitos sites de redimensionamento de fotos!

Você só precisa pesquisar algumas palavras-chave do tipo, e o Google vai apresentar as mais usadas e buscadas. Leia mais sobre elas para escolher as diferenças, se são pagas ou gratuitas, e quais são consideradas mais práticas.

Há várias plataformas online que podem te ajudar a alterar uma figura facilmente.

Os passos são exatamente os mesmos que nos softwares de fotos. Você escolhe o número de pixels, a altura e o formato e salva!

Quer se trate de uma imagem jpeg ou png, você está pronto para baixar a mesma ilustração em diferentes formatos, fazer uploads de alta resolução e aletrar os arquivos conforme te atender.

Ao escolher a pasta que irá salvar a imagem no seu computador, tenha a certeza de que está salvando corretamente e que será fácil encontrar a foto com o dpi correto, na dimensão certa e bem organizado. Sugerimos que crie uma pasta com o nome 'imagens redimencionadas'.

Mas e quanto ao peso das fotos? Um programa de edição de fotos pode deixar uma figura mais leve? A resposta é sim! Continue acompanhando o artigo a seguir!

Como alterar o tamanho de uma imagem no celular?

Existem tamém alguns aplicativos que podem te ajudar a alterar a imagem no celular. Veja algumas opções de apps: Lit Photo, Photo Compress, Foto Rendimensionador (disponível para Android) e Recimendionador de Fotos (compatível com iOS).

O mais popular de todos é o Lit Photo, e por isso o escolhemos para explicar o passo a passo de como comprimir uma imagem pelo app do celular. Veja:

  • Clique em 'comprimir fotos';
  • Selecione a imagem que você deseja alterar o tamanho;
  • Indique a qualidade que deseja manter a foto (recomenda-se 100%);
  • Selecione a dimensão;
  • Clique em 'começar a comprimir';
  • Veja o resultado!

Além disso, você pode utilizar o próprio editor de fotos do celular, apertando na configuração de 'redimensionamento de fotos'. Os sistemas iOS e Android disponibilizam essa função! E aí, gostou de aprender editar tamanho de imagem? Então, continue lendo o texto...

Reduza o peso de um arquivo

Se um retrato está demorando muito para carregar, reduzir o seu peso pode ser uma boa ideia! Quando você redimensiona a figura para um tamanho menor, por consequência, o seu peso é reduzido. Portanto, modificar a sua dimensão pode ser uma boa ideia.

Deixar imagens do mesmo tamanho

Comprimindo a imagem, você pode carregá-la mais rapidamente e enviá-la para quem quiser! Portanto, reduza o seu peso para enviar os seus arquivos facilmente para outros colaboradores que também precisam ter acesso à imagem!

No entanto, se você quiser focar a edição da foto nesse elemento, também é possível. Isso porque um software de edição pode ajudá-lo a alterar o peso de uma imagem, sem levar em conta as dimensões.

Embora a dimensão seja o principal critério para modificar o peso de uma fotografia digital, ele depende de outras ferramentas, além das dimensões em pixels. E sim, você tem que fazer sacrifícios para ter uma figura mais leve!

Qualquer que seja o seu software - Paint, Lightroom, Gimp ou Photoshop -, a qualidade pode ser alterada no menu "imagem", sendo geralmente calculada como uma porcentagem. Para baixá-la, diminua a barra com o mouse, ou simplesmente insira a porcentagem ideal. Por fim, não esqueça de salvá-la!

Aprenda fotografar com um curso fotografia online !

Ela realmente funciona para deixar uma foto mais leve, mas a qualidade será menor. Para uma fotografia menos pesada, sem modificar a nitidez ou os pixels, compactar a foto pode ser um bom método.

Comprimir arquivos para reduzir seu peso

Sabe quando tentamos enviar uma imagem para um amigo, mas a plataforma, como as redes sociais, não permite que enviemos o documento devido ao seu tamanho? Bem, é possível resolver esse problema ao comprimir a imagem. Dessa forma, podemos reduzir o seu peso e possibilitar o seu envio.

A compactação de fotos é a melhor solução para reduzir o seu peso, pense nisso! E sim, compactar pode ser a melhor maneira de manter a qualidade geral e diminuir drasticamente o peso. 

Em tamanho grande ou redimensionada, a foto ficará na dimensão que você quiser. Apenas alguns passos são suficientes para fazer a compressão, de acordo com a sua mídia preferida. Além disso, é possível comprimir arquivos facilmente no sistema Mac ou Windows. Acompanhe a seguir!

Comprimir arquivos no computador com sistema Mac

Comprimir arquivos no Mac é bem fácil. E esse processo pode ser ainda mais simplificado se você fizer um curso de fotografia!

Se você tem um computador Apple, produzir fotos compactadas é muito fácil. Veja o que fazer para deixar a imagem do jeito que preferir:

  • Clique com o botão direito na foto ou pasta em questão;
  • Aperte em "comprimir";
  • E uma nova pasta aparecerá ao lado dela.

Esta pasta é uma pasta zip, que contém sua imagem compactada de alta resolução, sem perder qualidade ou espaço de armazenamento! E pode tranquilamente usar para mais edições, como desfocar parte da imagem. Dessa forma, você pode enviar o retrato para quem quiser facilmente!

Comprimir arquivos no computador com sistema Windows

É necessário apenas ter um software, como o Photofiltre ou o Microsoft Office, para fazer essa edição no Windows. Para comprimir imagens no Office, selecione a ilustração para clarear. Depois, clique em "Image Tools Format" e, por fim, em "Comprimir Imagens".

Dependendo do seu uso, clique em "resolução", depois em "imprimir", "web" ou "email". Cabe a você escolher o formato certo! Depois é só enviar o retrato para os seus amigos!

Comprimir arquivos online

A maneira mais segura, rápida e eficiente para compactar imagens é nas plataformas online. Há uma série de sites de compressores nos quais você pode deixar uma foto mais leve, para ser usada como uma imagem de perfil, ou para criar boas miniaturas em poucos cliques.

Basta digitar "compressão de imagem" ou "compactação jpeg" em seu mecanismo de pesquisa e a internet cuidará de oferecer os melhores sites. Pesquise sobre cada um dos espaços disponíveis, se são gratuitos, pagos, freemium, se enviam por email ou permitem o download diretamente na plataforma.

Tudo isso afetará a sua escolha na hora de fazer o upload da sua fotografia digital para que ela se torne um documento comprimido (geralmente com a extensão .zip ou .rar). Geralmente, o processo é muito fácil! Basta carregar sua foto, escolher o nível de compactação e validar a sua escolha, nada mais!

O site mostrará uma pasta compactada, que poderá ser baixada diretamente nos arquivos do seu computador. Além de poder ser enviada por e-mail, as fotos compactadas têm a vantagem de liberar espaço em disco, sem afetar a sua otimização. Essa é uma ótima solução para guardar mais lembranças e usar menos espaço.

Portanto, é muito simples modificar as imagens ou torná-las "mais leves". Isso porque há técnicas acessíveis, e que todo mundo pode utilizar sempre que precisar, através de um computador. Então, por que não tornar sua imagem mais adequada para seus objetivos?

Para saber mais sobre como redimensionar ou comprimir - ou melhor, aprender editar tamanho de imagem -, você pode aprender técnicas em aulas de fotografia. Um bom professor é possível encontrar no site do Superprof, para fazer um curso de fotografia particular!

E se você gostou do nosso guia completo para aprender editar tamanho de imagem, compartilhe com os seus amigos. Além disso, escreva nos comentários o seu método preferido para redimensionar/comprimir uma imagem.

Como deixar as imagens com o mesmo tamanho?

Clique com o botão direito na figura que você deseja editar e clique em "editar"; O Paint será aberto; Clique em "redimensionar" e um menu abrirá; Nesse mesmo menu, altere as dimensões de acordo com seu objetivo (em porcentagem ou em pixels).

Como padronizar o tamanho das imagens?

Em Ferramentas de Imagem ou Ferramentasde Desenho , na guia Formatar, no grupo Tamanho, insira as medidas que você deseja nas caixas Alturae Largura.

Como ajustar o tamanho de várias fotos ao mesmo tempo?

Selecione todas as imagens que terão que ser redimensionadas. Clique com o botão direito do mouse para abrir a janela do Windows Explorer. Clique sobre a opção "Redimensionar imagens". Indique as dimensões desejadas; é possível personalizar essa opção.

Como ajustar a proporção de uma imagem?

Como redimensionar imagens no Windows.
Abra o Paint 3D;.
Clique em Abrir, Procurar arquivos e selecione a imagem que deseja modificar;.
No menu superior, clique em Tela;.
Ajuste os valores de Largura e Altura da imagem;.
Para manter as proporções, deixe a caixa Fixar proporção marcada;.
Clique em Menu, e depois em Salvar..

Como colocar todas as imagens do mesmo tamanho no Word?

Siga um destes procedimentos: Para redimensionar uma imagem, em Ferramentas de Imagem, na guia Formatar, no grupo Tamanho, insira as medidas nas caixas Altura e Largura.