Como varia a temperatura com a latitude

Tem mais depois da publicidade 😉 Assim, temos que: quanto mais as latitudes aproximam-se dos polos da Terra, menores são as temperaturas. Da mesma forma, quanto mais próximas as latitudes estão da Linha do Equador, maiores são as temperaturas.

Como a latitude influencia a temperatura das cidades?

A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas. … Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.

Por que quanto maior a latitude menor a temperatura?

Por que as temperaturas variam com a latitude? Por causa do formato esférico da Terra e do grau de inclinação dos raios solares. … Já nos ambientes temperado e polares, os raios solares incidem de forma mais inclinada e, portanto, com menor intensidade.

Qual a relação entre os graus de latitude e as zonas climáticas da Terra?

Latitude: é um dos fatores climáticos, que exercem influência sobre o clima. É a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. Varia de 0 a 90 graus, para norte ou para sul.

Por que a latitude é o principal fator Climatico?

Latitudes próximas ao Equador recebem maiores quantidades de raios solares, incidindo sobre uma área maior da superfície terrestre. Consequentemente, as temperaturas médias desses lugares próximos ao Equador serão maiores; e, quanto mais afastado do Equador for o lugar, menores serão as temperaturas.

Como a latitude influencia o clima local?

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos – 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador – 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

Como ocorre a influência da altitude no clima?

A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.

Como e por que a altitude interfere no clima?

Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.

Quanto maior a altitude menor a temperatura de ebulição?

Quanto maior a altitude, menor será o ponto de ebulição. Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C.

Como a latitude afeta o clima?

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos – 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador – 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

Qual a relação entre a posição geográfica do Brasil e o clima?

A posição geográfica do Brasil faz com que a maior parte do seu território esteja situado na zona intertropical, predominando os climas quentes, com elevadas médias térmicas e variações nos índices pluviométricos anuais.

Porque o solo é um dos fatores geográficos do clima?

Isso ocorre porque o solo costuma se aquecer ou se resfriar mais rapidamente do que a água, o que acarreta uma maior amplitude térmica (diferença entre a maior e menor temperatura) ao longo do ano em regiões continentais e o inverso em regiões litorâneas.

São os principais fatores do clima?

Quais são os fatores climáticos? Sendo os fatores climáticos elementos que interferem diretamente nas condições climáticas de determinado local, podemos conceber que eles estão relacionados com altitude, latitude, massas de ar, maritimidade, relevo, vegetação e correntes marítimas.

Como a altitude influência no clima da América Latina?

Porém, outros fatores também influenciam o clima da América do Sul. A altitude do relevo altera a temperatura, fazendo-a cair em média 6,4°C a cada mil metros acima do nível do mar, além de servir de barreira à umidade de planícies próximas.

Atualizámos a nossa política de privacidade de modo a estarmos em conformidade com os regulamentos de privacidade em constante mutação a nível mundial e para lhe fornecer uma visão sobre as formas limitadas de utilização dos seus dados.

Pode ler os detalhes abaixo. Ao aceitar, está a concordar com a política de privacidade atualizada.

Obrigado!

Ver política de privacidade atualizada

Encontrámos um problema, por favor tente novamente.

Como a temperatura varia em função da latitude?

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

Porque a temperatura diminui com a latitude?

Isso ocorre porque o ar não se aquece e nem conduz as temperaturas da mesma forma que a superfície, que absorve parte dos raios solares e reflete a outra parte, aquecendo as áreas mais próximas a ela.

Qual é a relação entre temperatura e altitude?

Desse modo, é possível estabelecer a seguinte relação: quanto maior a altitude, menor a temperatura; quanto menor a altitude, maior a temperatura. É preciso destacar, no entanto, que não é somente a pressão atmosférica que propicia a relação inversa entre altitude e temperatura.

O que é variação de latitude?

Podemos afirmar genericamente que a variação da latitude implica uma variação da temperatura. Quanto maior for a latitude, mais distante a localidade estará da linha do Equador e, portanto, mais próxima dos pólos, áreas sabidamente mais frias.