A Conferência de Berlim e a subsequente partilha da África

7005 palavras 29 páginas

A CONFERÊNCIA DE BERLIM E A PARTILHA DE ÁFRICA
Introdução.

No final da década de 70 do século XIX, a ocupação europeia apenas se fazia sentir em pontos do litoral africano. Mas no alvorecer do século XX, quase toda África se encontrava às mãos do domínio europeu.
Que razões levaram a uma tão rápida e vertiginosa ocupação do continente africano?
Para além das razões de ordem econômica, comuns às potências européias empenhadas [e de tal modo comprometidas] no processo de industrialização, e que foram determinantes a partilha da África, feita de uma forma tão precipitada, foi o resultado da intervenção do rei da Bélgica, Leopoldo II, e da Alemanha que, anteriormente, não tinham demonstrado interesse pelo continente africano.
Assim, desconhecido o Centro africano, para a penetração nela, as embocaduras do rio Congo ou Zaire tornar-se-á o cerne das atenções e das mais puras situações litigiosas entre as grandes potências européias. É por meio desta que surge a idéia da criação de uma conferência, realizada em Berlim, entre Novembro de 1884 a 26 de Fevereiro de 1885, uma reunião que, a pesar de vários assuntos abordados, teve fito a resolução das questões mais particulares da região do Congo.
Por conseguinte, este breve trabalho cinge ou tem como foco temático a conferência de Berlim, o qual através de uma recolha bibliográfica procura responder algumas questões relacionadas às razões mais profundas da realização da conferência de Berlim, os motivos intervenientes à tão acirrada simpatia europeia pela África, o caso Leopoldo II e os problemas relacionados ao Congo, as principais cláusulas da Acta Geral e a questão da ocupação efectiva e a subseqüente partilha e divisão da África. Estes são os pontos a serem delineados nas páginas a seguir.

1. O Processo de “Roedura” do Continente.

O processo de roedura da África teve um começo anterior a conferencia de Berlim, com a estada dos portugueses por volta de 1430,


Relacionados

  • O presidencialismo de colizão

    2372 palavras | 10 páginas

    Conferência de Berlim 17 de Setembro de 2012, Brasília – DFUDF- Centro Universitário Curso: Ciência Política/ Relações Internacionais Disciplina: História das Relações Internacionais Professor: Günther Richter Mros Componentes: , Fichamento do texto: Conferência de Berlim (1884-1885) de Elaine Senise Barbosa 17 de Setembro de 2012, Brasília – DF A CONFERÊNCIA DE BERLIM A acelerada….

  • AULAS CURSO DESIGN

    1965 palavras | 8 páginas

    O IMPERIALISMO E A CONFERÊNCIA DE BERLIM CAROLINE DOS SANTOS GUEDES JULIA PASSOS DE MELLO LUAIA RODRIGUES http://maisvestibular.blogspot.com/2009/01/mapas.html - 15/10/10 ás 18: 20 Usando como base a análise marxista de Eric Hobsbawn em seu livro “A Era dos Impérios”, o século XIX se caracteriza por dois movimentos paralelos : o aumento demográfico e a diminuição geográfica, com as distancias se reduzindo e o mundo se tornando cada vez mais global. O período entre 1880 e 1914 pode….

  • Ocupacao Efectiva e Partilha de Africa

    2820 palavras | 12 páginas

    socioeconómica, politica, cultural e ideológica. A Invasão do Continente Africano África diante o desafio colonial Durante milénios após o surgimento das primeiras comunidades, África manteve-se livre de qualquer presença estrangeira. África encontrava se organizada em chefaturas, reinos, estados e impérios de dimensões variadas. Existiam ainda territórios habitados por comunidades nómadas. A fixação dos estrangeiros em África, inicio por volta do século VI quando chegaram os primeiros mercadores árabes….

  • África

    2677 palavras | 11 páginas

    Samanta Souza Dias África Introdução a História da África UFSJ – Universidade Federal de São João Del – Rei São João Del – Rei - 2011 A Conferência de Berlim, realizada de 15 de Novembro de 1884 a 26 de Fevereiro de 1885, marcou o início do arranque final para a completa submissão do globo ao governo ocidental; aqui, a Europa obteve autorização para «ocupar» a África. Entre outros assuntos, em Berlim introduziram-se nas relações internacionais regras uniformes relativas….

  • Sistema educacional brasileiro

    1550 palavras | 7 páginas

    O título 1, a partilha européia e conquista da África: apanhado geral, discute sobre as teorias que explicam os fatores que ocasionou a disputa pela África, momento esse que gerou conflitos na sociedade africana, problemas étnicos, econômicos e políticos. Uma das primeiras teorias citadas no texto é a teoria econômica, mais bem elaborada por John Atkinson Hobson. Segundo John a superprodução, os excedentes de capital e subconsumo dos países industrializados levaram a colocar uma parte crescente de….

  • A Invas O

    2106 palavras | 9 páginas

    A invasão, partilha e ocupação efectiva de áfrica A evolução capitalista, através da revolução Industrial na Europa, iniciada pela Inglaterra, tornou inevitável a divisão do continente africano entre as grandes potências europeias. A própria lógica do desenvolvimento capitalista continha essa necessidade de expansão e anexação de outros territórios, sobretudo dos territórios onde a exploração capitalista não tinha ainda assentado arraiais. Tal desenvolvimento levou ao aumento das necessidades para….

  • A Conferência de Berlim

    6994 palavras | 28 páginas

    se fazia sentir em pontos do litoral africano. Mas no alvorecer do século XX, quase toda África se encontrava às mãos do domínio europeu. Que razões levaram a uma tão rápida e vertiginosa ocupação do continente africano? Para além das razões de ordem econômica, comuns às potências européias empenhadas [e de tal modo comprometidas] no processo de industrialização, e que foram determinantes a partilha da África, feita de uma forma tão precipitada, foi o resultado da intervenção do rei da Bélgica, Leopoldo….

  • Cartografia africana

    1444 palavras | 6 páginas

    4 O Neocolonialismo e a Partilha da África 4 Mapa: A África antes da ocupação europeia….

  • Conferencia de Berlim

    10122 palavras | 41 páginas

    CONFERÊNCIA DE BERLIM Mini-guia de Estudos Carolina Andreosi - Diretora de Imprensa Gabriel Rosas – Diretor Gabriella Costa – Diretora João Pedro – Diretor Nicholas Cozman - Diretor SUMÁRIO 1. CONTEXTO HISTÓRICO 1.1 UM PERÍODO DE GUERRAS E TRANSFORMAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS 1.2 A PARTILHA DA ÁFRICA E O NOVO IMPERIALISMO, EXAME DAS DIFERENTES TEORIAS 2. BANCADAS 2.1 BANCADA FRANCESA 2.2 BANCADA BELGA 2.3 BANCADA AUSTRO-HÚNGARA 2.4 BANCADA PORTUGUESA 2.5 BANCADA ALEMÃ 2.6 BANCADA….

  • A invasao, partilha e conquista de africa

    2608 palavras | 11 páginas

    A Invasão, partilha e ocupação de África pelos europeus A partilha de África foi precedida por viagens de reconhecimento ou exploratórias motivadas ambições científicas e económicas dos europeus. A primeira vaga de exploradores esteve ligada à primeira expansão europeia entre os séculos XV e XVI em que as atenções estavam viradas às regiões costeiras para a prática das trocas comerciais cujas mercadorias importantes constituíam o ouro (1498-1693), o marfim (1693-1750) e escravos (1750-1836….

Outros Trabalhos Populares

Qual a relação da Partilha da África com a Conferência de Berlim?

Um dos momentos decisivos para a Partilha da África foi a Conferência de Berlim, que tinha por principal objetivo estabelecer um acordo pacífico e “amigável” para a disputa por território entre os países europeus, já que esses territórios da África eram cobiçados pelas nações europeias desde a queda do império ...

Como ficou a África depois da Conferência de Berlim?

As consequências da Conferência de Berlim A principal consequência, obviamente, foi a divisão do território africano entre os países integrantes. A liberdade comercial na bacia do congo e no rio Níger foi conquistada, bem assim a proibição da escravidão e do tráfico de pessoas.

O que foi a Conferência de Berlim e qual o seu objetivo?

A Conferência de Berlim consagrou como regra de Direito Internacional o princípio de “uti possidetis jure” do litoral africano, afastando definitivamente os denominados “direitos históricos” (defendidos por Portugal).

Como ocorreu o processo de partilha do continente africano?

A Partilha de África ou Partilha da África, também conhecida como a Corrida a África ou ainda Disputa pela África, foi a proliferação de reivindicações europeias conflitantes ao território africano durante o período do neoimperialismo, entre a década de 1880 e a Primeira Guerra Mundial em 1914.