De quanto em quanto tempo posso usar FGTS para amortizar financiamento

Você pode escolher usar o saldo parcial ou total do FGTS para amortizar ou liquidar o seu Financiamento de Crédito Imobiliário.

Confira as principais regras para uso do FGTS para amortização ou liquidação do seu Financiamento de Crédito Imobiliário:

A.       O pagamento das parcelas do seu Financiamento em Crédito Imobiliário deverá estar em dia;

B.       A conta de FGTS precisa estar em nome dos Titulares do Financiamento em Crédito Imobiliário;

C.       Possuir no mínimo 03 anos de trabalho (36 contribuições), somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não na mesma ou em diferentes empresas;

D.       O imóvel deve ser residencial e destinar-se obrigatoriamente a residência dos titulares do financiamento, assim como a titularidade da conta vinculada do FGTS;

E. O Imóvel deve ser financiado no âmbito do SFH para operações assinadas até 11/06/2021.

Para operações assinadas após 12/06/2021, o imóvel deve ter o valor de avaliação menor ou igual ao valor máximo estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para as operações de financiamento no âmbito do SFH, a ser verificado na data da aquisição do imóvel.

F.       Você não seja titular de outro financiamento imobiliário  ativo no âmbito do SFH, localizado em qualquer parte do território nacional;

G.       Observar o intervalo mínimo para utilização do FGTS:

•       2 anos para modalidades de amortização ou liquidação;

•       12 meses para pagamento de parte do valor da parcela.

H. Na data da utilização o titular da conta não pode:

·         Ser detentor de financiamento habitacional, ativo, em qualquer parte do território nacional;

·         Ter a fração superior a 40% como proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município onde exerça sua ocupação laboral principal, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana;

·         nem no mesmo município onde reside, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana.

O imóvel deve estar localizado no mesmo município onde você exerça sua ocupação profissional principal, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana ou no mesmo município onde você resida há mais de um ano, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana.

Para simular ou contratar uma Amortização basta acessar sua conta no Itaú na internet, selecionar a opção Crédito no menu principal, depois ir em Crédito Imobiliário, clicar em Financiamento Contratado, depois em Documentos, FGTS e por fim em Informações para uso do FGTS.

Quantas vezes posso usar o FGTS para amortizar?

Quantas vezes posso usar FGTS para amortizar financiamento? É possível usar quantas vezes quiser, respeitando o limite do saldo disponível na sua conta. Para amortizar o saldo devedor o intervalo mínimo é de 2 anos. Para diminuir o valor das parcelas não há intervalo mínimo.

Qual o prazo para usar o FGTS para amortizar financiamento?

Para utilização do FGTS na amortização ou liquidação de saldo devedor de financiamento o tempo mínimo é de 02 anos, contados a partir da data da última amortização/liquidação procedida pelo mesmo trabalhador.

Quando posso usar meu FGTS pela segunda vez?

1) Na aquisição (entrada) – 3 anos para nova utilização (entrada) para compra/venda do mesmo imóvel. 2) Amortização (abatimento do saldo devedor) – se usou os valores do FGTS na entrada de um imóvel poderá usá-lo para amortização do financiamento, podendo o trabalhador efetivar esse abatimento a cada 2 anos.

Como usar o FGTS pela segunda vez?

Confira! De acordo com a advogada Luciana Rodrigues Faria, a utilização do FGTS para a compra de um novo imóvel só poderá ser realizada quando: A unidade atual não estiver localizada na mesma cidade onde o interessado trabalha (ocupação principal) O imóvel não pertencer à mesma cidade onde o comprador mora.