Composição química da célula sais minerais

Para resolver estes exercícios sobre a composição química da célula, é fundamental conhecer as substâncias orgânicas e inorgânicas presentes no meio celular. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

As células são estruturas conhecidas como unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Elas são formadas basicamente por substâncias orgânicas e inorgânicas. São consideradas substâncias inorgânicas:

a) lipídios e proteínas.

b) proteínas e água.

c) sais minerais e vitaminas.

d) água e sais minerais

e) lipídios e carboidratos.

Muitas pessoas pensam que os lipídios trazem apenas malefícios à saúde e que podem ser facilmente excluídos da nossa alimentação. Entretanto, essa substância orgânica é essencial para o organismo. Nas células, os lipídios:

a) fazem parte da composição das membranas celulares.

b) são a única fonte de energia.

c) estão relacionados principalmente com a função estrutural.

d) atuam na formação da parede celular.

e) são as moléculas formadoras de grande parte das enzimas.

Os carboidratos são substâncias orgânicas que atuam, principalmente, fornecendo energia para a célula. O amido, por exemplo, é um carboidrato de origem vegetal amplamente disponível na natureza e também bastante consumido. Estima-se que cerca de 80% das calorias que consumimos sejam oriundas desse carboidrato. A respeito do amido, marque a alternativa que indica corretamente sua classificação dentro do grupo dos carboidratos.

a) Monossacarídeos.

b) Dissacarídeos.

c) Oligossacarídeos.

d) Polissacarídeos.

e) Trissacarídeos.

(UEMS) O corpo humano é constituído basicamente de água, sais minerais e macromoléculas como carboidratos, proteínas e lipídios. Entre as afirmativas abaixo, assinale a que não está relacionada com as propriedades das proteínas:

a) Colágeno, queratina e actina são exemplos de proteínas com função de constituição e estruturação da matéria viva.

b) São constituídas por vários aminoácidos unidos por ligações peptídicas.

c) Quando submetidas a elevadas temperaturas, sofrem o processo de desnaturação.

d) Fornecem energia para as células e constituem os hormônios esteroides.

e) São catalisadores de reações químicas e participam do processo de defesa como anticorpos contra antígenos específicos.

(UECE) A farinha de mandioca, muito usada no cardápio do sertanejo nordestino, é um alimento rico em energia. Entretanto, é pobre em componentes plásticos da alimentação. Quando nos referimos ao componente energético, estamos falando daquela substância que é a reserva energética nos vegetais. Quanto aos componentes plásticos, lembramo-nos das substâncias químicas que participam da construção do corpo. Tais componentes, energéticos e plásticos, são, respectivamente:

a) glicogênio e proteína

b) vitamina e amido

c) amido e proteína

d) vitamina e glicogênio

respostas

Alternativa “d”. A água e os sais minerais são substâncias inorgânicas encontradas na célula. Essas duas substâncias são fundamentais para a realização de diversos processos e reações químicas.

Voltar a questão

Alternativa “a”. Os lipídios são substâncias orgânicas, conhecidas como gorduras, que atuam em variadas partes do organismo. São importantes como reserva de energia, na formação de hormônios, protegem contra choques mecânicos, além de constituírem as membranas celulares, que são formadas por fosfolipídios.

Voltar a questão

Alternativa “d”. Os polissacarídeos são moléculas formadas por mais de 10 monossacarídeos. Como exemplo, podemos citar o amido, o glicogênio e a celulose.

Voltar a questão

Alternativa “d”. O fornecimento de energia para a célula é uma propriedade atribuída aos carboidratos e aos lipídios. Já a constituição dos hormônios esteroides está relacionada com os lipídios.

Voltar a questão

Alternativa “c”. O amido é um carboidrato e, por isso, está relacionado com o fornecimento de energia. Já as proteínas são substâncias que apresentam papel estrutural.

Voltar a questão

Composição química da célula sais minerais

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Composição química da célula sais minerais
A água, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos, aminoácidos,...

Sendo a célula a unidade morfofuncional da vida, representando um bem organizado complexo químico, em sua composição bioquímica algumas substâncias são essenciais, em quantidades apropriadas à manutenção e equilíbrio orgânico e inorgânico do metabolismo, com aproximadamente:

Substâncias Inorgânicas

Água (75 a 85%) → alguns tecidos e órgãos requerem um maior ou menor teor hídrico (nos ossos em média 33% e nos músculos 85%);

Sais minerais (1%) → para a estruturação corpórea humana são necessários cerca de 21 elementos (cálcio – Ca, ferro – Fe, magnésio – Mg, etc).

As Substâncias Orgânicas

Proteínas (10 a 15 %) → desempenhando função enzimática, imunitária (anticorpos) e endócrina (hormônios);

Carboidratos (1%) → substâncias com potencial energético (amido e glicogênio) e estrutural (celulose, quitina, ácido hialurônico);

Lipídios (2 a 3%) → glicerídeos, ceras, esteróides e carotenóides. Importantes componentes responsáveis pela regulação térmica, reserva energética, composição da membrana plasmática e precursores de hormônios sexuais;

Ácidos Nucléicos (1%) → molécula que rege todo o funcionamento celular, através das informações gênicas transmitidas hereditariamente (ácido desoxirribonucléico – DNA e ácido ribonucléico – RNA);

Vitaminas → classe heterogenia de moléculas, realizando ativação enzimática, acelerando as reações metabólicas.

Fonte: Brasil Escola

Qual e a composição química dos sais minerais?

Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio (O), o nitrogênio (N) e o hidrogênio (H). Além desses quatro elementos, outros são biologicamente importantes como o sódio (Na), potássio (K), cálcio (Ca), fósforo (P), enxofre (S), entre outros.

Qual e a composição química das células?

Entre os elementos químicos presentes na célula, os mais abundantes são o carbono, o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio. Esses e outros elementos presentes em menor quantidade fazem parte dos compostos inorgânicos e orgânicos que são utilizados pela célula.

Qual a função dos sais minerais nas células?

Os sais minerais são importantes elementos inorgânicos que atuam nas mais variadas atividades do nosso organismo. Os sais minerais são elementos inorgânicos necessários para o funcionamento adequado do organismo, atuando, por exemplo, na constituição de ossos, contração muscular e propagação do impulso nervoso.

Quais são os principais sais minerais que fazem parte da constituição celular e qual a importância dessas substâncias para o funcionamento da célula?

→ Cálcio: Esse sal participa da formação de ossos e dentes. Além disso, participam da coagulação sanguínea e regulam uma grande quantidade de funções celulares, incluindo-se o processo de contração muscular. O cálcio pode ser encontrado em leite e derivados, gema de ovo, cereais e legumes verdes.